sexta-feira, abril 30, 2010

Propaganda Eleitoral Escancarada

Rodrigo Constantino, para o IL

O presidente Lula aproveitou o Dia do Trabalho para fazer um pronunciamento de sete minutos em cadeia nacional de televisão. O cenário era a biblioteca da Alvorada, com centenas de livros – que dão azia ao presidente – ao fundo. Lula disse que os “derrotistas” perderam, que o país atravessa uma fase sensacional, que foram criados 12 milhões de empregos formais em sua gestão, e que isso tudo é apenas o começo, que seu projeto vai continuar. Faltou muito pouco para o presidente citar Dilma e pedir votos, tamanho o descaramento da propaganda. Vale lembrar que nunca antes na história deste país um presidente havia sido multado pelo TSE por fazer campanha eleitoral ilegal.

Um sujeito que estivesse em coma há décadas e acordasse agora, bem no momento do pronunciamento de Lula, pensaria que o país foi criado pelo PT, que antes havia o nada. Para alguém com memória e que tenha acompanhado o desenrolar dos fatos com um pingo de atenção, entretanto, fica claro que o presidente se apropria de méritos que não são seus, e ignora o passado de sua própria trajetória. O país melhorou, em boa parte, a despeito do PT, não por causa dele. As poucas reformas positivas, a autonomia do Banco Central, foram parte da herança do governo anterior. O restante veio basicamente de fora, com o forte crescimento chinês impulsionando o preço das commodities, e a reduzida taxa de juros dos países desenvolvidos estimulando a exportação de capital para os emergentes (viva a globalização!).

Por outro lado, o governo Lula conseguiu deteriorar sensivelmente, durante o segundo mandato, as contas fiscais do governo. O endividamento bruto deu um salto expressivo, o superávit primário desapareceu, e a inflação começa a incomodar, projetando mais de 5% para este ano. Boa parte da recuperação econômica pós-crise é artificial e insustentável. Lula plantou as sementes dos problemas futuros, e usa a prosperidade ilusória momentânea para fazer campanha eleitoral, com a conta sendo paga pelos nossos impostos. O jogo pela manutenção do poder promete ser sujo mesmo. Os cachorros magros que chegaram ao poder em 2002 já ficaram obesos, mas não largam o osso de jeito nenhum!

20 comentários:

ntsr disse...

Sabe o que eu acho bizarro? Muitos dos admiradores dos teus artigos são...funcionários públicos! Essa gente com o típico sonho brazuca de mamar nas tetas do governo, a única coisa que se incomodam é em ter que trabalhar pra quadrilha petralha pq sabem que o pt é um parasita irracional que vai acabar matando o hospedeiro e com isso eles vão junto

fcatojo disse...

Realmente descarada a propaganda! E de fato, como dito, os livros devem embrulhar o estômago do presidente, realmente até o local aonde o presidente dá o discurso é falso simbolismo e contradiz o que o presidente é: cachaceiro. Deveriam colocar diversas garrafas de pinga ao invés de livros.

Muito bom Rodrigo.

[]'s Felipe Catojo.

Anônimo disse...

Rodrigo, toda a catástrofe to Pl Real, com endividamento de mais de 300 bi de reais para manter uma quase paridade com o dolar... a profunda recessao e as condicoes a q foram submetidos os exportadores... a falta de planetamento do setor eletrico? isso nao deve ser levado em conta nesta eleicao? Nao estou sendo ironico. Aquilo tudo foi assustador.

jonelson disse...

Uma multinha a mais uma a menos ele está pouco se lixando.........cinco pila e quinhentos, ele rouba essa 'mixaria' e quita a multa, por um tempão de publicidade............ vale a pena......

Ana Serra disse...

ótimo artigo Rodrigo. Estou enviando por email para meu mailing e vou postar no FB, com crédito. Tudo bem???
beijos
Ana Serra

ntsr disse...

a última do mula, ele agora é nazista :
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-e-a-nossa-raca-superior/
to rindo aqui da jumentice, impressive very impressive como a raça petralha se supera

fejuncor disse...

Tive um momento de loucura histórica e comecei a assistir o pronunciamento só porque ouvi o “Time´s Number One” anunciar que seria a última fala dele em rede como presidente. Não resisti a pouco mais de 30 segundos, suficiente prá sair do transe e não participar dessa palhaçada. Já vai tarde, zé Isopor.

frederico jr disse...

Absurdo o pronunciamento de Lula.
Ele mencionou varias vezes a “continuidade do projeto” falou que “o brasileiro tem que fazer a escolha certa” enfim, todos os pensamentos interligados levando à clara informação de que tudo tem que continuar como está.
Começou falando que o governo dele está acabando; depois falou que o projeto precisa continuar; e depois falou em fazer a escolha certa; que nada vai tirar o país do rumo; etc.
Absurdo completo.
Aprendeu bem com Chaves. Ficou claro o completo desprezo e falta de qualquer temor a lei e as instituiçoes democraticas. Absurdo completo.
Sem palavras para definir.

fejuncor disse...

Governo Lula: Dívida Interna dobra de tamanho e a dívida externa aumenta

É a corrupção. Dinheiro para Angola, para Cuba, para a Transbatráquia Setentrional, para o Paraguay, para a Nigéria e diabo a quatro. Dinheiro espalhado pelo mundo. Dívida pública de 10 mil reais per capita. A externa, quase 2 mil dólares. Cada brasileiro recolhe 5,6 mil reais por ano em impostos e tem retorno de uns 400 "mangos" - o posto de saúde todo sujo, faltam estradas, o que tem (no caso de SC rodovia única pista simples) um queijo suíço, a escola desmoralizada, o uniforme escolar com o logotipo da gestão. A dívida privada, que é saldo do cartão de crédito, cheque especial, carnê das Casas Bahia, etc., dá uns 1.750 reais por cabeça.

Droga e arma correndo soltas. Povo se arrumando em barraco, em morro... e a festa correndo solta entre Brasília e o resto do mundo.

País falido. É a corruptocracia.

Unknown disse...

O que mais me deixa pasmo é ver, quase sempre quando vou à Prefeitura de minha cidade, para resolver algum galho de minha empresa, que as pessoas procuram seus algozes com tamanha subserviência ... corpo curvado ... buscando um aval para seu comportamento politicamente correto ... como quando vi uma senhora de idade, que tinha as mãos trêmulas entregando seu carnê de IPTU, com tamanha paura ... eu por várias vezes fui sem me dar conta de quanto é assustador colocar-se como mero expectador ... de um lado o sacrifício daqueles que lutam para manter em dia suas obrigações, pagando seus impostos ... do outro a total trambicagem, o total descaso, o escancarado assalto ... por um segundo me pus lo lugar daquela senhora, e me senti tão mal ... é como se ela fosse a única idiota ali naquele recinto ... a otária que trabalha duro, e que sustenta uma cambada de parasitas ... e que julgando de maneira temerosa ser uma possível inadimplente, pagando tudo em dia, sustenta a existência daquele que cada vez mais definha sua existência ... o governo!

Anônimo disse...

Recebi por e-mail:

"Votar na Dilma é acabar com o Brasil DILMA vez!"

Giullia disse...

Abaixo a ditadura cubana. Petição on-line, em favor dos direitos humanos da ilha dos irmãos Tiranocastros: http://www.petitiononline.com/Presos/petition.html

Anônimo disse...

E parece que a festa com o dinheiro público vai longe:

http://www.diariosp.com.br/Noticias/esporte/3803/Campeoes+de+outras+modalidades+tambem+querem+aposentadoria

Unknown disse...

E o que dizer da nova condecorada?

http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/os-donos-do-brasil/

Então agora papagaio de pirata merece condecoração ... só no páis dos petralhas msm!!!

fejuncor disse...

Condecoração entra no currículo, MATEUS. É lenitivo no caso de uma prisão ou julgamento futuro. É por isso que eles se condecoram mutuamente. A quadrilha é requintada.

Unknown disse...

É Fejuncor, não chegam a ser os Ocean's (Onze Homens e um Segredo), mas estão se aprimorando em requitar a quadrilha!

Fusca disse...

É uma encenação com os sindicalistas pelegos que o trabalhador brasileiro odeia porque por eles é explorado - agora com imposto sindical eternamente obrigatório. O chefão com sua candidata a poste, em plena campanha desde 2007.A ex-guerrilheira e chefe de assaltos e comandos, quer tirar a verdadeira cara de comandante de facção para parecer mais "humanizada". Não respeita Norma Bengell, usando sua imagem no site oficial como sendo uma foto da troglodita quando jovem, não respeita a memória de Tancredo, que ela, o PT e suas facções sempre odiaram, nem a memória de Dona Ruth - última e melhor primeira-dama que o povo brasileiro teve - sobre a qual tentou montar um falso dossiê difamatório.
Quando surgiu o escândalo do dossiê Rousseff, Dilma ainda tentou "explicar" (em sua arrogância de sempre, achando que o povo é estúpido) que não era um dossiê, mas "apenas" um "banco de dados" que pediu para sua assessora Erenice (atual Ministra!!!) preparar. O povo que se cuide, pois a fome dela é pior do que a de seu chefe, por incrível que pareça: no ano passado, falando sobre verbas da PeTrobrás, disse que "um bilhão de dólares não faz nem cosquinha".

Unknown disse...

Galera, para descontrair, recebi um email de gente de dentro de órgão público que já está fazendo sua parte no movimento contra os petralhas! ... veja só como até os bêbados estão mais lúcidos do que qualquer outro cidadão brasileiro:

"Lula Morreu

Fizeram, então uma reunião em Brasília para decidir onde ele seria enterrado.
Um sem-terra sugeriu:
- Vamos enterrá-lo em Guaranhuns.
Então um bêbado, que não se sabe como entrou na reunião, disse com aquela entonação típica dos bebuns:
- Em Guaranhus pode.... Só não pode em Jerusalém.
Ninguém deu bola para o que ele disse.
Um petista falou:
- O companheiro deve ser enterrado em São Bernardo. Foi lá junto com a gente, que ele viveu e fez sua carreira sindical e política.
O bêbado mais uma vez interveio:
- Em São Bernardo pode... Só não pode em Jerusalém!!!
Novamente, ninguém lhe deu ouvidos.
Nem em Guaranhuns, nem em São Bernardo, interveio um pemedebista:
- Deve ser enterrado em Brasília, pois era Presidente da República e todos os presidentes devem ser enterrados na Capital Federal.
E o bêbado novamente:
- Em Brasília pode... Só não pode em Jerusalém!!!

Aí, perderam a paciência e resolveram interpelar o bebum:

- Por que esse medo de que o Lula seja enterrado em Jerusalém?
E o bêbado respondeu:
- Porque uma vez enterraram um cara lá, e ele RESSUSCITOU !!!!"

manoel disse...

O que mais me assusta é a quantidade de eleitores coniventes com estes quadrilheiros. A continuidade desta dandidagem no poder, provocará um futuro dramático ao país.

Anônimo disse...

Rodrigo, por favor comente a respeito da flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal, publicada há pouco no link da UOL: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u730050.shtml.
Grato.