sexta-feira, março 16, 2012

Valor entrevista Roberto Civita

O caderno Eu & Fim de Semana do jornal Valor Econômico entrevistou Roberto Civita, controlador do Grupo Abril e criador da revista VEJA. Recomendo a todos a leitura na íntegra. Abaixo, alguns trechos:

"Se você não está gerando reações fortes, está fazendo algo errado. Não acredito em imprensa que quer agradar a todo mundo. Por que você faz uma revista? Só para ganhar dinheiro? Eu acho que vem junto uma responsabilidade. Eu falo isso há 50 anos... Para todo mundo. Para os meus filhos. Eles não gostam, mas eu falo. Se você não quer ter a responsabilidade, vai fazer álcool, vai plantar batata."

"Acreditamos, nesta empresa, na livre-iniciativa e somos contra a estatização, socialização, por achar que não funciona. Não é visão filosófica. E o capitalismo sem regras também não funciona. Tem que ter equilíbrio. Nós defendemos essa posição com firmeza. Se vem alguém dizendo que não, que a solução é a socialização de tudo, a gente briga. E acaba tendo um sabor editorial na matéria."

- O senhor não acha importante ter em "Veja" também o lado contrário?

"Não, acho que não. Espera. Quando é uma questão de fato, acho que sim. Se você tem duas ou três ou mais versões de uma mesma coisa, aí é obrigação ouvir, não pode dar um lado só. Mas na posição editorial não precisa levar em conta [o contrário]. Senão, você faz um jornal, uma revista, uma TV anódinos, sem cor, sem posição."

"Os outros que comprem outra coisa. Não preciso agradar a todo mundo."

- Qual é a sua visão da elite brasileira?

"Acho que precisa levar mais a sério, muito mais a sério, a sua responsabilidade. Não pode ficar pensando apenas no que lhe convém. Por exemplo: na frente empresarial, você tem que ter uma responsabilidade. As pessoas têm que pensar... não é só ganhar dinheiro."

"Metade dos brasileiros acha que não paga impostos. Na luz, na conta telefônica, no feijão, no arroz, na farinha, na gasolina... em tudo eles pagam imposto. E acham que não é problema deles. E nós queremos que eles se deem conta, que achem que é problema deles."

"Queremos que o governo seja um bom gestor, que seja eficaz, econômico, que não jogue dinheiro fora, que não roube. Essa coisa de entrar na vida pública para ficar rico me irrita. Não é que me irrita um pouquinho, me irrita muito. Eu fico p... com isso."

8 comentários:

rodrigo disse...

A esperança do Brasil é uma imprensa como a que o Civita defende, porque educação e governo não nos deixam mais esperanças.

Anônimo disse...

'E o capitalismo sem regras também não funciona. '

Funciona na cabeça dos lunáticos.

rubens disse...

Bem, a Carta Capital gera emoções fortes. Uns criticam e outros defendem. Ninguém é indiferente a essa revista. Logo, pela teoria do Civita, ela não está fazendo nada de errado. Não concorda Rodrigo ?

Rodrigo Constantino disse...

Não, pois a Carta Capital é revista "chapa-branca", ou seja, não tem autonomia. Uma coisa é vc defender o que julga CERTO, sem se importar muito com agradar a todos. Outra coisa, bem diferente, é vc defender aquilo que o governo MANDA porque tem interesse nisso.

rubens disse...

Mas Rodrigo, a Veja não pode ser considerada uma revista chapa branca do governo de São Paulo ? Ela sempre defende o governo tucano. E a Carta Capital pode achar que muitas políticas do governo são certas. E não porque o governo manda. Se vale para a Veja defender o que acha certa sem se preocupar com os outros, por que isso não pode valer para a Carta Capital ? Ela defende o que acha certo sem se preocupar com que os outros pensa, isso incluindo vc.

Rodrigo Constantino disse...

Rubens,

Começo a achar que vc também é chapa-branca, ou está com dificuldade de entender uma diferença básica.

A Carta Capital é PAGA pelo governo! Acabou a independência.

A Veja é a maior revista do país, se sustenta com verbas privadas, e NÃO DEFENDE OS TUCANOS. Há várias capas atacando os erros dos tucanos. Basta ver.

Ao usar este ataque, vc demonstra ser chapa-branca ou ter um viés ideológico que te inviabiliza uma análise isenta.

Gerhard Erich Boehme disse...

Fico feliz, e com esperanças de um Brasil melhor, pelo fato de termos pessoas como o Civita liderando nossa imprensa. Tivemos uma grande perda, das mais significativas, quando o Engenheiro Henry Maksoud deixou de publicar a Visão e outras tantas revistas excelentes como a Dirigente Industrial e Dirigente Municipal.

Anônimo disse...

se a esperança do Brasil for uma revista em que foi pautada por 8 anos sob o controle dos interesses de um bicheiro!!

O brasil tá msm perdido