domingo, dezembro 09, 2012

Os negros da Carta Capital

Rodrigo Constantino

Aos poucos, fui tomando coragem de fazer uma leitura dinâmica da grande matéria de capa da última Carta Capital, atacando a "direita" brasileira. Em certo momento, eis o que diz a revista:

Os "especialistas" [do Instituto Millenium] são todos, curiosamente, brancos. Talvez por conta da adesão furiosa da agremiação aos manifestantes anticotas raciais. 

Como um trecho tão curto pode conter tanto a essência da esquerda? Notem que em momento algum a questão das cotas em si foi debatida. Funciona assim: se você é branco, você condena as cotas raciais... porque é branco! Se um think tank tem maioria branca, então por isso condena as cotas raciais ou atrai aqueles que condenam.

O que a Carta Capital tem a dizer de Thomas Sowell, que é contra as cotas, um pensador liberal e muito respeitado por todos do Instituto Millenium? Aliás, eu votaria nele para presidente do instituto, quiçá do país! O que a revista diria disso? Que ele é um "traidor", porque é negro mas condena as cotas racistas, digo, raciais? 

Estamos diante da velha tática esquerdista de atacar pessoas, não idéias ou argumentos. O racismo está na Carta Capital, que julga pela cor da pele. É asqueroso, como todo o resto que vem dessa revista de quinta categoria, que só sobrevive graças às esmolas estatais.

Mas para finalizar, vamos fazer a pergunta: e quem são os "especialistas" da Carta Capital? Seriam eles negros? Será que o Mino Carta aplica o critério das cotas em sua própria revista? Vejamos:


Mino Carta

Luís Nassif
Leandro Fortes
Delfim Netto
Ildo Sauer
Cynara Menezes
Claudio Bernabucci

Como fica claro, esse time de "especialistas", a começar pelo próprio chefe, não representa exatamente aquilo que chamaríamos de "negão" por aqui. O mais escurinho da turma conseguiria passe para a Ku Klux Klan se quisesse. KKK, para quem não sabe, era aquele clã racista formado basicamente por democratas (esquerda) nos Estados Unidos, que hoje fingem ser os maiores combatentes do racismo. A esquerda é assim mesmo: adora apagar o passado.

Voltando à reportagem, o Instituto Millenium foi acusado por ter muitos brancos. Fica a pergunta: onde estão os negros da Carta Capital? Ai se a esquerda não tivesse sempre que apelar para padrões duplos de julgamento...

PS: Nem preciso dizer que como liberal não ligo para a cor da pele, algo que sequer escolhemos. O que une esse time aí de cima é outra coisa, algo que devemos julgar, ao contrário da "raça". E posso garantir que os "especialistas" da Carta Capital não passam no teste. Eles merecem escrever na Carta Capital mesmo...












11 comentários:

Anônimo disse...

Xi, a gestapo do Millenium deixou escapar uma entrevista com um negro!

http://www.imil.org.br/divulgacao/walter-williams-existe-igualdade-racial-absoluta-nem-ela-desejvel/

Rápido, apaguem antes que ela contamine o homo sovieticus, o novo homem!

Anônimo disse...

Você cometeu um erro histórico ao alinhar os democratas do século 19 com o esquerdismo - talvez devido a inquietação de momento, que esteja sentindo devido a matéria da revista - sendo que o partido democrata virou-se para a esquerda como ideologia no século 20.

Os democratas no século 19 e por consequência os membros do KKK eram todos de idelogia conservadora.

Realmente, tenho que concordar com você que não existiu e nem existe "herói" em toda essa história, porém você, no final do texto tentou politizar a questão entre o "bem" e o "mal" cometendo o mesmo erro da revista carta capital.

Então, infelizmente ninguém tem razão.

Anônimo disse...

Negros contra as cotas

http://www.youtube.com/watch?v=qAQneXfkZFk

Victor disse...

Eles conseguem dizer que seu livro é "comprado", te acusar de ser "tucano"(sendo que vc criticou e muito o PSDB), te acusar de racista, mas REFUTAR QUE É BOM.... Simplesmente não conseguem. É indiscutível que todas as privatizações trouxeram ótimos resultados. O que tem que ser visto com cuidado, é a privatização da justiça, polícia, etc; como alguns ancaps desejam. O resto, pode privatizar.

Flavio Morgenstern disse...

Você terminou falando do que une essa galera. Entendi perfeitamente o que quis dizer (e qualquer pessoa que conheça 30% da lista já consegue perceber qual é realmente o motivo, além do esquerdismo, ou exatamente por causa dele).

Mas há outro fator curioso: praticamente todos aí também foram expulsos de grandes veículos de comunicação onde ganhavam mais honrosamente sem precisar oferecer desconto em assinatura para filiados do PT. Ou então de postos do governo, onde foram responsáveis pelas maiores mazelas de nossa economia desde o regime militar.

Coincidência?

William disse...

Tá lançada a campanha: Cotas na Carta Capital JÁ !!!

Anônimo disse...

Concordo com tudo o que você escreveu, Constantino, porém não poderia deixar de comentar sobre a frase abaixo.

"Estamos diante da velha tática esquerdista de atacar pessoas, não idéias ou argumentos"

Não é contraditório que você repudie essa tática de atacar pessoas em vez de argumentos mas ter feito um vídeo onde chama o filósofo Olavo de Carvalho de "astrólogo embusteiro tipo Walter Mercado" mesmo sabendo que ele não é isso? Vi muito da dita tática esquerdista naquele vídeo. Antes de condenar ações reprováveis em outras pessoas você deveria fazer uma auto análise para ter ceteza de que não as pratica também.

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo, menos com a afirmação de que o partido democrata é de esquerda. Se fossem de esquerda seriam pró-Fidel Castro e no governo Bill Clinton o embargo cubano foi até ampliado

Alexa disse...

Quase apanhei em uma aula com professora da patrulha esquerdista (fácil achar entre nossas federais) porque perguntei "até onde" uma pessoa tem direito à cota. Porque afinal de contas um dia o vestibular passa... será que um engenheiro cotista pode derrubar pontes por erro de cálculo? E um cirurgião cotista, tudo bem se não souber a distância entre o baço e o fígado? ...

Acho que essa questão das cotas merece muito mais debate. E que lástima ver tantos jornalistas da Carta Capital a (des)serviço da reflexão, da lógica, do mérito e merecimento... da liberdade? Parabéns Rodrigo, já sou tua fã.

Thiago disse...

Alexa (logo acima), lamento que tenha tentado te bater: poderiam simplesmente refutar seu argumento bem fracote sobre as cotas.
Rodrigo, vim comentar sobre o mesmo que o segundo comentarista: os 'democratas' da Klu Klux Klan não são o que hoje (a partir do sec XX) se associa ao Partido Democrata. Pergunto se você vai admitir o erro, que (supondo boa-fé sua, claro) induz inadvertidamente ao erro.

Anônimo disse...

Caro Rodrigo, você se esqueceu do Beluzzo, o grande economista que afundou o meu Palmeiras.