sexta-feira, dezembro 07, 2012

Sai daí, Mantega!

A dupla está rindo de que? 

Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

A ficha já caiu para quase todo mundo. A política econômica do governo Dilma é terrível. Excessivamente intervencionista – conseqüência da ideologia arrogante daqueles que pensam ser possível controlar os mercados de cima para baixo –, a postura do governo afugentou os investidores, enquanto a estratégia de estimular o consumo com o crédito público já se esgotou.

O resultado é esse que está aí: crescimento pífio com inflação elevada. Alguns ainda tentam salvar a imagem de pragmática da presidente, alegando que o problema está na comunicação com o mercado. E dizem que ela é pró-mercado, oferecendo como evidência as demandas atendidas dos grupos de interesse como a Fiesp (mercado?).

A revista britânica The Economist, que já foi usada pelos petistas como prova do sucesso de seu governo na época das vacas gordas, resolveu colocar a presidente contra a parede: se ela é mesmo pragmática, então precisa demonstrar isso demitindo o ministro Guido Mantega. Claro que a reação dos petistas, dessa vez, não será tão amigável. Já tem gente mandando o recado de que não é a revista quem cuida da economia brasileira.

De fato não é. Quem cuida tampouco é o Mantega, mais perto de uma marionete. Sabemos que é a própria Dilma quem toca o barco e chancela tamanho intervencionismo arbitrário. Ela acredita nisso, e deve insistir no erro. Portanto, não basta demitir o Mantega. Sim, ele deveria pedir para sair. Mas tinha que levar junto com ele a presidente Dilma também. Só assim nossa economia teria uma chance de sair da mediocridade completa.


4 comentários:

razumikhin disse...

Pode-se concluir, do post acima, que a política econômica de Lula era mais liberal que a de Dilma?
O zemprezáru de Çumpaulo querem a volta de Lula, em 2014?

RRG disse...

agora eles vão chamar a The Economist e o Financial Times de CPP - Coupist Press Party

samuel disse...

Dilma está por fora. Como um estado com centros de pesquisa totalmente divorciados do circuito científico mundial vai competir nos mais requisitados itens de pesquisa acadêmico? Um estado cujas universidades começam a ser ranqueadas depois do numero 235 (a USP)? Com a aplicação das cotas vai seguramente para o número 500. Afinal socialismo é isso, não é qualidade, mas um diploma para todos. É justo, é igualitário. É inútil.

Anônimo disse...

Rodrigo,
eu conheci o seu trabalho e seu blog há pouco tempo. Mas ao ver alguns videos seus no youtube, me perguntei o seguinte: se estamos diante de uma crise lá na frente devido péssimos economistas do governo, O QUE UM CIDADÃO COMUM PODE FAZER PARA EVITAR TAL CRISE??? não entendo quase nada de economico...kkk
mas creio que existem medidas que os cidadãos possam tomar para evitar uma crise no país, afinal o cidadão tbm tem sua parcela de culpa em toda crise.
essa pergunta poderia virar até uma postagem se a resposta for bastante longa. mas eu quero saber: O QUE OS BRASILEIROS PODEM FAZER PRA TENTAR EVITAR UMA CRISE VINDOURA ???

obrigado desde já
e continue seu trabalho.
seus posts são muito bons.