terça-feira, outubro 28, 2008

Eleições: Análise








Comentário: A conclusão direta, sem eufemismos, é que os ignorantes e pobres votaram em Marta Suplicy e Eduardo Paes, enquanto aqueles com mais escolaridade e renda votaram em Kassab e Gabeira. Infelizmente, parece que o Rio tem mais ignorantes e pobres em termos relativos: lá em São Paulo deu Kassab, e aqui no Rio deu Paes mesmo. A pergunta é: por que esses governantes que dependem tanto da pobreza e da ignorância iriam lutar para REDUZIR ambas? Pensem nisso.

Outro ponto importante: Quase 70% dos eleitores cariocas NÃO votaram em Paes! Afinal, quase metade escolheu Gabeira, e outros 20% preferiram não votar. O voto nulo ou a abstenção se mostram cada vez mais um meio legítimo de protesto, para acabar com o voto obrigatório e para deixar claro que o eleitor não está satisfeito com NENHUM dos candidatos. Chega de "voto útil". É bom deixar claro para os políticos que não aprovamos nada disso que está aí.

Por fim, fica registrado aqui o meu total repúdio à vergonhosa atitude de Eduardo Paes, que se aproximou do presidente Lula e do PT de forma patética, chegando a mandar carta com pedido de desculpas poucos dias antes da eleição, apenas para conquistar mais alguns votos. Em São Paulo, ganhou a oposição ao governo federal, sem ter que se submeter a um papel lamentável desses. A crença no "toque de Midas" do presidente Lula foi derrubada, e isso porque a crise financeira nem chegou direito na economia "real" ainda. Os aliados de Paes não poderiam ter um nível pior, e seu foco no imediatismo vai lhe custar caro no futuro. O povo, ao menos a parte mais esclarecida, está cansado desse tipo de político oportunista, que joga qualquer escrúpulo na lata do lixo em troca de alguns votos extras. Kassab venceu e sem precisar de esmolas do governo federal. Paes vendeu sua alma ao diabo!

18 comentários:

Rafael Santo disse...

uma pequena correcao, Rodrigo. O numero de eleitores no Rio é de 4.579.365. O Paes teve 1.696.195 votos. Portanto, 63% nao votaram nele.

Unknown disse...

O cara chama de "ignorante" quem não tem curso superior, numa visão das mais ignorantes...

Rodrigo Constantino disse...

Rafael, é claro que existem exceções, e que vários sem diploma são inteligentes ou sábios, enquanto nada garante que um universitário tenha realmente conhecimento. Mas, NA MÉDIA, parece natural assumir que alguém sem ensino fundamental é ignorante em relação a alguém com diploma universitário. E tem a questão da renda também.

Pergunta: Um sujeito que não terminou o colégio e ganha 2 salários mínimos, COSTUMA ser mais ou menos ignorante que alguém com diploma universitário e renda mensal acima de 10 salários?

Rodrigo

Rodrigo Constantino disse...

Em breve, os "politicamente corretos" vão alegar que os eleitores de Lula no NE, que recebem Bolsa-Família, não são, NA MÉDIA, mais ignorantes que os paulistas que abominam o PT.

Aliás, o fato de votar no PT JÁ É um indicador de ignorância - ou desvio de caráter.

Rodrigo

Jeová disse...

É errado raciocinar dessa maneira.

Basta lembrar que os primeiros redutos da esquerda foram locais onde havia gente mais rica e escolarizada, como SP e RS. Sem contar que, em 2002, Lulla tinha maior apoio entre os mais escolarizados.

Na época em que o centro-sul elegia governadores, prefeitos e senadores do PT, os nordestinos não votaram neles não.

Eles passaram a votar no PT depois da chegada do PT ao poder. Até 2002, eu, fortalezense, nunca havia sido "governado" por um PTista. Em 2002, elegeram o Presidente do PT, em 2004, a prefeita do PT, que foi reeleita gora e, em 2006, elegeram um sujeito aliado do PT (irmão do Ciro).

São poucas as pessoas que realmente tem um pensamento político. A maior parte simplesmente procura a implementação de um pensamento que lhe favorece. Os pobres, mais dependentes da ajuda governamental, tendem, obviamente, a ser favoráveis ao atual governo - seja ele qual for.

Os pobres e os ignorantes não são esquerdistas nem PTistas. Eles são PMDBistas, se é que vocês me entendem...

gus disse...

Certo, o Kassab não precisou esmola do governo federal, bastou as "máquinas estadual e municipal".
Estou cansado desta dicotimia direita-esquerda. Sou do povo, sou trabalhador e meus impostos são roubados desde que eu commecei a pagá-los, primeiro pela quadrilha do PSDB, depois pela do PT. Agora, o que já está ficando ridículo são esses blogueiros de direita apregoando que a corrupção começou em 2003 no Brasil; lembram-se do engavetador geral da República do FHC? - mais de 600 processos engavetados - da compra para a reeleição? da Tersa Grossi? inacreditável e simplesmente promovida após uma brinacdeirinha de 2 billhões?
Tem coisas que não dá pra engolir (o PFL mudar o nome pra DEMOcratas é hilário)
Aí vem um assecla do PSDB, o Reinaldo Azevedo, que foi contra as pesquisas com células tronco poruqe a obscurantista igreja católica acha melhor jogar essas células no lixo, disfarçar propaganda eleitoral como blog político em que apenas são aceitos comentários com deslavados puxa-saquismos, que quer a Luciana Gim... digo Sara Palin presidente dos Estados Unidos porque não admite um negro no poder e porque ela é de direita.
Ora amigos, há que se haver equilíbrio, não é por causa do fracasso da ditadura da burocracia estatal, erroneamente chamada comunismo, que valores que pregam o bem estar social com alguma intervenção estatal devam ser demonizados. Não fossem lutadores com ideais esquerdistas, ainda haveria escravidão no Brasil e Ku Kutz Klan nos EUA, e ditaduras militares. Stalin foi um carniceiro de esquerda? sim, e Hitler de direita. Jesus Cristo, existindo ou mão, tinha um ideário esquerdista, e a igreja católica usou seu mito pra erguer um das instituições mais vis que a direita ja produziu. Aí vem Mainardi, que agora também quer ver a miss Alaska lá,e foi a favor do Bush desde o começo, apoiou a invasão do Iraque,a matança e civis inocentes comandada por simples idiotas com Rusnfeld, Bremer, Chaney e outros canalhas. Vocês que sempre apregoaram o estado mínimo, e que dizem que o capitalismo se ajusta e auto-regula, não vêem que um mínimo de regulação estatal ( a exigência de garantias reais pra concessão de crédito, por exemplo, poderia ter amenizado esta crise atual)? Não vêem que uma sociedade baseada simplesmente no consumo e no individualismo leva a degradação dos valores morais, desconhecidos por excutivos do mundo financeiro que ganharam bilhões com negócios que eram bombas-relógio? Só que para tapar o rombo, aí os senhores não reclamam do estado usar o dinheiro de todos, não é mesmo?
O que me parece é que a direita brasileira, depois de 500 anos no poder, não suporta ver um governo que, mesmo que em parte por sorte e mesmo que não se possa dizer de esquerda, tomou-lhes democraticamente o poder, e não levou o País à bancarrota, e com assistencialismo ou não levou comida à mesa de gente que nestes quinhentos anos foi desprezada por esta chamada direita
O senhor, Rdrigo Constantino, ainda tem a minha admiração, pois fomenta o debate e não censura quem não escreve apenas salamaleques.
Desculpe alongar-me tanto e obrigado.

Dr. Ned Kelly disse...

Se pobre ou rico vota no PT, tenho lá minhas duvidas. Só sei que quem vota no PT, quando nao é burro (um asno mesmo, ignorante, mentecapto propiramente dito) é porque vai se locupletar com alguma benesse do governo, aqui entram os miseraveis que recebem bolsa escola, bolsa comida, bolsa isso, bolsa aquilo, um bando de vagabundos funcionarios publicos, um bando de academicos de bosta e um bando de empresarios que se locupletam com corrupcao e protecionismo.

Dr. Ned Kelly disse...

gus, seu post tem uma diarreia de cliches estupidos. Só vou ressaltar dois pontos:
1) Nao é Ku Kutz Klan é Ku KLUX Klan, e ela ainda existe.
3) A escravidao ainda existe no Brasil, é a escravidao do patrulhamento e da ignorancia e pelo seu texto, lamento dizer que voce esta na senzala.

Jeová disse...

"Estou cansado desta dicotimia direita-esquerda."

Você nunca viu essa dicotomia.

gus disse...

Caro dr. Kelly

O argumento que usou e que nao escrrevi kkklancorretamente, nada sobre engavetadores da Republica, nem aquele papo de que "ele era independente, o presidente nao tem culpa de botar o vampiro pra gerir o banco de sangue"
Voces direitistas radicais estao ficando bovinamente chatos como os esquerdistas radicais. esse negõcio de chamar de "petralha" qualquer um que discorde assemelha-se muio ao "reacionarios" da esquerda. Nao somos, sei que falo por muitos" esquerda nem direita. Nao gosto do governo de Cuba, nem da Venezuela, nem dos Talibas e nem do Bush.
Esquerdistas defendem Chaves, por ele nao baixar a cabeca para o "imperialismo" americano e direitas defendem Bush, que com informacoes falsas, botou um time de perfeitos idotas para comandar a invasao e ocupacao do Iraque: Runsfeld, Chaney ,Bremer(ficara ofendido se escrevi errado) e agora querem o EUA na mao de uma dupla que,no Brasil, equivale-se a Zagalo e Luciana Gimenez. Um heroi de guerra, que teria sido mais util ao pais se aceitasse a soltura e ajudasse num possivel resgate, e a miss Alaska, que dispensa comentarios. e tome voces aprovando matanca de inocentes e imbecilidades estrategicas.
A esquerda diz que a burocracia da ditadura estatal que chamou-se erronemante comunismo, nao era a esquerda dos ideais revolucionario;
nao era mesmo , mas que eles apoiaram, apoiaram. E agora vem a direita dizer que o Neo- Liberalismo deles nao e este que tropecou numa tragedia anunciada, e dizem que a culpa e do estado nao ser tao minimo com queriam, mas que eles apoiaram, apoiaram
A esquerda com raiva d empreendedores ganhando dinheiro e a direita com raiva do estado dar um prato de coida sos pobres. So que a esuqerda nao recusa os bens capitalistas e nem a direita acha errado o estado tapar o rombo dos especuladores e tubaroes do capitalismo.
Nao cofio em politicos, nem de esquerda nem de direita, alias termos circunstanciais que cada hora querem dizer algo diferente.
Parece simples um estado que crie condicoes pra os empreenderores florescerem, cobrem impostos e os ivistam em educacao, saude , e que promova a igualdade nao essa pos escravidao, em que os 400 mensais nao garanrem nem a limentecao que os senhores feudais forneciam.
vaces acham ridiculo, e acabam tendo razao, camisetas do Che Guevara, mas ficam escrevendo puxa-saquismos a alguem cuja funcao e ser o pitbull do Serra, dizendoTio Rei, o Obama petralha nao pode ser presidente. Quer que alguem acredite que voces nao sabem que a corrucao era maior e totalmente impune no governo FHC
Qunato ao outro argumento seu, de que a escreavidao ainda existe, existe sim, como ja disse, agora informal, o que fsaz com que nem alimentos os escravos tem garantidos, e quando vc diz que a escravidao que existe e o patrulamento, nao, patrulhamento e ficar chamndo quempensa diferente de petrlha e chamando seus argumentos diaarreia e bradando,"TIO REI, APAGUE O PETRLHA DA 09 30" E ele apaga

Unknown disse...

gus, para quem diz estar cansado da dicotomia direita-esquerda, você a utiliza demais.

Hitler e Stalin eram ambos coletivistas extremados limitadores da liberdades individuais, independente do critério que você utilize para colocar um na direita e o outro na esquerda, apesar de que fiquei curioso para saber que critério é este....

FHC fez um governo social-democrata e é absolutamente a favor da regulação de mercados, como pode aproximar o pensamento dele do dos liberais no mesmo saco chamado "direita". Enfim, respeitosamente, você parece não estar com as idéias muito claras...

Quanto a "esquerda" que lutou contra a escravidão no Brasil, você estava se referindo ao liberais, certo?

Unknown disse...

Os pobres e os ignorantes não são esquerdistas nem PTistas. Eles são PMDBistas, se é que vocês me entendem...

Essa foi uma das melhores frases que já li nesse blog !

Dr. Ned Kelly disse...

Gus, conclui apenas que voce é um chato de galochas...seus textos vem carregados de rancor e tambem uma forte fixacao pelo Reinaldo Naoseioque... acho que voce esta precisando de amigos...mande um email pro Al Gore, ele tambem esta solitario...quem sabe voces dois nao fazem um filme sobre o ManBearPig e o perigo que ele representa ao mundo...

gus disse...

caro Ferrao

Nao sou, obviamente, intelectual nem estudei mais do que pude, tive é que ralar cedo na vida; estou aqui apenas expondo minhas idéias mas vejo nas réplicas um viés, de empáfia, como se quisessem me mostrar como ignorante; admito, sou ignorante, mas nao ao ponto de , por exemplo, querer a miss Alaska no cargo mais importante do mundo, basta o energúmeno, idiota e imbecil do Bush ( acho que voces gostam dele porque a eleicão foi roubada, que nem a do FHC, afinidade) só que os argumentos que voces usam pra tentar humilhar intelectualmente, parecem coisa de redneck americano, ou voce acredita que o governo do FHC foi social-democrata porque tá escrito na sigla (deve acreditar mesmo que o PFL é o paraíso dos DEMOcratas, tá no nome, né?)
Agora, dizer que os liberais que lutaram contra escravidão do Brasil, equivalem aos liberais e neo-liberais economicos é porque... o nome é o mesmo, não é? nao deve ser liberal em oposicão a conservador não, né?
Antes de apontar o ferrao, mmeu caro, me responda só uma coisa, por favor: que direito o PSDB, cujo presidente FHC, nomeia um engavetador geral da republica para sentar sobre 600 processos de corrpcão e ainda tem a cara de pau de dizer que ele era independente, que promove servidores responsáveis por rombo de 2 BILHOES, que compra a reeleicão, tem de se proclamar de paladini da ética, só isso, depois, pode pedir pra deletar o petralha das tres - ih, deculpe, confundi com o reinaldo Azevedo - bom, pelo menos aqui meu comentário é publicado.

Jeová disse...

Gus, você quer sair da sua ignorância?

Então considere os seguintes pontos:

- Nós somos totalmente contrários ao FHC, aos tucanos e ao PFL, pois consideramos que eles são esquerdistas. Portanto, é um grande mico ficar falando de FHC aqui.

- Consideramos que a direita, no Brasil, sempre teve pouquíssima representanção.

gorgas22 disse...

Hehe, PSDB é de Direta = Piada.
Nem o Zé Dirceu teve coragem de proferir uma pérola dessas quando entrevistado pelo repórter do CQC na convenção dos Zumbis Comunistas.
Esse negócio de Direita X Esquerda só existe no campo das idéias amigo, na realpolitik brasileira, isso é usado como retórica rasteira pra esconder a realidade: Gangues (Partidos) brigando pelo poder (Acesso ao controle do Estado). That´s It! Cest Fini!
O Resto e conversa mole pra estudante virar idiota útil e fazer propaganda do humanismo da esquerda contra os interesses do grande capital, ou essas asneiras que ensinam nas universidades públicas brasileiras.
Gus, abandone suas ilusões quanto à disputa política baseada em ideais, isso é mero verniz pra dar um brilho intelectual na farsa que é o estado.
O Debate Direita x Esquerda existe no mundo das idéias, do jornalismo talvez. Mas na política de fato, é pura fumaça.
O que não significa que não podemos julgar diferentes governos, e amigo, trata-se de uma questão factual: NUNCA se roubou tanto quanto se roubou no governo Lula, NUNCA. É uma mera questão de saber fazer continha de mais. A Razão está na justificativa ideológica que esses malandros dão a si mesmos (Roubo em nome dos pobres e explorados = OK) e no fato de que Esquerda + Progressistas no poder significa um estado inchado, e quanto mais estado, mais corrupção, ineficiência e parasitismo.
Gus vive em um mundo de faz de conta, onde o problema não é o conjunto de forças e incentivos que fazem do estado uma organização fundamentalmente perigosa e propensa ao parasitismo, para gente como Gus, o problema é o líder. Com o líder certo, as coisas tornar-se-ão perfeitas. É a ilusão do messianismo democrático, basta que as massas demandem líderes humanistas, para que o governo se torne uma força de progresso...
...Non Sequitur

gorgas22 disse...

Quanta bobagem!
Gus
Defina:
NEOLIBERALISMO
Diga-nos QUEM anunciou a tragédia no NEOLIBERALISMO
COMUNISMO
E mais:
Se COMUNISMO aplicado não e URSS, Coréia do Norte, Laos , Cuba, etc... O que é? (Obs: Não vale falar Comuna de Paris, já que a comuna de Paris como sociedade comunista perfeita é tão real como a estória dos 3 porquinhos)
Defina quais são as suas alternativas ao Malvado Capitalismo
Diga-nos por que Socialismo não é escravidão.

gus disse...

Caros amigos
Meu comentário foi sobre um post que tratava das eleicões em São Paulo, em que se disse que Kassab não precisou de esmolas federais, como se fosse o PSDB um paladino da ética e da moralidade. Não sou petista nem comunista, apenas observo que viúvas do FHC ficarem escandalizadas com corrupcão é de uma cara de pau sem tamanho.
Quanto a afirmacão de que nunca se roubou tanto no governo Lula, ora, todos sabem que roubou-se muito mas que a total impunidade não existe mais como era no governo FHC. Mal ou bem, querendo holfotes ou fazendo algumas cagadas, polícia federal e ministério público agora tem alguma funcão, talvez até mais por fraqueza do que honestidade do atual giverno, mas... Voces argumentam contra mim sem tocar no assunto do engavetador geral da Republica, a ridícula figura que FHC nomeou para arquivar todas e quaisquer denúncias de corrupcão no governo e o caso da Terza Grossi ter sido promovida. A brincadeira que ela protagonizou somou meros DOIS BILHÕES DE REAIS.
O mudo em que eu vivo é do individualismo exarcebado, onde filhinhos de papai como Mainardi ficam horrorizados se o governo dá um prato de comida ao pobre (tá bom, eu sei que a intencão é eleitoreira) e taque estado mínimo nos miseráveis ( se houvesse condicões de quem já nasce no lixão competir igualmente, vá lá mas, segundo a lógica deles, voce pega uma crianca subnutrida e que rala em fornos de carvão e afirma: quem mandou ela não estudar em Harvard ?
O estado não deve dar porra nenhuma além de educacão de qualidade, o que se não ocorrer nos próximos 30 anos, fazer o que? que morram de fome. Agora, quando é para tapar rombos deixados por especuladores, aí o estado tem que intervir com aporte finaceiro com os impostos de todos, nao é?
Quando eu disse que a ditadura da burocracia estatal praticada pelos soviéticos e agregados não é comunismo, não é mesmo, o que não isenta esquerdistas de apoiarem a carnificina e o imenso cárcere privado que é Cuba, por exemplo.
Não prego aqui alternativa ao "malvado capitalismo", mas que esse sistema precisa de ajustes, isso precisa. Nào tornou-se perfeito por ter derrotado o chamado comunismo.
Voves é que estão confusos quando atacam esquerda, esquerda esquerda, mas quando é para se assumir de direita, não é bem assim, não existe, e essa ladainha toda.
Quanto as gangues (partidos brigando pelo poder, concordo e falei isso no meu primeiro comentário, nesse ponto estamos de acordo, só que eu digo que a gangue anterior está-se valendo de blogueiros com uma certa cultura e que sabem argumentar, para dar aparência de honestidade a ela, enquanto a gangue atual seria do mal, a gangue anterior seria do bem, visando as eleicões de 2010.
Em relacão ao reinaldo não sei das quantas, usei esse blog sim para acusá-lo, pois não tive nenhum comentário lá publicado, enquanto qualquer idiota que fale: morte ao petralha Obama Tio rei, é publicado.
Aliás, falando em Obama, sei que a expectativa em torno dele é maior que o potencial do cargo, mas voces direitinhas quererem a miss Alaska lá e ainda falarem do Lula, voces não sabem mais o que falam, não é?
Agora chega, se acham minha opinião tão atrazada e desprezível, por favor parem por aqui.
SE QUISEREM RESPONDER, IMPLORO QUE COMECEM PELA QUESTÃO DO ENGAVETEDOR E DA TERESA GROSSI E DIGAM QUE DOIS BILHOENZINHOS E IMPUNIDADE TOTAL NÃO COMPETEM COM O GOVERNO LULA.
Mas se for pra dizer que o FHC era de esquerda enquanto abanam as bandeirinhas do Serra, vão pra P... Q.. P....
Ahh, falem da compra da reeleicao também, porque vai que o Lula compra o terciro mandato e as viuvinhas ficarão escandalizadas também