quarta-feira, dezembro 26, 2012

Presente de Natal


Rodrigo Constantino, O GLOBO

Prezado Papai Noel, começo pedindo desculpas, pois essa carta não chegará a tempo. É que os Correios aqui no Brasil ainda são administrados pelo governo, e sabemos como as estatais costumam ser ineficientes.
Gostaria de dizer que me comportei bem este ano. Não pratiquei nenhum “malfeito”, não usei “amizades íntimas” para conseguir privilégios, enfim, fiz tudo diferente da cúpula petista. Sei que isso é pouco para seus rigorosos critérios de julgamento, mas creio que já mereço algum presente por isso, não?
É que meus vizinhos estão cada vez mais flexíveis na ética, pois o exemplo que vem de cima não é dos melhores. Caso o senhor não tenha visto, a última pesquisa mostra elevada aprovação ao governo Dilma. Parece que a turma por aqui não liga para a quantidade infindável de escândalos de corrupção envolvendo gente importante do governo. Você acredita que ainda tem quem veja a presidente como uma “faxineira” da ética?
Se há emprego e renda, ninguém quer saber detalhes da Operação Porto Seguro. Alguns acreditam até se tratar de um esquema de compra de abadás para o carnaval. O ex-presidente Lula virou um mito intocável. Isso aqui é uma festa, Papai Noel. Deve ser o clima tropical. Será que você poderia fazer nevar por aqui?
O pior é que até mesmo quando o assunto é economia os dados jogam contra o governo, mas ninguém acusou o golpe ainda. Lembra o ministro Mantega, que prometeu crescimento de 4,5% este ano? Pois é, se chegar a 1% é muito. E isso com a inflação perto de 6%. Combinação terrível essa de baixo crescimento com inflação alta. Quem pode ficar surpreso com a revista “The Economist” pedindo a cabeça dele?
Mas o governo coloca a culpa no resto do mundo, como sempre, ignorando que os demais países latino-americanos crescem muito mais que a gente, sem falar dos asiáticos. E não é que o povo acredita? Será que você mandaria alguns milhões de óculos para cá? Deve ser algum problema de visão dos meus compatriotas.
Aproveito para reclamar contigo do excesso de chatice politicamente correta por aqui. Está ficando insuportável isso. Uma turma fascista pensa lutar pelo nosso bem, e não enxerga limites para invadir nossas liberdades de escolha. Querem controlar tudo em nome da saúde perfeita.
Você acredita que a Anvisa proíbe até bronzeamento artificial? Não ria, bom velhinho, pois é sério. É questão de tempo até o Dráuzio Varella, esbanjando saúde, te usar como mau exemplo em alguma campanha. Essa sua pança não é nada politicamente correta, e as crianças podem ter uma influência negativa. Olha o nível da situação!
Papai Noel, agora eu preciso ser sincero e te fazer uma crítica. Desde muito desconfio que você seja marxista. Não é apenas pela cor vermelha de sua roupa ou essa barba comprida. É algo muito pior. Você distribui todos os presentes, fica com a fama de legal, mas quem paga a conta mesmo são os pais das crianças!
Essa é exatamente a postura dos esquerdistas em geral. Eles querem fazer caridade com o esforço alheio. Eles gostam de posar de altruístas jogando a fatura para os outros. Que vergonha você agir conforme essa turma. Eu confesso que esperava mais do senhor...
Bom, estou chegando ao fim da carta, e gostaria de fazer meus últimos pedidos. Espero que em 2013 a ficha possa cair no Palácio do Planalto, pois ela já caiu para todos os economistas sérios: os rumos da economia precisam mudar. Não é mais possível estimular consumo com base em crédito público. Isso vai acabar produzindo uma bolha por aqui.
O governo também precisa parar com essa mania de intervir o tempo todo na economia de forma arbitrária. O que permite crescimento sustentável é um arcabouço institucional simples e claro, que garanta a propriedade privada e ampla liberdade econômica. Empresários gostam de segurança nas regras do jogo.
Os gastos públicos precisam ser drasticamente cortados também, para permitir a redução dos impostos. Mas com esses “desenvolvimentistas” no poder fica difícil sonhar com isso.
A “oposição” precisa acordar. Ela está hibernando há tempo demais. Sei como deve ser difícil para os tucanos, de esquerda, criticarem de forma mais dura o modelo econômico do PT. Por isso precisamos urgentemente de uma opção liberal, sem medo de defender uma alternativa a essa social-democracia engessada.
Por fim, um último pedido. Que o livro “Privatize Já” seja distribuído entre a população. Quem sabe assim o pessoal acorda e deixa de cair nessa ladainha de slogans eleitoreiros, tal como “o petróleo é nosso” e outras besteiras do tipo.
Atenciosamente, R.C.

12 comentários:

André disse...

Outro dia assisti um pronunciamento do Aécio Neves na TV Senado. Fiquei positivamente surpreso. O discurso dele é alinhado, em alguns pontos, com o que Você disse ai. Não o vi falando de privatizar, mas de diminuição da máquina estatal, reformas institucionais, das desastrosas politicas econômicas etc. sim. Quem sabe é uma esperança.

Unknown disse...

Caro Rodrigo,

Segue minha opinião:

Previsões para 2013: http://bdadolfo.blogspot.com.br/2012/12/previsoes-para-2013.html

Crecimento do PIB: ao redor de 3%
Inflação: acima de 6%

Adolfo Sachsida

Anônimo disse...

Rodrigo,

Seu pedido é mais fácil de ser atendido do que o da presidente Dilma, que pediu um Pibão.

Um grande 2013

Bruno

Anônimo disse...

“A recente descoberta da importância extraordinária das relações econômicas trouxe consigo a tentação de não deixar que as alterações nelas ficassem entregues ao curso do desenvolvimento histórico, mas sim, de pô-las em execução pela ação revolucionária. O marxismo teórico, tal como foi concebido no bolchevismo russo, adquiriu a energia e o caráter auto-suficiente de uma Weltanschauung; contudo, adquiriu, ao mesmo tempo, uma sinistra semelhança com aquilo contra o que está lutando. Embora sendo originalmente uma parcela da ciência, e construído, em sua implementação, sobre a ciência e a tecnologia, criou uma proibição para o pensamento que é exatamente tão intolerante como o era a religião, no passado. Qualquer exame crítico do marxismo está proibido, dúvidas referentes à sua correção são punidas, do mesmo modo que uma heresia, em outras épocas, era punida pela Igreja Católica. Os escritos de Marx assumiram o lugar da Bíblia e do Alcorão, como fonte de revelação, embora não parecessem estar mais isentos de contradições e obscuridades do que esses antigos livros sagrados.”Freud,S CONFERÊNCIA XXXV
A QUESTÃO DE UMA WELTANSCHAUUNG
Novas Conferencias Introdutórias Vol XXII(1933 - /1932/)
Márcio Astrachan
ps Não é que o Freud explica!!
Feliz Natal

João Melo disse...

RC,

Diretamente aqui da floresta amazônica, torcendo para que Papai Noel não seja brasileiro e, efetivamente, atenda seu pedido.

Feliz 2013.

João Melo

Anônimo disse...

vamos todos juntos.... pra frente brasil, do meu coração!!!

Mario disse...

Por onde passa um boi passa uma boiada. Infelizmente, meu caro Rodrigo, eu intuo que o governo não vá financiar o seu livro, mas espero que você tenha sucesso mesmo assim. Por enquanto- eu digo por enquanto- você não precisa de autorização estatal para publicá-lo. No mês passado, a Emenda Constitucional nº71 alterou a Constituição e agigantou a presença estatal na área da Cultura com a criação do Sistema Nacional de Cultura. Tal mudança passou sem que ninguém desse um ai e, em razão disso, a parasitagem deu o alerta para a boiada de sanguessugas. Agora, eu leio no site do JEG (Jornalismo da Esgotosfera Governista), o 247, a seguinte declaração da Ministra da Cultura Marta Suplicy sobre um tal de projeto vale-cultura:

"Qual o teto dos gastos do Ministério para o benefício?

Preferiria não falar nesse número, porque ainda não sabemos em quanto chegará. O custo virá das empresas, não somos nós quem vamos pagar. Agora se isso vai atingir um milhão e meio, dois ou três, ainda não sabemos. Acredito que no começo não chege a esse número. Estou calculando para o ano que vem R$ 500 mil, e assim aumentando a cada ano. Vamos deixar na regulamentação alguns critérios para todas essas questões, fazer uma regulamentação bem ampla."

Fonte privada financiada ilegalmente pela Caixa Econômica Federal:

http://www.brasil247.com/pt/247/cultura/89104/Marta-ao-247-as-pessoas-têm-fome-de-cultura.htm

Mario.

Georges disse...

Rodrigo, sugiro iniciar uma campanha de marketing viral em prol da privatização. Funcionaria usando o Facebook. Publica-se uma foto de algo cuidado pelo governo brasileiro ao lado de outra de gestão privada. Coisas simples, como uma meia foto de uma estrada esburacada e uma foto da Rodovia dos Bandeirantes. O título seria Privatize Já, e na legenda uma pequena explicação. Crie uma página no FB para o livro e coloque lá essas fotos bipartidas. Várias pessoas vão compartilhar, e com o volume de exemplos possíveis, poderia ser transformar num grande debate pela redução do governo. Os comentários sob a foto trariam o debate à tona, o que é muito positivo.
Fiz um teste usando uma foto dessas comparando o trem bala da china com o trem da bahia. Apesar de não ser o melhor exemplo queria testar o modelo... :))

Um abraço,
Georges Lacombe
P.S. Ganhei seu livro de natal e no dia 26 já estava lido. Muito bom!

Unknown disse...

Caro Rodrigo,
Peço ao Papai Noel que o nosso povo consiga ter um mínimo de crítica e saia da mania em que se encontra achando que o nosso país está em grande desenvolvimento. Quem tem essa economia como pode apresentar fatores sociais tão degradantes?
Abraços,
Marbel

Golias disse...

O que é o que é: Usa Vermelho, está sempre com o saco cheio e não quer ser visto?

Alberto Macêdo disse...

Rodrigo gostaria que você desse uma olhada no site abaixo e comenta-se no seu blog, é sobre o que o Presidente Francês esta fazendo para acabar com seu proprio país, ele quer taxar os mais ricos em 75% isso mesmo SETENTA E CINCO PORCENTO, o ator Gérard Depardieu resolveu cai fora do país, a Russia já deu até a naturalização para o ator, ou seja os ex-socialistas dando lição nos ex-capitalistas.

http://www.dw.de/r%C3%BAssia-adota-ator-franc%C3%AAs-g%C3%A9rard-depardieu/a-16496176

Cora disse...


papai noel marxista...

hahahahahahahahaha

só no delírio natalino mesmo!!

e pensar que o traje vermelho tem origem na igreja

e as demais características foram forjadas e disseminadas pela coca-cola!

achar que papai noel é marxista, tsc, tsc.

sem contar que a ideia de "ajudar" os pobres sempre foi religiosa.

e o livro seria distribuído por quem?