quarta-feira, outubro 12, 2011

Filme: A Informante


Dica de filme para o feriado: A Informante (The Whistleblower). Sinopse: Baseado em uma história real e em um dos maiores escândalos da história envolvendo a ONU, Kathy Bolkovac (Rachel Weisz) é uma policial esforçada que aceita trabalhar para as Nações Unidas como pacificadora na Bósnia, que passa por uma reconstrução pós-guerra. Seus desejos de ajudar na reconstrução de um país devastado são destruídos quando ela fica face a face com a dura realidade: uma vasta rede de corrupção e tráfico sexual que é encoberta pela ONU. Ótimo filme, com base em fatos reais, mostrando a podridão da ONU na Bósnia (aliás, como a ONU é mestre em se envolver em escândalos! Não vamos esquecer o "Oil-for-food" que tinha até o filho do Kofi Annan metido no meio, em esquema de corrupção com o petróleo do Iraque) . Recomendo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, não sabia dessas coisas, podia falar mais sobre os podres da ONU depois

Roberto disse...

Existe outro filme, dublado em portugês, no mesmo estilo deste: A Caçada (The Hunting Party). Baseado em fatos reais, relata a ação de três jornalistas que voltam à Bósnia, após a guerra, para vingar a morte de uma amiga. Como no filme A Informante, lá está a ONU, encobrindo a existência do terrorista procura-do e ameaçando com represálias aos três amigos.
Nem sempre as instituições "de paz" cumprem o que prometem.

Anônimo disse...

Aliás todos sabemos que o Brasil está no Haiti fazendo a agenda da ONU para que este país nunca progrida.

Falta um livro sobre os podres da ONU. Não no estilo Narloch de escrever (se é que me entende), mas um ivro de verdade.

samuel disse...

A ONU é uma organização burocrática. Como tal nunca cumpre seus objetivos. Se perde numa emaranhado de concubinagem política.