quarta-feira, janeiro 18, 2012

Propaganda infantil: proibir ou não?

Vídeo onde argumento contra a nova tentativa de proibirem a propaganda voltada ao público infantil das 7h às 22h na televisão. Trata-se de medida extremamente perigosa para nossas liberdades básicas.

4 comentários:

Anônimo disse...

sem propaganda > programas infantis vao morrer > os futuros espectadores das tvs vao buscar outras midias. esse povo ja ta imaginando as consequencias.

Leandro Santiago disse...

Achei interessante o video, e acho interessante também olharmos o outro lado. Parece-me que você não atribui o adjetivo "maquavélico" aos produtores de propagandas para crianças, e até caçoa dos que fazem isso. As propagandas para crianças são muito apelativas para o lado emocional, com coisas do tipo "se você não comprar, fará parte do grupo" além de fixarem esteriótipos sexuais, do tipo menina toda frágil e fútil. Não estou me baseando em opiniões ou achismo, mas em observações que faço. Ou seja, [a maior parte d] os propagandistas são sim maquavélicos e apelativos. Não quero que isso seja um crime, mas para mim é eticamente questionável.

Não tenho filhos, mas acho que, além de uma educação e da capacidade e autoridade de apertar o botão desligar da televisão e de dizer não, falta muito hoje este comportamento de explicar aos filhos se aquilo que passa na televisão é mesmo verdade, se isso deixará ou não a criança triste. Falta este diálogo mesmo. Mas é difícil quando muitos adultos e pais possuem este pensamento (se não comprar um carro novo ou beber da cerveja da moda não vai pegar a mulherada).

Enfim, é um assunto complexo. Acho mesmo que as críticas e limites das proagandas devem ser determinados e efetuaos pelas próprias agencias não ligadas ao governo, associações formadas pelas produtoras.

R. disse...

Mas que crianças serão essas, Leandro, se não souberem desde pequenas que as empresas apelam por todos os subterfúgios para venderem seus produtos? Como um adolescente/adulto poderá discernir a melhor escolha se foi privado delas em sua infância?

Sobre a parte:

"Mas é difícil quando muitos adultos e pais possuem este pensamento (se não comprar um carro novo ou beber da cerveja da moda não vai pegar a mulherada)."

Todo mundo sabe que isso é verdade!


Brincadeira! Abraços.

Anônimo disse...

E vão colocar q tipo de propaganda nesses horarios? De adultos? O efeito vai ser muito pior. Tenho uma filha de 9 anos, q raramente assiste tv, mas nas poucas vezes q assiste é ao meu lado e sempre aproveito a hora dos comerciais para conversar sobre consumismo, agencias de propaganda, etc
Seria bem melhor se os pais participassem ativamente da educação de seus filhos, um video sobre isso seria muito melhor