sexta-feira, dezembro 21, 2012

A saída para o Brasil


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

O mundo não acabou. Nada como começar esse comentário em uma sexta-feira com essa boa notícia. Para ficar ainda melhor, lembro que o Natal está chegando e que, com sorte, você pode ganhar um exemplar de “Privatize Já” de presente.

Há ainda boas notícias na área econômica. O governo, finalmente, resolveu privatizar o Galeão em 2013. Ninguém agüenta mais tanta incompetência estatal. O Santos Dumont, por exemplo, virou uma estufa, só que de seres humanos em vez de plantas. Ao calor de 40º do Rio, o aeroporto segue sem ar condicionado há quase uma semana. Ninguém que dependesse do lucro para sobreviver poderia ter tanto desprezo pelo consumidor!

Claro que existem obstáculos ainda, a começar pelo ideológico, pois esse governo acredita tanto no livre mercado quanto eu na Mula sem cabeça. Mas não deixa de ser alvissareira a decisão de retirar da estatal a administração do nosso aeroporto internacional.

Como tudo que é bom dura pouco, eis que o governo, ao anunciar a privatização com uma mão, resolve criar uma nova estatal com a outra. Trata-se da Infraero Serviços. Miriam Leitão escreveu em sua coluna de hoje sobre o assunto. São as “Criaturas do Estado”, que se proliferam como Gremlins e custam caro aos nossos bolsos.

No meu livro, falo dessas estatais bizarras e de como o PT ainda é prisioneiro de seu ranço ideológico. Sim, pressionado pelas leis do mercado, especialmente com Copa do Mundo e Olimpíadas chegando, até o partido que faz terrorismo eleitoral contra as privatizações se viu obrigado a privatizar. Mas pau que nasce torto nunca se endireita. E sabemos que o PT tem inclinação natural forte para o lado esquerdo.

Roberto Campos dizia que as únicas saídas para o Brasil são o Galeão, Cumbica e o liberalismo. O problema é que, sem este, aqueles ficam cada vez mais infernais. Não tem outro jeito: Privatize Já! 

8 comentários:

rodrigo disse...

Vc comemora cedo. O dia não acabou, e os aeroportos nao estao sendo privatizados, mas concedidos, a preços absurdos. Portanto, nao se assuste se o serviço, ao invés de melhorar, piorar. Afinal quem pagou a fabula nao o fez por caridade ao querido PT, vai ter de arrumar lucro de algum lugar, sendo q as tarifas nao poderao subir muito. Saída pra isso? Bob campos falou e disse. E como das 3 alternativas por ele dadas as duas primeiras estao infinitamente mais proximas, ja sabemos pra onde ir.

Mario disse...

Eu entendo que o Brasil precisa de algumas medidas liberais, o que não é feito. Um assunto que passou desapercebido pela opinião pública foi o agigantamento estatal na área cultural. Acho que só o Diário Oficial publicou a notícia. Mudaram a Constituição e ninguém ficou sabendo. No mês passado, a Emenda Constitucional nº71 criou o Sistema Nacional de Cultura, inspirado no SUS. A alteração vai custar alguns milhões ou talvez bilhões. Eu me pergunto: qual é a prioridade? O Estado não consegue cumprir sua obrigação constitucional na Saúde, nem na Educação, mas os congressistas acham razoável criar um sistema estatal de cultura, com novos fundos, com conselho disso, conselho daquilo, comissões intergestores etc. Como vai funcionar isso? O governo vai oferecer Machado de Assis (estou sendo otimista, porque vai oferecer coisa pior) para analfabetos e capoeira para hipertensos que deixam de ser tratados pelo SUS? Na realidade, a prioridade é criar condições para parasitar a sociedade. E a vida segue..

Mario.

nOid disse...

Aproveitar minhas duas semanas de férias (liberal que estuda em universidade pública =D) para ler seu novo livro.

Anônimo disse...

Privatizado sem ter competicao vai ser trocar 6 por meia duzia.

Gustavo Sauer disse...

Competição só não existe naturalmente quando o governo controla mercado através de agências de "regulação".

Marcio disse...

Torcendo muito que o PT faça o Brasil crescer em 2013 menos que 2012, que o sistema elétrico lhe proporcione muitos curtos circuitos no partido e 2014 seja nas urnas a saída desse marasmo geral; será apenas uma amarga lembrança do que já passou...

opiniões e ideias, somente.... disse...

Rodrigo, não sabia como poderia entrar contato com vc, mas não poderia não tentar pois fui surpreendido esta noite com esta música, tenho certeza que vai gostar:

Sobre Falsos Heróis

Que heróis são esses que ergueram massas
Pregando o fim de alheias propriedades
Tramando golpes com base em mentiras
E ideologias de falsa igualdade
Que heróis fajutos que com mil falácias
Organizaram hordas de iludidos
Disseminando ódio entre as classes
Com seus conceitos falsos e falidos

Que heróis de araque que até hoje guiam
Servos que travam inúteis contendas
E assim militam por ruas e becos
E cortam cercas para invadir fazendas
Que heróis bandidos que pregaram roubo
E caridade com dinheiro alheio
Mas cujos bolsos de seus seguidores
Não se abstêm de se manterem cheios

Legado tosco o destes heróis
Que greves tolas vão influenciando
Pelas escolas, poluindo livros
Nas faculdades, mitos se tornando
E os seguidores dos heróis de barro
Que alcançando o pleno poder
Confiscam armas do povo que assim
Nem mais a vida pode defender

Sagas macabras as destes heróis
Cujos ideais pátrias degeneram
Destroem jovens corrompendo mentes
Com utopias que nunca prosperam
São cultuados em todas as partes
Cidades, campos e universidades
E assim, aos poucos, seus servis soldados
Calam as vozes que falam verdades

Triste destino o dos que lutaram
Nas intentonas dos heróis falsários
Fortalecendo o perigo vermelho
Feito de ódio e rancor proletário
Pobre cabeça a que acata as idéias
De um falso herói mal-intencionado

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aj5KIg61Wjk

Reginaldo Macêdo de Almeida disse...

Rodrigo, o seu livro já existe em formato eletrônico? Hoje eu não leio mais livro de papel e gostaria muito de ler o seu livro.