sexta-feira, abril 25, 2008

Conversas Cruzadas: Round 2

Nesse trecho fica claro que Ciro Gomes adota uma postura arrogante, achando que sabe melhor que o povo o que este deseja. O povo é tratado como um bando de mentecaptos incapazes, que precisa da tutela estatal para não ser enganado. Curiosamente, Ciro ignora que a maior fonte de embuste é a demagogia política!

Ciro não entende um axioma básico, de que trocas voluntárias são vistas como mutuamente benéficas, caso contrário, não ocorrem. Fora isso, Ciro encara cultura com um prisma totalmente coletivista, como se ela devesse estar acima das escolhas individuais. A postura socialista é sempre esta, fruto do que Hayek chamou de "a arrogância fatal".

Ciro afirma ainda que o Brasil tem o que perder. Ele tem MUITO o que perder se partir para a reclusão nacionalista, defendida por Ciro. Ele tem MUITO a ganhar se abraçar a globalização. Ciro não consegue entender que a globalização gera imensas oportunidades. Não enxerga que nossos elevados juros, causados pela gastança do governo, poderiam ser bem menores se as fronteiras fossem mais abertas, permitindo competição maior no setor financeiro.

Ciro infelizmente continuou com a estratégia de monopolizar a palavra, deixando o mediador constrangido. Ciro cita exemplo da Gerdau ignorando que corrobora com meus pontos: protecionismo é ruim! Ciro afirma que os EUA têm MAIS governo que o Brasil. Seria ignorância ou má-fé? Ciro elogia o modelo "educacional" cubano, e acha que o Brasil tem POUCO governo! Imagina se o Brasil tiver um dia, com Ciro no poder, muito governo...

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Ip0TfDps9cs

4 comentários:

Anônimo disse...

Desculpa comentar no tópico errado. Mas é que esse é o mais recente.
No artigo sobre as ONGs o Sr. fala que o Ministério do Turismo é desnecessário. Pode desenvolver?
Teria como, em estados miseráveis com um rol de empresas privadas bem sucedidas pequeno, se estimular o turismo sem que haja intervenção estatal? Eu creio que sim. Sempre há. Mas gostaria de ver o senhor desenvolvendo o tema... quais os ministérios desnecessários?

O sr. pode deletar o tópico após ler. Abraços e congratulações, é muito bom ver um articulista com bom senso e bons argumentos.

Anônimo disse...

Pô, aí, o tipo falar que Cuba coloca 48 na universidade e coisa e tal merecia perguntar a ele:
DE QUE ADINATA ISSO, MESMO CONSIDERANDO QUE O ENSINO LÁ SE PRESTA A ALGO MAIS QUE DOUTRINAR???

Sr. ciro, o que prefere uma população miserável, escravizada e que tem "nivel superior" ou uma população que viva bem, comendo e bebendo, habitando e se divertido apenas com um nível técnico predominate, ou mesmo qualquer nivel de escolar? ...hehehe! de que adianta o "nivel superior" dos servos cubanos se vivem na miséria, é isso que o traste aprova?

Ou seja, se nivel superior prestasse como o ciro quer fazer crer, se em Cuba metade tem nivel superior, porque Cuba não é uma potência econômica?

...hahaha! ...que lambão esse tipo que se disse socialista. Era para esclarecer que EM TODO LUGAR ONDE SE INSTALOU O SOCIALISMO A POPULAÇÃO FOI ESCRAVIZADA E MISERABILIZADA PARA A CLASSE GOVERNANTE SE REFESTELAR NO LUXO PARASITANDO A POPULAÇÃO.

...EM TODO LUGAR.
Poderia perguntar-lhe, em que pais o socialismo fez algo de bom para o tal de povo?

Em que pais socialista a classe governate não extremanete desigual, como em nunhum pais "capitalista" jamais houve tanta diferença?

Abs
C. Mouro

Há que fazer apelos morais, emocionar. Não basta a resposta técnica.

Zappi disse...

Esta basófia chamada Ciro Gomes é representativa do governo brasileiro. Um político escorregadio e oportunista, com uma fala arrogante e confusa cujo único objetivo é enganar quem não o entende para poder satisfazer a própria sede pelo poder e pelo dinheiro. Tudo o que se diz no congresso brasileiro dá uma idéia da estupidez reinante.

O caso do Brasil é insolúvel a curto prazo. É um país tomado por bandidos. Como a longo prazo estaremos todos mortos, decidi mudar de país. A Austrália pode não ser o paraíso terrestre, mas eu fiquei chocado com a quantidade de bom senso nas ações do governo John Howard.

Rodrigo, pense seriamente em mudar de país você também. Esperei 40 anos para ver se o Brasil melhorava. Melhorou? Acho que em muitos aspectos piorou. Ajude a aumentar a riqueza de quem segue as idéias corretas em lugar de arriscar o pescoço todos os dias no Rio de Janeiro.

Seja egoísta. O Brasil não merece alguém como você.

Anônimo disse...

Rodrigo, como você consegue se manter tão calmo em tais circunstâncias? É alguma técnica de meditação?

Na verdade eu concordo com uma coisinha que o Ciro disse: que ele não estuda por manuais. De fato, ele estuda pela cartilha do governo.