terça-feira, novembro 06, 2012

A ética petista


Rodrigo Constantino

            Será que devemos condenar todo o Partido dos Trabalhadores pelos erros de alguns de seus membros? Não resta dúvida de que muita gente aderiu ao PT com a melhor das intenções. Mas confesso não entender quem ainda insiste no erro.
            A bandeira da ética não foi rasgada hoje pelo PT. No fundo, o partido nunca teve muito apreço por ela. O que ele fazia era monopolizar o discurso da ética. Ao se colocar como seu único bastião, o PT enganou muitas pessoas ingênuas; mas seu objetivo sempre foi o poder pelo poder.
            O discurso petista é sensacionalista e demagógico. Ele usa a velha tática de dividir para conquistar. Negros contra brancos, mulheres contra homens, pobres contra ricos, empregados contra empresários: o PT sempre soube chacoalhar as árvores para colher os frutos; o que nunca soube fazer foi plantar boas sementes.
            Enquanto oposição, o PT sempre adotou postura destrutiva, contra os interesses nacionais. Foi contra Tancredo, não quis aprovar a Constituinte, lutou contra o Plano Real que derrotou a inflação, fez campanha contra as privatizações que modernizaram a economia, sempre de olho apenas no poder.
            A estratégia de marketing do PT em 2002 mostrava a bandeira brasileira sendo comida por ratos, e o texto dizia: “Ou a gente acaba com eles ou eles acabam com o Brasil”. A realidade se mostrou diferente. O próprio PT era uma ratazana disfarçada de caça-roedores.
            O caso envolvendo Waldomiro Diniz já era um alerta e tanto. Afinal, tratava-se de um homem da confiança de José Dirceu, que foi pego em gravação cobrando propina do bicheiro Carlinhos Cachoeira. O esquema contava com a participação dos bingos, e o PT fez de tudo para sepultar a “CPI dos Bingos” na época, como fez agora no caso da Delta, a principal construtora do Programa de Aceleração do Crescimento do governo Dilma (que não cresce).
A ligação do partido com o jogo do bicho vinha de longa data. O ex-governador Olívio Dutra esteve sob a mira de investigações por denúncias de ligações com o jogo ilegal. Uma fita gravada pelo ex-tesoureiro do partido, Jairo Carneiro, relatava o financiamento da campanha petista pelos contraventores.
Um dos casos mais escabrosos diz respeito ao assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. O irmão da vítima, que teve de sair do país para se proteger, garante ter ouvido de Gilberto Carvalho a afirmação de que ele próprio entregava dinheiro das propinas a José Dirceu. Várias testemunhas do caso também morreram. A família nunca aceitou a versão de crime comum.
Existem outros escândalos, mas o leitor já entendeu o ponto: o PT jamais abraçou a ética de verdade. Da mesma forma que a própria democracia nunca foi vista com muita simpatia pelo partido. Tanto que ele sempre flertou com regimes autoritários, como a ditadura cubana, até hoje reverenciada por muitos, e o modelo socialista de Chávez.
Forçando um pouco a barra, podemos engolir a tese de que milhares de membros do partido ignoravam o que se passava por baixo dos panos. Não sabiam dos detalhes sórdidos, ainda que divulgados pela imprensa. A alienação permitia a manutenção da ilusão.
Mas como usar a ignorância como escusa agora, depois que o STF condenou parte da cúpula do PT por corrupção e formação de quadrilha? Os “delinqüentes”, termo usado pelo decano do STF, tentaram dar um golpe em nossa democracia. E não estamos falando de peixe pequeno, mas sim dos mais graúdos dentro do PT.
Para adicionar insulto à injúria, qual a reação dos lideres do partido, incluindo o maior deles, o ex-presidente Lula? Revolta contra os culpados que esgarçaram totalmente a bandeira ética do PT? Nada disso! O partido decide passar a mão na cabeça dos culpados e atacar o próprio STF, que tem a maioria dos ministros apontada pelo próprio PT, assim como a imprensa livre do país. Eles adorariam que o Brasil fosse Cuba.
A melhor defesa que um petista tem hoje é a de que seu partido é “apenas” tão ruim quanto os demais. Isso, por si só, já seria patético para quem sempre tentou monopolizar as virtudes. Mas há um detalhe: é mentira. O PT é muito pior! Justamente por se colocar acima de todos, ele sempre adotou a máxima de que seus fins “nobres” justificam os mais nefastos meios. A reação ao julgamento do STF comprova que o PT em nada mudou.
Com isso em mente, será que quem permanece filiado ao PT, de certa forma, não é cúmplice de uma quadrilha? É possível ter vergonha na cara e permanecer no partido? Alguns podem considerar isso muito radical. Mas não seria mais radical continuar petista depois de tudo que o PT aprontou?     

5 comentários:

Anônimo disse...

Vc é a favor do fim do PT ? De um partido político ? O Demétrio Magnoli num artigo criticou pessoas que querem criminalizar um partido, dizendo que é uma postura antidemocrática. E eu concordo com ele.

Rodrigo Constantino disse...

O PT é um partido revolucionário que se considera acima das leis e do STF, e que sempre teve ranço antidemocrático. Quem é contra a democracia é o próprio PT.

amauri disse...

Bom dia Rodrigo!
Petrobras é condenada pela Justiça Federal a pagar R$ 4,7 bi.
A Petrobras deve pagar R$ 4,7 bilhões à Justiça referente ao não pagamento do Imposto de Renda (IR) sobre o afretamento de plataformas no período entre 1999 e 2002.
A 29ª vara federal da Justiça do Rio de Janeiro julgou improcedente o recurso da empresa para anular o débito cobrado pela Receita Federal relativo ao IR. eu nao lembro deste episodio. O que ocorreu, erro na gestao... abs

Isaac disse...

Parece-me que o PT pauta-se sob o "DECÁLOGO DE LÊNIN", conf na net, aliás os 10 mandamentos dos comunistas, e praticamente tudo dele se enquadra nesse parâmetros, e ainda ao discursar ao público usa a 'NOVILINGUA DO PT", conf na net, com termos nossos usuais, os quais tomamos como o que conhecemos mas significam algo muito diferente em entendimentos internos "secretos". Vejamos: DEMOCRACIA = o partido, o dono do partido; EM NOME DO POVO = em nome dos membros do partido; COMISSÃO DA VERDADE = comissão do que o PT acha certo ou errado; ÉTICA = oportunismo e muitos mais.
Que esperar de partido anti cristão radical, especialmente adverso à Igreja católica, algo similar a evangélicos - algumas seitas são associadas ao PT - materialistas e ateus, para quem todos os meios justificam os fins ao poder, e se inspiram em carniceiros como Fidel, Lênin, Stálin?...

Anônimo disse...

Amauri Porrete Padilha

Na verdade é fácil defender o absolutamente correto e moral, a eficiência, a tudo e a todos, quando se faz oposição. Quando se entra no poder, o jogo se inverte, e o atacante se torna atacado.
Sobre as privatizações, já postei aqui inclusive, o próprio marqueteiro do Lula as reconheceu como benéficas, mas aproveitando de uma discurso errôneo enraizado na sociedade, utilizaram essa bandeira de luta para atacar a oposição, que ingênua, se sentiu constrangida.
Quanto a dividir e conquistas, em alguns pontos eu concordo. Na constituição reza que "todos são iguais perante a Lei, sem qualquer distinção." Então o que justifica as cotas ?
O MST é outro exemplo. Primeiro reivindicavam uma suposta reforma agrária, depois atacaram latifúndios improdutivos. Hoje, abertamente, a luta do MST é contra o agronegócio. Agronégocio que foi responsável pelo mísero crescimento do Brasil ser ainda positivo, pois compensou as perdas em diferentes setores com o seu superavit. Na verdade, parece que a luta é contra a propriedade privada, pois até mesmo na área urbana, há as raizes desses movimentos.
E o pior, os membros são uma massa de manobra, pois nunca se tornam independentes. Massa de manobra assim como os trabalhadores foram, no período que Lula era um sindicalista de verdade.....
Mas tudo isso não me faz culpar o PT, mas a sociedade. Tudo isso é culpa de uma sociedade podre por dentro, individualista, interesseira e despreocupada com o social, que vota não por ideologia, mas segundo seus interesses.
Eu achava que cada povo tinha o governo que merecia. Depois passei a acreditar que não, pois o povo é iludido, manipulado, e não tem como ter plena consciência das intenções de seus representantes e nem possibilidade de controlá-los. Mas hoje volto acreditar que é culpa do povo, que prefere as coisas assim, que tenta obter privilégios e jeitinhos....um povo que tem o governo que merece !