segunda-feira, abril 19, 2010

O Roto e o Esfarrapado



"Quero lançar um desafio ao atual governador. Sua casa comprada em Mangaratiba é lavagem de dinheiro. Me processe! Entre na Justiça e prove que você comprou com dinheiro de seu trabalho. Eu o estou desafiando. Venha!"

Eis o desafio de Garotinho a Sérgio Cabral. É o roto falando do esfarrapado, quando se trata de ética, de honestidade. Não por acaso Dilma tem tanta dificuldade em escolher qual dos dois apoiar... Mas, independente de quem faz o desafio, ele continua válido. Diga, governador Sérgio Cabral, de onde veio o dinheiro para comprar a mansão em Angra e os apartamentos na zona mais nobre do Rio?

10 comentários:

lingvo-shatanto disse...

É a inversão do ônus da prova? É claro o caso de difamação, pois o Garotinho não dá detalhes da origem do dinheiro, com provas, nem de como foi operacionalizada a alardeada "lavagem do dinheiro", que caracterizada o crime de calúnia.

De qualquer modo, cabe ao acusador, se questionado em juízo, trazer as provas da acusação, sob pena de ser condenado por calúnia ou difamação.

Não que eu bote a mão no fogo por qualquer político, mas no Brasil essas acusações vicejam e ninguém tem real interesse em provar a culpa do acusado, ou o acusado buscar a punição criminal do acusador, talvez por ter rabo de palha e temer que o uso da exceção da verdade facultado ao acusador.

Daí a tristeza do processo político brasileiro, pois quem sabe nas próximas eleições garotinho poderá estar de mala e cuia junto a Sérgio Cabral, ou o inverso, podendo até mesmo estarem unidos em eventual segundo turno já nesta eleição.

Por isso, com políticos desse quilate, o eleitorado pouco pode fazer para eleger alguém isento dessas mazelas, sempre causadas pela desbragada corrupção que enlameia a maior parte dos politicos e boa parte do empresariado nacional e estrangeiro que atua no pais que os financiam com os caixa dois da vida.

Não há muito o que fazer. Este é o nosso país. Ame-o ou deixe-o, só não compactue com essa cambada. Afinal se deixá-lo vai encontrar quadros semelhantes por toda a parte, talvem mais filigranados e de mais difícil descoberta.

Rodrigo Constantino disse...

lingvo, não te parece que há evidência suficiente quando um governador, profissão político desde sempre, possui uma mansão em Angra, e dois apartamentos milionários?!

lingvo-shatanto disse...

Tristeza maior é a impunidade que campeia em nosso país,onde essa corja se esconde detrás de diversos privilégios através dos meandros das complicações processuais que atravancam os processos resultando em punições praticamente nulas.

lingvo-shatanto disse...

"lingvo, não te parece que há evidência suficiente quando um governador, profissão político desde sempre, possui uma mansão em Angra, e dois apartamentos milionários?!

By Blogger Rodrigo Constantino, At 12:08 PM"

Para um julgamento moral, por parte do eleitor, sim, sem dúvida. Mas quais políticos com alguma chance de eleição pode em sã consciência atirar a primeira pedra?

Porque Garotinho não fez essa denúncia antes e porque não trouxe elementos para entregar ao Ministério Público e permitir a apuração do crime de lavagem?

Em toda eleição repetem-se essas denúncias, depois ficam caladinhos, tendo por objetivo apenas obter dividendo eleitoral.

Qual o político profissional no Brasil que não tem uma situação patrimonial desproporcional a seus ganhos? Como todos ou são ou se tornam empresários, conseguem facilmente comprovar lucros extraordinários de seu livre comércio e nunca são pegos com mão na boca da botija.

O garotinho e a garotinha deles receberam acusações muito mais graves, e lá vem ele de novo candidato ao Governo do Rio, sem que qualquer apuração tenha chegado a bom termo.

Se Dilma e Serra pretendessem escolher aliados sem pexa, iriam ficar a ver navios, tanto nos seus partidos, quanto nos indefectiveis aliados PMDB e DEM. É aquilo que se diz: Para se ganhar a eleição, aceita-se o voto até do diabo, pois o voto não é marcado.

Esquecem-se que depois o diabo vai cobrar a conta... e que conta?!

fejuncor disse...

Acredito em todas as acusações que petralhas, pmdbostas, tucagados e afins fazem entre si. Esses caras são a escória, o lixo. Basta ver como debatem, como freqüentam os sites da internet. Ficam se agredindo mutuamente, nos contando como cada um rouba, mente, escangalha. Me dá pena ver que o Brasil está tendo que aceitar estas quadrilhas exercendo poderes. Me dá pena porque a única maneira de nos livrarmos desta escumalha corrupta, incompetente e sem escrúpulos é extinguindo a União.

lingvo-shatanto disse...

Me dá pena porque a única maneira de nos livrarmos desta escumalha corrupta, incompetente e sem escrúpulos é extinguindo a União.

By Blogger fejuncor, At 1:17 PM

Como é que se daria essa extinção Fejuncor? Como vc. a antevê? Deixaria de existir Brasil e ficariam em seu lugar estados indepedentes? Ou o Brasil passaria a ser governado de vez a partir do exterior? Ou os Bancos e as FIESPs da vida assumiriam de vez o que ainda não foi abocanhado?

Neste último caso seria a democracia direta do livre mercado?

fejuncor disse...

Exato, a substituição da união federativa por uma união de estados independentes. Não é a toa que dodo mundo tem preconceito contra sulista, mas quando eles falam em fazer a república deles à parte, daí chamam de separatistas. Vá entender...

lingvo-shatanto disse...

Eu acho que a tendência no Brasil é os Estados ganharem mais autonomia, que só virá, com uma participação maior de cada unidade na arrecadação tributária.

Acho que no Brasil mesmo, afora os sonhos loucos de alguns imigrantes alemães e italianos antes da II Grande Guerra, promovidos a partir de suas pátrias mães, nunca houve separatismo de fato. Sempre houve uma busca de maior autonomia para as capitanias, no período colonial, em relação à metrópole, e das províncias em relação ao Rio de Janeiro, mas não verdadeiramente o desejo da maioria de se separarem da Grande Unidade Brasileira.

Mesmo a revolução constitucionalista de São Paulo em 1932, buscava de fato o resgate da autonomia do Estado frente à União, que era muito maior antes da revolução de 30.

A centralização de recursos que hoje vemos foi iniciada pelo Regime Militar e objetiva a reunião de recursos sob a União, para promover o desenvolvimento da infra-estrutura, através do planejamento centralizado sob o tacão militar.

Bem ou mal, conseguiu-se alavancar o país para uma nova etapa de desenvolvimento, ainda que à custa de empréstimos externos, que teriam sido todos pagos a bom termo, se não tivesse havido as crises do petróleo, que arrastaram o país para a insolvência, com a retomada da inflação a níveis cada vez maiores, até que o Plano Real veio através das mãos de Itamar, sob a batuta de FHC, que nos legou a Lei de Responsabilidade Fiscal, a partir da qual, começou-se a antever a possibilidade deste país caminhar sobre trilhos, independentemente de quem nos governe.

fejuncor disse...

Engana-se lingvo (ou lhe chamo pelo velho nome, Adamos? rsrsr) nos anos 90 tivemos gestões “liberalizantes” injustamente taxadas de neoliberais, mas a relação centralista do governo da União com poderes locais e regionais não mudou. Ao contrário!, sob pretexto de ajuste fiscal pra corrigir o problema do déficit público e combate à inflação, a "mão central" apertou os controles sobre os governos municipais e regionais. Especialmente estrangulou ainda mais a autonomia financeira das unidades federadas, o poder de investimento delas.

ntsr disse...

Eu acho q o Lingvo n é o adamos n, eles tem estilos meio diferentes