sexta-feira, abril 19, 2013

O último pilar


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

O governo petista vem derrubando cada pilar importante que herdou da gestão FHC. Praticamente não temos mais câmbio flutuante, a meta de inflação perseguida com razoável autonomia do Banco Central foi deixada de lado, as privatizações deram lugar à criação de novas estatais e mais intervencionismo na economia, e agora até a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está ameaçada.

Uma grande reportagem no jornal O Globo hoje, mostra como o descontrole de gastos ameaça os estados. O principal item fora de controle tem sido o gasto com pessoal. Ou seja, uma vez mais o inchaço da máquina estatal coloca em risco as finanças públicas do país. O mau exemplo vem do próprio governo federal, que não só vem expandindo seus gastos, sob a desculpa esfarrapada de ação anticíclica contra crises, como tem sido negligente com os estados que abusam da lei.

O especialista em finanças públicas, José Roberto Afonso, entrevistado pelo jornal, atribuiu o crescimento dos gastos com folha de pagamento a um “afrouxamento” da política fiscal endossado pelo Tesouro Nacional que, segundo ele, “começou a liberar crédito sem garantias de aumento de investimento por parte dos estados como contrapartida”. É o PT pensando apenas nas próximas eleições, e nunca nas próximas gerações.

Nada disso deveria surpreender tanto, quando lembramos o passado do PT. O partido foi contra todas as reformas importantes da era FHC. Ele está apenas seguindo aquilo que sempre defendeu, deixando claro que a carta ao povo brasileiro era um engodo, uma concessão temporária para chegar ao poder, uma armadilha. A LRF representa, possivelmente, o último pilar que restava ser derrubado para que as conquistas do governo FHC sejam apagadas, dando lugar ao verdadeiro projeto petista. 

11 comentários:

Anônimo disse...

É a cartilha de Gramsci avançando e nós de cadeirinha, que nem micos amestrados, assistindo.
Tomara que a reação na argentina nos dê alento, porque PQP!, esse nosso povo é danado. Brasileiro só se reúne para beber, churrasquinho, samba e futebol, mesmo.
Mais 500 anos de história para chegarmos a algum lugar. Se é que chegaremos!
Bom final de semana a todos!

Anônimo disse...

Mas o PT deu continuidade a muitas coisas que iniciaram-se e ou foram amplamente incentivadas por FHC.

Por exemplo o PT continuou dando dinheiro ao MST, não tanto quanto FHC, mas manteve isso, embora sob FHC houvesse maior incentivo para invasões.

O PT também seguiu a idéia de FHC de transformar o MEC numa absoluta fonte de doutrinação socialista, muito bem fomentada por Paulo Renato e em todo o governo FHC. Foi FHC que investiu pesado na doutrinação para o esquerdismo socialista.

O PT também deu continuidade às indenizações milionárias a bandidos que assaltaram, sequestraram, torturaram e aterrorizaram o pais em certa época.
FHC inventou as indenizações milionárias fornecidas a toque de caixa em velocidade supersônica. Nunca o aparelho judiciario (sim, um aparelho) foi tão eficaz e rápido em suas decisões. Agradeça-se a FHC os muitos bilhões que entraram em bolsos de bandidos com a extrema ligeireza do aparelho judiciário (empestiado de socialistas, que adoram faturar às custas do trabalho alheio - altos salários e altissimas mordomias, verbas indenizatórias e gratificações diversas ao judiciario assim corrompido) ...Salve FHC, foi o precursor perfeito do PT, quase um siamês.

...O PT deu continuidade a muito dos projetos de FHC, afinal, FHC chegou mesmo a ser cabo eleitoral de Lula em 89. ...cuisp!

samuel disse...

CORROBORANDO COM O ANONYMOUS...
Aos militares, a comissão da “verdade”. Nenhum esforço posterior se compara à dedicação e patriotismo daqueles que construiram a infraestrutura atual do país e, no entanto para eles o opróbrio. Para os novos reformuladores da pátria, a academia. Porque não para Lula? Lula está na esteira de FHC, é seu herdeiro, seu preferido.
FHC Kerenski – aquele que chorou de orgulho quando o operário Lula foi eleito, é a personalidade mais importante do Brasil na segunda metade do século XX, não pelo bem que fez, mas pelo mal que praticou. Ele cometeu o terrível erro de avaliação de todos os que abraçaram a social-democracia, de achar que chegam ao poder, cavalgando na mentira igualitarista, e nele conseguirão manter-se. Ora, eles sempre serviram e servirão de abre-alas da revolução. Nas suas pegadas sempre virão os “verdadeiros” socialistas.

Anônimo disse...

Vou listar os pilares que FHC deixou para os governos do PT:

- economia estagnada (não venha com a história de que o cenário externo era ruim: tanto a China como até os EUA cresciam pra caramba, a Europa idem);

- ferrovias sucateadas;

- explosão da dívida pública (de 70 para 700 bi);

- ensino técnico sucateado;

- universidades sem incentivo, sucateadas também;

- exército quase falido;

Vamos parar de deturpar a história. Tentaram fazer com a Thatcher e não deu certo. FHC praticamente faliu com o país. É só ver a posição do Brasil no ranking dos PIBs.

O resto é conversa fiada!!

Catulo disse...

O cara se diz LIBERAL e é partidário do PSDB, um partido SOCIAL-DEMOCRATA!!!

Meu Deus, esses são os liberais brasileiros. É bom sempre lembrar que os LIBERAIS eram ferrenhos defensores da ESCRAVIDÃO no século XIX. Sim, fizeram tudo para continuar escravizando os negros, pois o direito de propriedade era mais importante que a liberdade.

Vai ter coerência assim na China (ôpa!!)

Anônimo disse...

PT=PSDB

Marcio disse...

8º MANDAMENTO DO "DECÁLOGO DE LÊNIN", os 10 mandamentos dos comunistas.
"PROVOQUE DISTURBIOS E CONTRIBUA QUE AS AUTORIDADES NÃO OS REPRIMAM"!
Os partidos comunistas, como o PT-Brasil, PSUV da Venezuela etc., onde se instalam trazem destruição, miseria e mortes, iniciam perseguição à Igreja católica; ações diversas, como: combate à homofobia, que significa, na realidade, combate à família natural fundada na heterossexualidade; descriminalização do aborto, que significa, na realidade, combate ao nascimento e a governamental proteção ao menor infrator ao vetar a maioridade aos 16 anos, também bolsa-bandido, não construir presídios na medida certa e redução das penas a 1/6 do tempo de prisão ou seja, significa o governo instigar a violencia e instalar o verdadeiro estatuto da proteção à bandidagem precoce e punição das vítimas, com lamentável ajuda em ambos países de muitos sacerdotes e pastorais passando-se por católicas engajadas no socialismo, tendo a expressiva ajuda da esquerdista Teologia da Libertação-PT e associados.
E daí, quando a sociedade produzida estiver insuportável, cada vez mais cedo mata-se por nada em idade precoce, a proposta dos mesmos “cumpanheiros” é acusarem as vítimas de estarem em “local e hora errados” e numa boa, eles fumarem um baseado para relaxar, e com o amparo legal, é claro, escaparem ilesos!
E os neo integrantes do PCCzinho antes dos 18 anos em fase de aprendizado que voltem às ruas para continuarem em seus crimes, fazendo tiro ao alvo na população com apoio oficial; afinal eles fazem parte do processo comunista de manter a sociedade em polvorosa e a debater-se desesperada sem a quem recorrer.
Vocês, eleitores do PT-PSUV, diante de Deus estão por detrás de todos os crimes, inclusive colocando-se para serem as próximas vítimas dos bandidos que pelo voto ajudam criar!

Anônimo disse...

Não sei porque tanta injustiça com o Presidente Lula. Além de maior estadista da nossa história, ele criou condições internas para que a justiça social começasse a se materializar. No comando da economia, evitou que o pais caísse no abismo em plena crise internacional, em 2008. Já os militares, tiveram ganhos reais e investimentos em sua tropa.

Anônimo disse...

De onde vem esse negócio de "decálogo de Lênin"? Inventaram isso e agora alguns idiotas passam a fazer referência ao tal "decálogo". Talvez a obra pertença a algum "trotista" (de trote, brincadeira sem graça...) que alguns tolos passaram a repetir. Alguém pode dizer de onde veio?

samuel disse...

Os ignorantes e pobres de espírito são bem aventurados? Ignorância quando no governo requer burocracia. BUROCRACIA É BOM? BUROCRACIA PRODUZ MANTEIGA E MEL? BUROCRACIA ENCHE BARRIGA?

samuel disse...

es como dicen los venezoelanos:
El socialismo es aplicable sólo en dos lugares:
Uno de ellos es en el cielo. Pero ahí no lo necesitan. Otro está en el infierno. Pero hay que ya lo tienen.