quinta-feira, junho 16, 2011

Juros: equívoco ou jabuticaba?

O jornal Valor Econômico está com uma ótima série de artigos especiais sobre macroeconomia, onde já escreveram Samuel Pessoa, Francisco Lopes e André Lara Resende. O que vai abaixo é justamente o final do artigo de André Lara, publicado hoje. Atentai para a reação de Sarney à época, reclamando que não precisava de economistas brilhantes para lhe dizer que reduzir gastos públicos era o caminho para conter a inflação. Ou seja, os políticos SABEM o que deve ser feito, mas querem economistas que inventem alguma forma de enganar a todos, mantendo a gastança estatal como se isso não fosse perigoso para a inflação. E sempre há quem aceite se vender para o poder, não é mesmo? Segue o trecho do artigo:

"À época da formulação do Real, insisti que era um equívoco pensar que o fim da inflação pudesse depender apenas de um plano de curto prazo. A inflação é sempre um sintoma. Sintoma de problemas que podem ser muito diferentes, mas que exigem um longo e consistente processo de superação. Não me parece exagero afirmar que alta taxa de juros brasileira de hoje ainda é decorrente da estabilização inacabada. Há uma agenda de reformas modernizadoras que foi abandonada e esquecida. Mais do que isso, houve reversão do projeto de tornar o estado menos ineficiente e a economia mais competitiva. A poupança privada pode ser estimulada através do desenvolvimento institucional e da educação, mas os resultados não são imediatos. A curto prazo só há um remédio: reduzir a despesa pública para compatibilizá-la com a taxa de poupança privada disponível, ou seja, reduzir o déficit público.

Tenho consciência de quão anticlimático é concluir que para baixar a taxa de juros é preciso reduzir a despesa e a dívida pública. Logo após o fracasso do Plano Cruzado, com a inflação explodindo para níveis até então nunca vistos, Pérsio Arida e eu, já fora do governo, mas ainda com restos da áurea de milagreiros, fomos convocados ao Palácio da Alvorada para uma reunião com o presidente da República. Ao terminarmos nossa exposição sobre a necessidade imperiosa de reduzir o déficit público, como condição para qualquer tentativa de controlar a inflação, o presidente José Sarney desabafou: "Para controlar a inflação por meio da redução dos gastos públicos eu não preciso de economistas brilhantes".

Infelizmente, com ou sem economistas brilhantes, para reduzir a taxa de juros e manter a inflação sob controle, a poupança voluntária deve ser capaz de financiar o investimento, público e privado, almejado. Para isso é preciso que as despesas correntes, especialmente os gastos correntes do setor público, sejam mantidas em níveis compatíveis com a taxa de poupança nacional. Em economia ao menos, não há milagres nem jabuticabas."

Um comentário:

Anônimo disse...

O artigo de Samuel Pessoa (http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/6/14/a-estabilizacao-incompleta/) teve forte repercussão.

Eis a resposta dos keynesianos: http://associacaokeynesiana.wordpress.com/2011/06/16/a-escolha-de-sofia-entre-a-desindustrializacao-e-o-fim-do-estado-do-bem-estar/

Poderia expor seus argumentos a essas críticas?