segunda-feira, março 19, 2012

Entrevista de Luis Stuhlberger à EXAME

Seguem trechos da entrevista do melhor gestor brasileiro para a revista EXAME:

"Se tudo der errado, a Europa terá um grande Plano Collor. A inflação vai subir e o dinheiro vai perder valor. Não haverá hiperinflação em breve, mas poderá ser a próxima crise. O mundo desenvolvido não pode subir os juros. As economias estão muito debilitadas. Isso pioraria a relação dívida/PIB de países com solvência já questionável. Quando o mercado de trabalho e os preços dos imóveis começarem a se recuperar, será uma armadilha. O avanço da inflação será um problema maior para os pobres. A próxima crise fará moedas do mundo inteiro perderem valor. O risco do fim da zona do euro ainda é grande, mas ficou para depois. O mercado pode melhorar muito antes de piorar. Houve uma expansão monetária muito grande, tem muito dinheiro depositados nos bancos.
Mas se todas essas políticas não derem certo, a Europa pode ser obrigada a trocar todos esses depósitos bancários por bônus que só poderão ser resgatados a valor de face num futuro distante ou negociados no presente com algum deságio. Um grande Plano Collor, portanto. O pior cenário é melhor para quem tem ações do que para quem tem dinheiro no banco. O dinheiro do mundo está com as pessoas, e não com as empresas. As companhias poderão continuar a produzir e gerar caixa. Já o dinheiro das pessoas vai perder valor. É importante notar que esses processos de destruição de riqueza acontecem de tempos em tempos. Vou dar um exemplo. Imagine que alguém tenha investido apenas 1 dólar há 2.000 anos com uma taxa real de juros de 1,7% ao ano. Sabe quanto dinheiro isso representaria hoje? 7 trilhões de dólares. As coisas não acontecem dessa maneira porque o dinheiro é destruído ou perde valor."

"Ninguém faz nada porque no Brasil não se mexe em time que está ganhando. A estratégia até pode funcionar por algum tempo, mas teremos de torcer para a inflação não avançar. O governo não está atacando as causas do problema, só as consequências. As reformas não saem do papel. Nada está sendo feito para elevar o capital, a poupança e a capacidade produtiva de forma a elevar o crescimento potencial sem gerar inflação. A estratégia tem se sustentado por dois fatores. O primeiro são os altos preços das commodities. O Brasil tem reservas estratégicas de matérias-primas que sustentam o balanço de pagamentos. Também tínhamos um grande número de trabalhadores que estavam fora do mercado de trabalho. Mas já não há mão de obra qualificada e ociosa agora. Uma hora vai dar errado."

"Acho que os próximos 90 ou 120 dias vão ser de euforia na bolsa por conta da queda dos juros. O Banco Central forçou os juros de curto prazo para baixo e está conseguindo derrubar também as taxas longas. Mas não acho isso sustentável. Não vou ficar demais na bolsa. Acho, na verdade, que os juros e o dólar tendem a subir em algum momento no médio ou no longo prazo."

"Onde vai acabar isso? Eu acho que vai estourar no câmbio. Está bem claro que não será agora. Ainda vai entrar muito dinheiro na bolsa, vai haver mais ofertas iniciais de ações (IPO), as empresas já listadas vão captar recursos. Como sempre, o problema é ter de acertar quando haverá uma reversão. Mas quem compra dólar a 1,70 real não tem muito que perder. Temos cada vez mais câmbio e menos bolsa no fundo."

"Quem ganha eleição no Brasil é quem promete mais. A cada pleito aparecem duas propostas. A dos Rolling Stones, de sexo, drogas e rock n’roll, e a do Churchill, de sangue, suor e lágrimas. Adivinhem quem ganha? Os políticos latinos são assim mesmo. Só se mexem quando a coisa entra em colapso. O governo acha que é melhor ganhar uma eleição e o país crescer 3% ao ano do que passar o poder e o PIB avançar 6%."

"Enquanto o mundo latino trabalha desse jeito, os asiáticos avançam. Se a zona do euro entrar em colapso, o melhor jeito de capturar isso será com a compra de moedas de Cingapura, Taiwan, Malásia, Canadá e Chile e ao mesmo tempo vender euro. Quem fizer isso contra o dólar corre um risco maior. A economia asiática vai bem melhor. Tem ainda o risco de que a implosão do euro faça todo mundo perder dinheiro. Neste momento, talvez o negócio seja perder menos."

"Às vezes, o investidor monta a posição certa e não leva. Quem comprou títulos indexados à inflação no ano passado deixará de ganhar um bom dinheiro porque o IBGE decidiu mudar a fórmula de cálculo do IPCA. Isso é normal e acontece também em outros países. Não dá para dizer que o IBGE manipula o índice nem que estamos ficando parecidos com a Argentina. Mas o fato é que a inflação será 0,30 ponto percentual menor neste ano devido à alteração na metodologia."

"Meu trabalho é procurar oportunidades geradas por desequilíbrios. O Verde ganhou muito dinheiro com oito grandes eventos econômicos. Entre eles, estão a crise asiática, a maxidesvalorização do real em 1999, a tensão com a eleição de Lula em 2002 e a crise imobiliária nos Estados Unidos em 2008. Foram oportunidades para ganhar muito dinheiro com juros e câmbio. Mas também aproveitamos para comprar ações. Todo investidor sabe que não é para comprar bolsa na alta e vender na baixa. Mas há um componente emocional muito grande envolvido, o que gera desequilíbrios. Muitas vezes o investidor terá de andar sozinho e fazer o oposto do que todo mundo está fazendo. O segredo é sempre ter algum tipo de hedge."

"No exterior, há bancos too big to fail. No Brasil, há os bancos too big to fail, too medium to fail e too small to fail."

"Meu cotidiano tem sido parecido nos últimos cinco anos. Tenho de dedicar o dia a leituras, ao relacionamento com os clientes, às conversas com minha equipe e aos diálogos com outros gestores de investimento. No resto do tempo, eu fico pensando. Tenho um bom home office e gosto muito de trabalhar em casa. É preciso muita concentração no meu negócio. Muitas vezes passo tardes, noites e finais de semana em casa. Não me considero um workaholic. Tem dias em que trabalho apenas 4 horas e nunca passo mais de 12 horas no escritório. Mas trabalho sete dias por semana, mesmo em feriados."

3 comentários:

Anônimo disse...

'1 dólar há 2.000 anos com uma taxa real de juros de 1,7% ao ano. Sabe quanto dinheiro isso representaria hoje? 7 trilhões de dólares.'

não entendi qual o objetivo disso.Dois mil anos? Nem banco existia nesse tempo, que premissa absurda

Rodrigo Constantino disse...

O que ele quis dizer é que mesmo uma taxa bem baixa por um prazo suficientemente longo geraria uma riqueza absurda. Ou seja, é raríssimo conseguirem retornos reais positivos para "sempre". De tempos em tempos vem alguma crise séria e destrói o estoque de capital, ou parte dele.

samuel disse...

O prof Rodrigo trouxe-nos um bom texto. O Sr Stuhlberber se expõe ao dizer de forma franca o que pensa e o que faz. Poucos tem essa coragem