sexta-feira, setembro 28, 2012

O crepúsculo de um mito


Rodrigo Constantino

Fidel Castro, repetindo o também tirano Adolf Hitler, disse certa vez que a História iria absolvê-lo. Winston Churchill, por sua vez, teria dito que a História seria boa com ele, afinal, ele mesmo pretendia escrevê-la. Os vencedores dominam a prensa, principalmente em países sem ampla cultura de liberdade, como Cuba.

Mas, na Inglaterra, há liberdade, e se a História foi mesmo favorável a Churchill, isso se deve aos seus acertos maiores que erros, e não ao seu poder de influência sobre a imprensa e o pensamento. Já Fidel certamente não será absolvido pela História, a despeito da ditadura e da máquina de propaganda que montou em sua ilha particular.

Em outras palavras, o tempo costuma ser o maior aliado da verdade, o que dá esperança aos defensores da decência. Nem sempre ela vem à luz. Mas quando há alguma liberdade de pensamento e de imprensa, cedo ou tarde os fatos emergem do pântano da ignorância, espalhando seu odor antes disfarçado. É possível enganar algumas pessoas por muito tempo, mas é difícil enganar todos, o tempo todo.

Disse isso tudo para chegar ao Nosso Guia. O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva parecia acreditar na possibilidade de ser absolvido pela História. Na verdade, vaidoso que só ele, Lula certamente tinha a esperança de ser reverenciado pela História. O tempo mostraria que o Mensalão não passara de uma armação de golpistas da elite para manchar a honra deste grande estadista do povo. Não tão rápido...

Aos poucos o Brasil vai mudando, e o mito Lula vai sendo desconstruído. O julgamento da História, quando passar o burburinho do momento, será duro com o líder do PT. Afinal de contas, ao contrário da propaganda dos “intelectuais” durante décadas, a verdade é que não há nada de louvável em sua trajetória. Desde os tempos de sindicalista até a posição de ex-presidente, Lula tem sido uma pessoa que merece raríssimos elogios, e infindáveis críticas.

Rótulos como “egocêntrico”, “megalomaníaco”, “mitomaníaco”, “imoral” e “inescrupuloso” combinam infinitamente mais com sua pessoa do que os adjetivos criados pelos “intelectuais” bajuladores do “homem do povo”. Lula sempre fez tudo em causa própria, sempre demonstrou uma sede incrível pelo poder, e se mostrou disposto a quase tudo em nome deste objetivo. Com o tempo, isso tudo ficará mais claro para as pessoas.

O “legado” sócio-econômico, um dos poucos pilares que seus acólitos usam para sustentar a imagem do mito, também será desfeito com o passar do tempo. Ficará evidente para muitos que tudo não passou de uma enorme onda de fora, mais especificamente da China, que inflou as economias dos países emergentes ricos em recursos naturais como o Brasil. Tudo isso com o auxílio das turbinas monetárias dos bancos centrais de países desenvolvidos.

Até mesmo uma das poucas áreas que muitos ainda concedem o epíteto de “gênio” ao Lula será revisada em breve. Lula não é um “gênio” da política. Sim, ele tem algum carisma, em parte porque o povão se identifica com seu jeito. Sim, ele tem alguma habilidade na comunicação com as massas, abusando de retórica sensacionalista e demagógica. Por esta ótica, ele seria quase tão “gênio” quanto Hitler ou Mussolini, nada que uma pessoa minimamente íntegra poderia se orgulhar.

Mas nem mesmo isso é tão verdadeiro assim. As pessoas se esquecem de que Lula perdeu três eleições seguidas para presidente! Que grande comunicador invencível é esse? Depois ele conseguiu eleger seu “poste”, mas, novamente, isso se deve bem mais ao crescimento chinês e às peripécias de Bernanke do que ao seu talento para transferir votos. Lula contou mais com a sorte do cenário externo do que qualquer coisa.

Isso começa a ficar claro agora nas eleições municipais, durante o julgamento do Mensalão, em que Lula não chega a ser um grande puxador de votos para prefeitos. Alguns já ensaiam até um afastamento gradual da figura do todo-poderoso, enquanto o próprio aproveita para se aproximar de Paulo Maluf. O “gênio” da política, ao que parece, não passa de um analista cego que ignora as mudanças no país e a crescente demanda por mais ética por parte da classe média. Não há muito espaço para o fisiologismo escancarado de Lula nessa configuração.

Posso estar sendo otimista demais, esperançoso ao extremo. Reconheço. Pode ter muito de desejo em minha análise. Mas acredito, realmente, que o Brasil irá amadurecer com o tempo a ponto de compreender que Lula foi uma enorme mancha negra na política nacional. Maluf, Collor, Sarney e tantos outros ainda estão por aí, é verdade, todos inclusive aliados do próprio Lula.

Há muita ignorância no país; os safados se fartam. Mas, ao menos, nenhum deles goza de uma aura de santo, de estadista, de líder popular disposto a sacrifícios pelo povo. A imensa maioria os enxerga como são: oportunistas inescrupulosos que só querem o poder. Lula, finalmente, fará parte dessa lista. De preferência no topo dela, pois essa liderança ele merece.

O Brasil ainda vai conviver com os estragos institucionais e morais causados pela gestão Lula por muito tempo. Mas tudo indica que o mito será destruído de vez. Os canalhas que ajudaram a criá-lo farão o que sabem fazer: dissimular e fingir que nunca tiveram nada com aquilo, que estão muito decepcionados. Alguns ainda insistem em inflar o mito, talvez calculando que o estrago não será fatal e que a lealdade, moeda importante na máfia, será muito bem compensada se o homem regressar com tudo ao poder. Quem viver, verá.

De minha parte, resta a consciência limpa de jamais ter acreditado, por um único segundo, nesse sujeito indecente, por ter combatido tudo o que ele representa desde o primeiro momento, por ter alertado em dezenas de artigos e vídeos para os riscos que ele representava. Lutei a boa luta dentro de minhas limitações, e isso me dá orgulho.

É hora de aproveitar o regozijo merecido e observar o crepúsculo do mito Lula, ainda que a Justiça, para ser efetivada, tivesse que condená-lo como “o chefe” do maior escândalo de corrupção da história de nosso país. Mas aí já seria sonhar alto demais. Sou mais realista, e me contento com menos. Basta vê-lo desmoralizado. E saber que, para alguém vaidoso como ele, deve ser desesperador imaginar que o futuro reserva palavras nada bonitas sobre sua história, apesar da máquina de mentira a seu dispor. Adeus, mito Lula. Já vai tarde!       

15 comentários:

Anônimo disse...

Lembras da história da Joana D'Arc? Ela tinha uma missão que era conduzir o rei da França, Carlos VII, à cidade de Reims para ser coroado e depois deveria retornar à vida de camponesa. Só que o poder e a vida luxuosa na corte do rei lhe subiram à cabeça e ela não atendeu aos pedidos de seus santos protetores para que voltasse à vida simples. Ela queria continuar se sentindo poderosa e viver na corte para sempre. Foi traída pela soberba e pela ganância. Assim o foi com o Lula. E talvez ele tenha o mesmo fim da Joana D´'Arc, não sendo queimado numa fogueira, claro, mas diante da opinião pública.

Regina Poa (Reg. Poa)

Alexandre disse...

Assino embaixo ipsis literis. Parabéns!

Anônimo disse...

Tenho reservas ante tanto otimismo. A massa corrupta e estúpida não é nada brilhante em seus julgamentos, basta um afago, uma migalha, uma estalar de dedos e ...pronto! volta a banar o rabo.

Quanto a história é bom lembrar que uma mentira repetida mil vezes viora verdade, ou quase. Vide alegações de que o crapula Juscelino foi assassinado, andam por ai repetindo tal asneira sobre a morte do corrupto. Ele morreu em um acidente onde um caminhão atravessou o canteiro que separa as pistas e atingiu o carro (Opala) de frente. Morreu ele e o seu motorista (claro, ele fez fortuna, criou brasilia e uma corja de empreiteiros corruptos que formaram uma máfia poderosa).

Quanto a justiça, numa cidade serrana onde o prefeito foi caçado, mesmo tendo apoio da camara até o ultimo instante, tornando-se de endividado para dono de bom patrimonio em coisa de 2 anos, este caçado (era do PT, atente-se) deu terreno da prefeitura para o tribunal de justiça que contratou quem para a construção???? ...quem?????

...A DELTA ! o tribunal de justiça recebeu terreno do petista e contratou a DELTA!! DELTA!!!

...se bem me recordo da noticia que li em jornal do local. Basta averiguar e ver se estou certo.

Marcus Prado disse...

Parabéns Rodrigo, pelo magnífico artigo. Assim com você já havia sido com Brizola, Delfim Neto e outros, também foi perfeito na análise do "mito", e o que o espera em termos de "julgamento da história". Como você mesmo disse, o tempo é o senhor da razão.

Abçs !!!

Sergio Masa disse...

vi este link: http://liberdadeaqui.wordpress.com/ no site do zeca dirceu. vi 'liberdade' no nome, e pensei: será...? ledo engano.

Anônimo disse...

Este é um texto que eu gostaria de ter escrito, pois digo que a historia será implacavel com o Lula há varios anos.

Anônimo disse...

eis o vídeo de aécio neves falando q lula virou lider de facçao!!

http://www.youtube.com/watch?v=-AuvAR3e_BM

e ainda disse no finalzinho q o que o PT tem é projeto de poder!

--
n custa lembrar que Daniel Coelho (PSDB) em recife esta com 21% e esta peitando o PT lá (Humberto Costa PT está 17%), já inseriu FHC no seu guia eleitoral, e tbm ja disse q esses questionamentos de privatizaçao sao arcaicos! Em recife, vote Daniel Coelho! Como forma Anti-PT mesmo!! nao acho q psdb seja soluçao, mas em recife eh necessario q se quebre o PT-PSB!

Ou seja, o PT esta enfraquecendo!! embora la em recife o PSB (partido socialista brasileiro) esteja em 1 lugar!

Anônimo disse...

Amigo Rodrigo!
Permita-me chamá-lo assim em nome de todos os que diuturnamente o acompanham neste espaço.
Apoio integralmente o que disseste.
Conseguiste expressar o que muitos tem em pensamento. Pelo menos, me refiro aos que tem discernimento, pés no chão e amam a verdade, doa a quem doer, independente de ideologia. Afinal, muitos, foram muitos os que apoiaram os incompetentes e inescrupulosos atos do arremedo de partido. Muitos, aliás, sem serem daquele partido ou da linha daquele pensamento. A bem da verdade, foram e são os maiores culpados! Tudo por sórdidos e escusos interesses. Isso não é novo na História do jovem País que, cambaleando, tateando, vai indo aos trancos e barrancos. Pode ser a última sacudida de que o País precise para acordar.
Por enquanto, mantenhamos cautela e vigilância. O tal "neocumunismo", travestido de "capitalismo comunosocial" continua ameaçando nossos sonhos de liberdade, democracia plena e livre comércio.
Saudações!

Anônimo disse...

Adeus?!! Quem nos dera querido Constantino! Ele está governando! E vai ganhar mais duas eleições, no mínimo, se sua saúde deixar!!! O povão tá adorando!!!

Airton Leitão disse...

Rodrigo,
Acabei de conhecer seu blog e vou colocá-lo na minha lista dos que considero interessantes.
Vou pasar a lê-lo, pois vejo que temos muitas afinidades de opinião.

Thiago disse...

Não vejo nem nunca vi Lula como um santo ou como um 'salvador da pátria'; já votei nele uma vez, já deixei de votar noutras. Não compartilho de uma visão demonízante do cara, apesar dos seus erros, nem o vejo como pior do que Collor, Sarney, Maluf e ACM, por exemplo. O mesmo vale para o PT, que do céu foi ao inferno, mas não significa que tenha uma 'aura demoníaca' peculiar que o torne efetivamente pior que outros partidos. Você fala de aliança com Maluf, Sarney e outros como se o próprio PSDB e outros partidos já não tivessem feito...parce que a falado Lula sobre o DEM é análoga à sua em relação a Lula e especialmente ao PT. A análise do Gabeira de ontem no Estadão (artigo 'A Hora do Lobo') foi mais equilibrada.

Anônimo disse...

Contantino, acredito que você seja um liberal otimista demais e enxerga somente aquilo que quer ver.
Quanto ao Lula “egocêntrico”, “megalomaníaco”, “mitomaníaco”, “imoral” e “inescrupuloso”. Em qualquer mansarda e não mansarda há sujeitos com estas características e a História não lembrará nenhum deles.
Lula, Adolf Hitler, Fidel, e Churchill, todos eles já estão na História com seus defeitos e qualidades, como a História vencedora e a do Capitalismo não me surpreende que você pinte o Churchill como um homem melhor. Talvez até seja mais isso eu não poderia avaliar. E qual líder nesse planeta não foi favorecido por uma conjuntura?
Adeus? a participação do Lula nessas eleições só não é maior devido a sua doença. O Brasil não é só São Paulo. Aqui em minha cidade a maioria dos candidatos, liberais e progressistas gosta de se dizer "amigos da Dilma", alias quem era a Dilma?
Não pretendo defender o Lula, a ideia de “gênio” da política é perigosa em qualquer situação. Mas há ignorância em todas as partes, esse não é um privilégio do “povão”. Agora, tudo que não presta é aliado do Lula? Maluf, Collor e Sarney: não faz muito tempo esses caras eram homens honrados e políticos capazes ou será que eu dormi e sonhei?

Anônimo disse...

Vocês comemoram cada besteira, isso daí ninguém vai preso, cada um vai pagar uma micharia.

E se o supremo fosse julgar o Lula, ele daria um golpe, prenderia os juízes e o povo ia aprovar

Ensino,religião e política. criticas. disse...


O verdadeiro Lula e o P.T.
Nos meus 75 anos vi e convivi com muitos políticos que se diziam salvadores da pátria, tivemos Janio Quadros, o qual se fantasiava de mendigo, tivemos o Collor de Melo o famoso caçador de marajá germinado pela rede globo e enfiado goela a baixo do povo brasileiro, mas igual a este ultimo político populista, o qual despontou na política como a salvação do Brasil, este é demais engana com tanta facilidade, não só o povo sem escolaridade ou recebedores do bolsa família, ele continua ainda a enganar até pessoas de um nível intelectual mais elevado. Assisti a um vídeo e enviei aos meus contatos, neste vídeo Helio Bicudo um eminente advogado que esteve dentro do P.T. conhece bem a historia e o procedimento deste partido que fugiu totalmente de suas origens, neste vídeo ele mostra todas as falcatruas, as falsidades destes políticos que se dizem salvadores do Brasil, mas na verdade tomaram o poder para se locupletarem da montanha de dinheiro que é arrecadado nos inúmeros impostos escorchantes do nosso país. Este populista que me refiro, hoje virou vedete ficou rico e também enriqueceu toda sua família e também seus companheiros. Eles reformaram suas vidas de pobres passaram a serem ricos, mas as reformas necessárias que é a reforma política, reforma tributária, e muitas outras reformas não foram nem cogitadas em serem feitas, mas o povo continua a pensar que este partido irá ainda mudar o Brasil, eu digo mudar por eles só se for para pior. Procurem acessar no Youtube o vídeo de Helio Bicudo sobre o Lula e o P.t. não tenham preguiça é só 35 minutos, mas é bastante esclarecedor. Vocês verão no vídeo a falsidade do tão badalado Lula.
Paulo Luiz Mendonça.

papito disse...

Olá Rodrigo!
Leio seus posts pela primeira vez e venho acompanhando vários na internet sobre o mensalão, PT e Lula. Sou sincero e me sinto decepcionado pelo que o PT fez ao assumir a presidência, mas não foi nada diferente do que já faziam antes, como na compra de votos para reeleição de FHC, me decepcionou pelo fato que achava que o PT se não acabaria, pelo menos diminuiria um pouco o que acontecia no congresso. E se engana quando fala que este foi o maior escândalo nacional. Se pesquisar um pouco verá que houveram muito maiores( banco Marka, sanguessugas, banestado, etc) cujos roubos chegaram na casa de bilhões e vejo que não acontecerá nada. Onde estava o STF nesses casos. Isso será mesmo averiguado, porque não noticiaram e não cobraram a resolução desses escândalos. Roberto Jeferson que se sentiu acuado após o estouro do escândalo dos correios, dalatou o mensalão para que esquecessem no que se meteu ainda vira herói. Onde nós estamos? Quando vamos apurar de verdade vários escândalos que acontecem e aconteceram. Me parece que algumas mídias ficam sedentas de escândalos do governo atual e nos fazem esquecer dos outros que aconteceram e com certeza já prescreveram. não gosto de jogar de um lado nem de outro, mas fica evidente que não cobravam tanto do que acontecia no governo anterior de FHC como cobram no de Lula agora. O PT se queimou porque se julgava o partido da ética, mas pelo que vemos é igual a todos os outros que estão por aí e se ferrou mais ainda porque a grande mídia não corre muito a seu favor e fica sedenta por seus escândalos. Só espero que quando o PT saia do governo ela exija justiça como faz agora. Vangloriando o mesmo supremo que desmembrou o mensalão tucano, cujos mesmos membros condenados no STF foram absolvidos lá em Minas em primeira instância. Começarei a acreditar em justiça quando ela for igual para todos. Lógico que o Lula perdeu a sua aura de mito desvirtuando tudo que ele dizia lutar, mas não devemos menosprezar a força que ele ainda tem. Reelegeu a Dilma e para muitos que não acreditavam emplacou o Haddad, mesmo com o mensalão. Só o tempo dirá qual será o seu julgamento final, mas acho que não podemos menosprezá-lo agora. O grande problema é que não vejo ainda nenhuma força ou candidato capaz de derrubá-lo em um nível federal, mas espero que até 2014 apareça alguem capaz de levar, pelo menos, com um pouco mais de compromisso, nosso país. Mas esteja certo que o grande problema não é o "mito" lula, é a forma de fazer política que está afundando nosso país, quantos deputados eleitos vc salvaria? Digo e repito que não podemos nos vangloriar por não ter eleito este ou aquele. Temos que torcer que o eleito deva, no mínimo, melhorar a situação do nosso país. Diminuir a corrupção vai levar muito mais tempo,está encruada em nossos políticos, infelizmente. Sou funcionário público de uma prefeitura e sei disso. O que se vê lá dentro nem dá para acreditar.