quinta-feira, junho 16, 2011

Uísque fez de Thatcher dama de ferro


Deu na Reuters (traduzido pelo Terra)

Margareth Thatcher, a "dama de ferro" da Grã-Bretanha, afiava sua famosa determinação com o consumo de bebidas alcoólicas noite adentro, afirmou a secretária pessoal da ex-primeira-ministra britânica em um documentário de TV. De acordo Cynthia Crawford, uísque ajudou-a a preservar sua determinação durante os piores momentos de seu governo.
Thatcher, que foi criada pelo pai metodista para ser avessa ao álcool, não bebia até chegar ao poder. Mesmo na Universidade Oxford, a futura primeira-ministra ia para a cama depois de ter bebido no máximo uma xícara de chocolate quente.

Porém, na época em que Thatcher se tornou a figura política mais poderosa de sua geração, o álcool virou um aliado. A bebida favorita de seu marido, Denis, o gim tônica, não parecia suficiente para Maggie, descrita uma vez por Ronald Reagan como o melhor homem da Inglaterra. Quando Thatcher entrou em guerra com a Argentina para recuperar as ilhas Falkland (Malvinas), sua secretária pessoal, ouviu-a dizer: "Não se pode beber gim tônica no meio da noite, querida. Você precisa de um uísque com água gasosa porque isso lhe dará energia." Crawford confessou: "Ao final da Guerra da Malvinas, eu estava um pouco dependente de uísque com água gasosa."

Mas, ao menos uma vez, a dirigente precisou de algo mais que uísque para carregar suas baterias. Crawford disse que, no dia em que o reinado de 11 anos de Thatcher terminou, percebemos que "deveríamos chamar um médico para dar-lhe apenas uma dose de vitamina B-12, o que a manteve animada um pouco mais. Ela estava muito, muito deprimida e cansada nessa época".

Jane Bonham Carter, produtor do documentário em quatro partes que começa a ser exibido hoje na Grã-Bretanha pelo canal ITV1, classificou Thatcher de a "mulher mais significativa da Inglaterra desde a rainha Elizabeth I".

Comentário: Por essas e outras que sempre desconfiei de quem não bebe nada! Thatcher, Churchill e companhia sabiam da importância de um bom scotch! Como colocou Karl Kraus, "que são todas as orgias de Baco comparadas à embriaguez daquele que se entrega sem freio à abstinência?". Viva o uísque! Viva Thatcher!

3 comentários:

Anônimo disse...

Viva a cannabis! hehehe

Em homenagem a decisão óbvia do STF. Tão óbvia que nem dá para comemorar, só lamentar que antes havia gente que duvidava dos direitos civis.

Gilmar Moschen disse...

Vários pensadores e economistas que considero geniais assim como Dr.Roberto Campos era apreciador de scotch!. O problema da sua afirmação "Por essas e outras que sempre desconfiei de quem não bebe nada!" está em que por avanços da medicina ex:alcool x hipertenção ; alcool x Diabetes é uma entrega sem freio a morte. Ademais, ter fama de alcoolíco, temos um péssimo exemplo: o ex-atualplatonista-eternopénosaco-presid.luladasilva.
Ps.: Descobri a pouco tempo seu talento e intelegiencia e só agora que estou aprendendo, que burro que fui.
Abraços

Anônimo disse...

Pra ver os efeitos da maconha na inteligência basta dar uma olhada nos comentários do mises.org.br
A última pérola: bancos centrais são as causas de TODOS os males...

Com 'aliados' assim quem precisa de inimigos?
ntsr.