sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Thatcher e o consenso



"To me consensus seems to be: the process of abandoning all beliefs, principles, values and policies in search of something in which no one believes, but to which no one objects; the process of avoiding the very issues that have to be solved, merely because you cannot get agreement on the way ahead. What great cause would have been fought and won under the banner 'I stand for consensus'?" (Margaret Thatcher)

Tradução livre:

"Para mim, consenso parece ser: o processo de abandonar todas as crenças, princípios, valores e políticas em busca de algo em que ninguém acredita, mas que ninguém rejeita; o processo de evitar justo os problemas que devem ser resolvidos, simplesmente porque não é possível obter um acordo sobre o caminho a seguir. Que grande causa teria sido lutada e vencida, sob a bandeira ‘Eu defendo o consenso’?"

E fica a ótima notícia: Meryl Streep será Margaret Thatcher no filme "The Iron Lady", sobre esta grande estadista inglesa.

6 comentários:

Anônimo disse...

Em um Ocidente cada vez mais vulgar, dificilmente teremos uma nova Thatcher.

AkitaOnRails disse...

Excelente. Lembrando que Ayn Rand também criticava o conceito de consenso, tendo inclusive uma uma aula chamada "The New Fascism: Rule by Consensus" http://amzn.to/i32toZ

Armater disse...

A Dama de Ferro ainda nos dá saudade. Tempos bins aqueles...

Anônimo disse...

QUE TAL APLICARMOS O MESMO MOVIMENTO QUE SE DEU NO EGITO AO NOSSO BANDIDO MAIOR SARNEY. VAMOS COMEÇAR O MOVIMENTO FORA SARNEY.

Leo SKHM disse...

Rodrigo,

Saiu o trailer do filme Atlas Shrugged. A produção não parece muito boa. É esperar para ver.

http://www.youtube.com/watch?v=6W07bFa4TzM&feature=player_embedded


Pelo menos o filme sobre a Dama de Ferro ganhou uma grande atriz como intérprete.

Badke disse...

Leitor cada vez mais assíduo do blog, que é muito bom, dessa vez ei de me manifestar contrário.

O que seria da diplomacia sem consenso? Seria o caos. A diplomacia é uma instituição extremamente benéfica e necessária aos Estados, e seus resultados geralmente são pautados pelo consenso.

O que significa uma parceria, se não, a prática do "ganha ganha"!? As duas partes chegam a um CONSENSO, de uma relação que é benéfica para ambas.

Fica a reflexão, apenas com o intuito de somar.

Um abraço.