quinta-feira, janeiro 10, 2008

O Socorro ao Masp


Rodrigo Constantino

"O Estado é a grande ficção através da qual todo mundo se esforça para viver às custas de todo mundo." (Frédéric Bastiat)

Circula em São Paulo um "apelo aos Poderes Públicos" para que estes salvem o Museu de Arte de São Paulo, o Masp. O apelo ao S.O.S. estatal ocorre após o roubo dos quadros de Pablo Picasso e Cândido Portinari, avaliados em mais de R$ 100 milhões – e já devidamente recuperados pela polícia. O furto deixou evidente a precária situação da segurança do museu, e logo surgiram pessoas demandando a intervenção governamental na entidade. O apelo do grupo, que já conta com um site específico para isso (www.sosmasp.com.br), afirma ainda que o prédio do Masp pertence a Prefeitura, cedido em comodato à sociedade Masp por 40 anos. O prazo vence em novembro deste ano, e o grupo considera a ocasião perfeita para "se retirar das instâncias privadas vigentes o controle do Museu e para se inaugurar uma outra fase de sua história, mais eficiente e sobretudo mais compatível com suas necessidades atuais e futuras". Termina o apelo pedindo a intervenção estatal para permitir que o Masp torne-se, enfim, "o Museu de que a megalópole que somos necessita!".

Não obstante o sonho desprovido tanto de lógica quanto de evidências empíricas, de que a gestão estatal é mais eficiente que a privada, resta questionar alguns outros pontos nesse apelo. Em primeiro lugar, se um cofre de um banco for roubado, vamos demandar a estatização deste banco? Bem, na verdade o governo já é o maior banqueiro do país, através do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES. Esquizofrenia esquerdista à parte, já que a esquerda adora jogar a culpa dos nossos males nos "banqueiros", ignorando que o governo que eles tanto defendem é o maior deles, creio que somente os mais jurássicos socialistas defenderiam a transferência do controle de um banco para o governo por causa de um roubo de cofre. Roubos acontecem, ainda mais nesse país, onde o governo faz tantas coisas indevidas que não sobra recursos para focar no que realmente deveria: a segurança. Mas o apelo ao S.O.S. estatal no caso do Masp, creio eu, não deriva somente do roubo ocorrido, e sim do que foi roubado. Trata-se de arte! E isso é "patrimônio da humanidade", dizem. Uma "necessidade"!

Pois bem: quem define qual arte é "patrimônio da humanidade" e, portanto, deve ser bancada pelo governo, isto é, por todos que pagam impostos? Será que os burocratas do governo, humanos como todos, devem ter o poder arbitrário de decidir o que deve ser financiado pelos pagadores de impostos em nome da cultura? Com essa mentalidade, nosso governo já mandou Tati Quebra-Barraco, a cantora de funk, em uma viagem pela Europa, divulgando a "cultura nacional" para os gringos. Melhor nem comentar sobre os filmes financiados pelo governo, ou seja, o nosso dinheiro! Só de filmes fazendo propaganda comunista enganosa eu perdi a conta. É isso que deve ser função do governo? Eu penso que não. Acredito na liberdade de escolha individual, e sim, a arte faz parte dessa gama de opções que cada indivíduo deve ser livre para exercer suas próprias preferências. Eu posso não gostar de Tati Quebra-Barraco, ou dos filmes do "Zé do Caixão", e não acho justo ter que pagar pela "arte" deles. Assim como acho perfeitamente legítimo os outros não aceitarem pagar por aquilo que eu considero boa arte.

O termo "democracia" tem sido deturpado ao extremo, e já invadiu o campo da arte também. Arte "democrática", dizem, é aquela que permite o acesso a todos. Nada mais falso! Nem mesmo o show do socialista Chico Buarque pode ser visto por todos, já que os ingressos custam caro. E assim que deve ser mesmo. O preço será determinado pelo encontro da oferta e demanda, garantindo assim a liberdade dos indivíduos. Eu não sou menos livre porque não posso pagar para visitar todos os pontos culturais do mundo que gostaria de ver. Minha liberdade é ameaçada quando há coerção humana, quando um obstáculo criado pelos homens me impede de fazer algo. Mas é absurdo falar em escravidão quando a própria natureza nos limita. Ora, não sou escravo porque não tenho asas para voar! Para compensar essa limitação natural, os homens criaram o avião. Mas estes são fabricados por empresas, e operados também por empresas, e se eu desejo usufruir disso, tenho que pagar! A empresa aérea não reduz minha liberdade de voar por cobrar caro pela viagem. Eu jamais teria tal liberdade, para começo de conversa, não fosse ela. Muitos confundem esses conceitos, usando o termo escravidão onde ele não é adequado. Escravidão é quando a coerção humana me impede de fazer algo, não quando há uma limitação natural, como a minha falta de recursos, para fazer algo que eu desejaria.

Dito isso, fica mais fácil entender o que está por trás dos apelos pelo controle estatal dos "patrimônios da humanidade". Ora, um quadro não cai do céu, não nasce do nada. Ele foi pintado por um indivíduo, como propriedade privada, e adquirido por alguém também. Se desejo ter ou mesmo ver este quadro, tenho que pagar por isso, numa troca voluntária com seu dono. No fundo, a mentalidade que pede controle do governo funciona da seguinte maneira: quero ter o direito de usufruir de algo que gosto, sem ter o dever de pagar por isso. Logo, os outros pagarão para que eu possa degustar da arte que aprecio. Um bom exemplo é a Orquestra Sinfônica, inclusive citada no texto do apelo. Ora, eu posso detestar música clássica, preferindo heavy metal ou música eletrônica. Por que devo ter que pagar para manter uma Orquestra Sinfônica? Se a própria demanda por sua arte não for suficiente para sustentá-la, é porque ela simplesmente não deve existir. Assim funciona o mercado: sobrevivem aqueles que atendem de forma mais eficiente as demandas! Por isso filmes de Hollywood arrecadam tanto, enquanto filmes franceses quase não são vistos.

É extremamente arrogante e autoritário forçar os outros a pagar pelo que não desejam, impor as preferências dos burocratas a todos. Pode ser lamentável, mas se o povo quer assistir BBB, é um direito dele. De gustibus non est disputandum. Absurdo é aumentar impostos, que irão impactar a vida dos pobres, para que uma minoria da elite financeira possa ter sua orquestra "grátis", sustentada com o suor daqueles que não ligam a mínima para música clássica. O mesmo vale para os quadros de Picasso ou Portinari. Querem jogar os custos do museu no colo do Estado, ou seja, no colo de todos que pagam impostos, pobres e ricos. Não creio que uma família pobre, cujo salário mal dá para bancar uma moradia e alimentação decentes, ligue muito para Picasso. Alguém acha justo esses pobres terem que comprar produtos mais caros, por causa dos pesados impostos, para que um paulista rico possa ir ao museu estatal apreciar Portinari? Eu não. Entre o socorro ao Masp e o socorro aos pagadores de impostos, súditos de Brasília, fico com a segunda opção.

9 comentários:

Alexandre Riani disse...

Parabéns Rodrigo.

Senti Bastiat vivo em suas palavras.

Anônimo disse...

Sedento por verbas públicas, o ator de cinema Paulo Betti justificou o mensalão dizendo que “não dá para fazer política sem meter a mão na m...”. Alias, não existe raça mais parasita de meus tributos que esse povinho de cinema. Recentemente, o governo utilizou 4 milhões de reais do meu dinheiro para mostrar a saga da garota de classe media que aos 17 anos de idade fugiu de casa para abrir as pernas em troca de uns caraminguás: Bruna Surfistinha também é “cultura popular”. Assim como ver Vanessa da Mata cantando Ai Ai Ai em seu novo DVD custou 1 milhão de reais do Erário.

Anônimo disse...

O filme Tropa de Elite custou 9 milhões de reais ao contribuinte. O desfile das escolas de samba do Rio, 12 milhões de reais. Vários camarotes e blocos do carnaval de Salvador também recebem $$ público. Pagamos uma fortuna, via tributo, para ver Carlinhos Brown pintado de tinta branca, batendo tambor e cantando: "aê aê aô". A famigerada Lei Rouanet é o grande duto dque liga o dinheiro público (meu dinheiro) ao bolso de artistas mediocres, rejeitados pelo mercado.

Anônimo disse...

Quer apostar quanto que o masp VAI passar a ser bancado por nós?

Anônimo disse...

Excelente este artigo.

Claro, direto, simples no trato de um tema que muita gente como eu tem dificuldade de entender.

Gosto de ler artigos político-econômicos mas como os mesmos requerem uma intertextualidade superior àquela que possuo, os mesmos acabam virando letra morta para mim.

Já este artigo prima pela simplicidade por recorrer a imagens e exemplos que estão bem próximos de meu senso comum.

Parabéns ao articulista.

Prata disse...

Quando acabarem com todas as orquestras e roubarem todas as obras dos museus, quando eles forem abandonados pelo poder público e condenados às leis do mercado, só vão sobrar o bonde do tigrão e os quebra-barracos, para nos divertir, vivendo às custas dos impostos, só vão sobrar "artistas" charlatões, para criar cortina de fumaça sobre os "charlatões" travestidos em políticos. Pão e circo andam juntos, em um governo populista, que não quer um povo culto.
Fico surpreso em ver que alguém culto como o articulista possa defender o fim de uma orquestra, se a orquestra não consegue arrecadar recursos... Brincadeira, não faça isto. Já é difícil levar arte digna, nobre e culta para um povo embrutecido por uma televisão que nivela por baixo...
Pensem bem... o fim dos museus... o fim das orquestras. Só Tati barraco fazendo um som nas vossas orelhas.... Que maravilha hêim.
Linda proposta a vossa...
O fim das orquestras.
Vamos todos ficar assistindo os travecos na Luciana Gimenez, as porcarias da politica nacional, onde idiotas se travestem em politicos, etc...

Fim das orquestras...

Que proposta infeliz, ventila esta sua idéia.

Condenar a produção cultural às leis de mercado: só vai sobrar porcaria.

Pois o povo sem cultura aceita qualquer porcaria como cultura.

Depois de Duchamps, tudo é arte e todos são artistas.

Bela porcaria...

Fim das orquestras?

Que absurdo!!!!

Anônimo disse...

"Por que devo ter que pagar para manter uma Orquestra Sinfônica? Se a própria demanda por sua arte não for suficiente para sustentá-la, é porque ela simplesmente não deve existir."


Com essa frase, fica extremamente claro para mim por que economistas não são designados para administrar nada que não seja seu próprio dinheiro, e o dinheiro de quem pagar para que ele administre.

Isso me lembra uma foto que você usou em um de seus artigos, e que até hoje não se deu nem ao trabalho de dar os créditos, quanto mais pagar para quem a tirou.

Anônimo disse...

É por isso que vivemos um país sem cultura, bem poderia haver uma país sem políticos, assim talvez sobrasse mais dinheiro para investir em arte, cidadania,saúde, enfim, seria utilizado para o que deve.

Anônimo disse...

Ah, outra coisa, libertário? Aonde?