sexta-feira, dezembro 10, 2010

O limite medíocre do crescimento

Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Os dados divulgados pelo IBGE mostram que o crescimento do PIB brasileiro deve fechar o ano acima de 7,5%. Mas é preciso ter calma na comemoração. O crescimento de 2009 foi revisado para baixo: uma queda de 0,6% ao invés de 0,2%, mostrando que a “marolinha” que o presidente Lula previu foi, na verdade, uma onda forte com estrago considerável. A base mais reduzida de 2009 faz com que o aumento registrado este ano seja maior. Na era Lula, o crescimento ficou perto de 4% ao ano, bem abaixo da média dos BRIC e mesmo dos países latino-americanos. Este patamar parece ser o potencial do país, dada as atuais circunstâncias internas e externas.

Muitos falam de um crescimento de 5% para 2011, mas o fato é que a economia está operando claramente no seu limite. Os gargalos de sempre continuam impedindo um vôo mais alto e sustentado. A inflação já começa a incomodar bastante, acima de 5%. Falta mão-de-obra em vários setores, especialmente a mais qualificada. A infra-estrutura é precária e inviabiliza um crescimento mais acelerado. A lei trabalhista impõe um obstáculo enorme aos empresários. A carga tributária é absurdamente alta e extremamente complexa. A burocracia é asfixiante. Os gastos públicos são muito elevados.

Tudo isso somado, e muito mais, faz com que o investimento produtivo fique em patamares reduzidos, abaixo de 20% do PIB, enquanto deveria ser de pelo menos 25%. O Banco Central terá que subir bem a taxa de juros ano que vem, prejudicando a trajetória de investimento. Não há milagre quando se trata de economia. Ou o governo faz o dever de casa, aprova reformas estruturais, coloca a casa em ordem, corta gastos de verdade; ou veremos mais um vôo de galinha, e o crescimento ficará na faixa dos 4% mesmo, o limite medíocre da era Lula, mesmo com um cenário externo bastante favorável.

10 comentários:

fran disse...

EXEMPLO DE PLANEJAMENTO DO PT: LULA DIZ QUE O 'AEROLULA' CAUSA CONSTRANGIMENTO POR TEM AUTONOMIA DE 12 HORAS(PINGA PINGA).
COMPRARAM EM 2005 POR 100 MILHOES DOLARES AGORA O AERODILMA QUEREM PAGAR 500 MILHOES.

ISSO É BRINCAR COM NÓS CONTRIBUINTES!!!!!!! É APENAS 1 EXEMPLO DO 'ESTILO PT DE GOVERNAR'!!

PT = PERDA TOTAL

Anônimo disse...

O governo Lula nadou de braçadas nos bons resultados da economia mundial... Com tanto dinheiro que entrou nos cofres do governo, em vez de usarem para investimento, principalmente em infraestrutura, para preparar o pais para o crescimento, aumentaram os gastos públicos (587% desde o inicio do governo)... e agora ? E se a economia mundial parar de crescer ??? Imagino que esses 8 anos de populismo custarão muito caro ao povo brasileiro, principalmente aos menos favorecidos...

Zé_Bebeu disse...

Quando é que o Lula vai começar a entregar o PAC?
Afinal esse PAC vai ou não vai sar do papel...

carlospioli disse...

O governo Lula anuncia 13 novas universidades federais como obra sua. No entanto, 9 delas são resultado de fusão, desmembramento ou ampliação de instituições federais de ensino superior já existentes. Os números mostram que as universidades federais implantadas no governo Lula criaram vagas mal planejadas, que não atendem à demanda real de cursos nas regiões em que foram instaladas. Além disso, a estrutura é precária e faz com que os jovens desistam de prosseguir em seus cursos. (cont)

O que cresceu no atual governo foram vagas mal planejadas e ociosas e a evasão escolar além de gastos e contratações de pessoal. No governo FHC a relação aluno por docente se elevou de 8,2 para 11,9 em 2003. No governo Lula caiu até atingir 10,4 em 2008. Essas são cifras muito baixas. Nas melhores universidades americanas, por exemplo, nunca é menor do que 16 alunos por Professor.

robesa disse...

Ouvi o presidente afirmar em alto e bom som que nao se deve postar prazos para obras… PQP! essa foi a melhor do ano. Já pensou se todo engenheiro trabalhasse assim,sem cronograma.
Tem horas que parece que ele realmente não sabe o que fala.

Anônimo disse...

.
"o crescimento ficará na faixa dos 4% mesmo, o limite medíocre da era Lula, mesmo com um cenário externo bastante favorável."
.
Estas falando dos três ultimos anos ou de antes?
.
A inflação na china está em 10% e subindo... A meta no Brasil é entre 4,5 +ou- 2,0: fica entre 2,5 e 6,5... Logo não está fora de contrôle...
.
Gostei muito do conceito central da Escola Austriaca: a variável da psicologia e ação individual das pessoa nas transações economicas.
.
Explica bem a crise nos EUA: derrocada pelo excesso de ambição dos fornecedores de serviços financeiros e a dificuldade da retomada pelo medo de todo mundo em gastar, seja para consumir seja para contratar ou criar novos negócios.
.
Você tem um ótimo filão de conhecimento, agora tem que cobrir todos os angulos, não ficar só numa visão maniqueista.
.

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

......................................
FECHANDO O FIM DE SEU GOVERNO COM CHAVE DE OURO Lula veta lei que dificultaria a CORRUPÇÃO

Presidente facilita desvio de recursos a entidades fantasmas

BRASÍLIA - O desvio de dinheiro público por meio de entidades de fachada foi estimulado por vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os vetos abrandaram as exigências para o repasse de verbas do Orçamento a entidades privadas sem fins lucrativos, a pretexto de reduzir a burocracia nas parcerias entre o governo e a sociedade.

Em agosto de 2009, Lula vetou dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que cobrava das entidades candidatas a receber dinheiro público a apresentação de cópia de declaração de informações econômico-fiscais emitida pela Secretaria da Receita Federal. Com o veto a essa exigência, as candidatas ao repasse ficaram obrigadas a apresentar apenas uma declaração de funcionamento "emitida por três autoridades locais".

Reportagens do Estado publicadas na semana passada revelaram que entidades existentes só no papel foram contratadas para realizar eventos culturais sem licitação e com preços superfaturados. Os gastos foram autorizados por emendas parlamentares. As denúncias já derrubaram do cargo o relator-geral do Orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF), na terça-feira.

......................................

Vão aproveitar até o último dia de mandato pra meter a mão no dinheiro público. Vão tentar rapar o tacho inteiro.

Depois será a vez de Dilma comandar a rapina.

Burocratoparasita da União disse...

Foi com gestos de extrema irresponsabilidade, como este, Corruptocracia, que o Lula cooptou apoio para o seu governo. Ele também vetou o artigo que previa a prestação de contas do dinheiro destinado às centrais sindicais. Ou seja. Para Lula, o Brasil é uma festa, feita com dinheiro públic. Espero que a Dilma reveja esse dispositivo ou que o congresso faça alguma coisa, ou até mesmo o Poder Judiciário.

Anônimo disse...

Como é que o sujeito não se envergonha de fazer um serviço sujo desse nível?

Na minha opinião estamos pagando um preço muito alto pela alienação do povo através de Bolsas Família que não levam a nada.

Marc disse...

É...
E a The Economist desta semana em seus tradicionais "weekly indicators" acaba de revisar o crescimento do PIB brasileiro para 5,5% em 2010... Se já era abaixo dos países emergentes, agora é MUITO abaixo deles.