domingo, janeiro 24, 2010

O "paraíso" petralha



Rodrigo Constantino

"O que sempre fez do Estado um verdadeiro inferno foram justamente as tentativas de torná-lo um paraíso." (Hoelderlin)

A candidata petista Dilma Rousseff afirmou que "gostaria muito de levar os brasileiros ao paraíso", e completou que esta é "uma das maiores e melhores ambições que alguém pode ter". Como de praxe, eu discordo totalmente da ministra. Considero a arrogância megalomaníaca de se postar como líder de um povo em direção ao paraíso uma das ambições mais patológicas que pode existir, merecedora de um bom tratamento no divã de um psicanalista.

Enquanto o mundo for habitado por seres humanos, ele jamais será um paraíso. Seres humanos são imperfeitos por natureza, e sempre serão. A arrogância dos engenheiros sociais na busca do "novo homem" sempre culminou em terror, miséria e escravidão. A Utopia, o mito do “bom selvagem” e de uma Idade de Ouro perdida, o Éden que precisa ser resgatado, tudo isso sempre conquistou uma legião de desesperados em busca de consolo, ainda que totalmente falso. Pastores, “profetas” e políticos sempre aproveitaram essa fraqueza humana para vender ilusões. Onde há demanda, lá estará um charlatão de plantão.

Os marxistas foram mais espertos que os religiosos embusteiros: em vez de prometer o paraíso apenas para depois da morte, eles oferecem o sonho de um paraíso terrestre. Se a religião é o ópio do povo, como Marx acreditava, então o marxismo é o crack: vicia e mata mais rápido ainda. O próprio Marx tinha todas as características de um profeta, não de um cientista econômico, a despeito de sua pretensão de ter criado o “socialismo científico”. No fundo, ele foi um vendedor de dogmas que conquistavam adeptos através das emoções, não da razão.

Dilma parece não ter enterrado no passado seu viés autoritário e revolucionário. Ela, ao que seu discurso indica, não pretende ser a presidente do país, mas sim uma guia do povo, tal como Moisés teria feito com o povo judeu. Dilma não pretende governar, mas liderar o povo rumo ao paraíso. Não obstante tamanha prepotência, resta questionar qual visão de paraíso ela tem, uma vez que lutava no passado – e luta ainda hoje – pelo regime cubano, que ainda admira e defende. Seria esse “paraíso” que Dilma pretende nos levar algo parecido com a ilha caribenha, então? Se o paraíso tem alguma semelhança com o feudo dos irmãos Castro, prefiro nem pensar em como o inferno seria!

Jim Jones, pastor evangélico e fundador da igreja Templo do Povo, em Jonestown, acreditava estar liderando aquele séquito de fanáticos hipnotizados ao paraíso quando convenceu todos – e forçou até crianças – a beber veneno. Trata-se do maior suicídio coletivo que se tem registro, ultrapassando 900 mortos. Eis o que acontece quando um bando de doidos resolve acreditar num “profeta” que vai lhes guiar ao paraíso...

43 comentários:

Sergio Oliveira Jr. disse...

São sedentos por poder e ficam se passando por altruístas bonzinhos. E tem gente que acredita em Papai Noel, Edir Macedo, Lula, PT, etc. Quanto ignorância. São os famosos idiotas úteis. Já bloguei sobre isso: http://www.opoderprimario.com.br/os-altruistas-brasileiros/.

ntsr disse...

'uma das ambições mais patológicas que pode existir, merecedora de um bom tratamento no divã de um psicanalista.'

Como se Freud nao tivesse sido um embusteiro muito maior do que Marx.

Unknown disse...

É impressão minha ou você dedicou um post inteiro a comentar uma metáfora?

Beto disse...

Maravilha Rodrigo!

Essa mulher é ,definitivamente, assustadora. Em todos os sentidos.

Unknown disse...

A psicose toma conta dessa turma e adeus. Nem eles sabem mais qual motivo pra tanta loucura. Eles enganam os outros, se enganam, enganam até o própria enganação. Isso não pode acabar em coisa boa.

Unknown disse...

A postura dos que prometem o paraíso, um novo mundo de felicidade sob a direção de algum iluminado, tem nome. Chama-se Milenarismo, ou Quilialismo e remete ao Apocalípse de S.João que prevê o retorno de Cristo; a destruição do inimigo - os que não seguem a doutrina - e um reino de mil anos de paz na terra, administrados pelo Salvador.
Milenarismo também é sinônimo das utopias políticas que, longe de chegar ao paraíso prometido, levaram aos desastres conhecidos. Ref.: MISSA NEGRA - Religião apocalítica, e o fim das utopias, John Gray, Record.

Anônimo disse...

Esta mulher pretende se tornar, tal qual Stalin na URSS, a genial guia do povo brasileiro.

Unknown disse...

O inferno é assoalhado de bem (?) intencionados...

D disse...

"Seres humanos são imperfeitos por natureza, e sempre serão." Essa frase empobreceu o seu texto. Simplesmente porque ela não tem embasamento nenhum. Dizer que o ser humano será para sempre "alguma coisa" é fatalismo ou de teísta ou de ateísta, nunca de um evolucionista.
Grata.

Rodrigo Constantino disse...

D, a perfeição sequer é um conceito cognoscível aos homens! Veja: perfeição (seja lá o que for isso) exige, como contrapartida, inação. A ação humana parte da premissa de imperfeição, desconforto. Ninguém iria agir num estado de perfeição. Afinal, não seria possível melhorar a situação. Já estaríamos no "paraíso".

Não, isso não tem nada a ver com teologia. Isso é puro bom senso. Humanos perfeitos não existiram, não existem, e jamais existirão!

Rodrigo

Flavio Souza disse...

E neste discurso podre eles se valem da máxima: "Se estão contra mim é pq não querem que o povo vá para o paraíso".

É muita picaretagem para um grupo só. E pensar que só daqui há uns 30 anos estes patifes terroristas de 64 estarão todos embaixo da terra mais perto do inferno.

ntsr disse...

'Veja: perfeição (seja lá o que for isso) exige, como contrapartida, inação.A ação humana parte da premissa de imperfeição, desconforto. '

Não necessariamente, vc pode agir por prazer, nao somente por necessidade.

'Não, isso não tem nada a ver com teologia'
O ponto nunca foi teologia, ateus ou teistas que falam que o ser humano sempre será X foi só um exemplo.O ponto é que essa sua afirmação de que 'humanos SEMPRE serão assim ou assado' ignora fundamentos básicos da evolução humana.
E depois, mesmo que nao possamos imaginar hoje como seria esse humano perfeito, isso nao significa que nao seja possivel.Muita coisa real do mundo de hoje era inimaginável há pouco tempo atráz.
Ela está certa, essa frase empobreceu o texto mesmo.

ntsr disse...

E depois, mesmo supostamente indo nessa de que ação vem da necessidade, desconforto, se a direção do capitalismo é a de ganhos de produtividade então um futuro onde as pessoas não tem que fazer muita por necessidade não só é realista como inevitãvel, os robos fariam todo o trabalho sujo.

Rodrigo Constantino disse...

"Não necessariamente, vc pode agir por prazer, nao somente por necessidade."

Não muda nada. Um ser em estado de perfeição não teria porque buscar MAIS prazer. Não faz sentido!

Rodrigo

ntsr disse...

muda que essa frase está errada:

'A ação humana parte da premissa de imperfeição, desconforto

Rodrigo Constantino disse...

Não muda. Insisto: se alguém procura prazer, é porque está insatisfeito, em estado de algum desconforto. Caso contrário, não teria porque agir.

Leia Human Action, de Mises. Explica bem isso tudo.

Rodrigo

ntsr disse...

Se vc faz pq gosta nao está partindo de desconforto nenhum

Rodrigo Constantino disse...

Estamos com um problema de semântica aqui. Se vc busca prazer porque gosta, é porque está numa situação de desconforto em termos relativos: deseja sair de uma posição de MENOS prazer (mais desconforto) para outra com MAIS prazer (menos desconforto).

Repito uma vez mais: em estado de perfeição, é impossível imaginar uma AÇÃO humana qualquer.

ntsr disse...

Não to falando que quem procura prazer não sente um desconforto inicial, to comentando sobre toda ação ter essa mesma motivação
Algumas pessoas fazem aquilo pq fazer aquilo é parte de quem eles são, é a sua natureza, algo espontâneo como andar ou respirar, não tem necessariamente uma insatisfação inicial.
Quer um exemplo?Nicola Tesla.Ele imaginava as máquinas em três dimensoes em sua cabeça, e hora nenhuma isso era uma coisa planejada ou um habito alimentado depois de chegar a uma conclusao racional de que devia fazer isso pra se tornar um inventor, partindo de uma suposta necessidade de ser inventor, era algo que ele fazia naturalmente des da infancia.Ele inclusive fala que conseguia imaginar tao bem que as vezes ele mesmo se espantava.
É sobre isso que o Einstein fala, 'se todo mundo aprendesse a andar e a falar do mesmo jeito que aprende a ler e a escrever, todo mundo seria gago e manco'
Ok, vou ler Mises com a impressao de que ele acha que a necessidade faz com que todo mundo seja capaz de tudo.

ntsr disse...

E outra coisa, Mises morreu em 73, que eu saiba ele nao sabia muita coisa sobre a neurociência do sec XXI

Sergio Oliveira Jr. disse...

Perfeição não existe. É uma utopia. Existem pessoas MELHORES do que outras do ponto de vista ÉTICO. Um mundo perfeito exige o fim dos opostos o que é FISICAMENTE impossível. A natureza não existe sem opostos. Sempre haverá bom e mal, pobre e rico, inteligente e burro, esquerdistas e direitistas, etc.

"Se vc faz pq gosta nao está partindo de desconforto nenhum"

Não é uma questão de desconforto, mas uma questão de partir de um estado de prazer X para um estado de prazer X + 1. Veja: se vc adora jogar futebol, vc vai lá no campo e fica 2 horas correndo atrás da bola. Uma vez terminada a partida vc está num estado de prazer I, que chamaremos de IDEAL. Difícil vc querer jogar futebol novamente naquele dia. Mas passada uma semana, o seu estado de prazer está I - 1. Então vc sente uma necessidade de jogar novamente para voltar ao estado I.

Ninguém é perfeito. Erros vão sempre existir. Quando vc erra e apenas prejudica a si mesmo, o azar e o aprendizado são seus. Agora quando vc erra e prejudica terceiros temos o conceito de justiça. A vida em sociedade exige regras de convivência.

Agora o que isso tem haver com o fato da Dilma não ter qualquer noção de poxxa nenhuma? Ela tinha que explicar qual o paraíso que ela vislumbra para o Brasil. Deixa eu chutar:

"Governo máximo, povo dependente, sem auto-estima ou ética, vivendo de esmolas, ignorante, enquanto o PT tira de quem produz para distribuir para os improdutivos, como se riqueza fosse algo que nasce em árvores ou pode ser imprimido na Casa da Moeda."

Welcome to hell!

ntsr disse...

'Se vc busca prazer porque gosta, é porque está numa situação de desconforto em termos relativos: deseja sair de uma posição de MENOS prazer (mais desconforto) para outra com MAIS prazer'

Quando uma conexão de neurônios é fortalecida ela tende a acontecer automaticamente, independetemente de vc saber racionalmente que aquilo vai te dar mais ou menos prazer.Por ex,todo fumante sabe a tortura que é lutar contra o hábito de fumar.

O Federalista disse...

Dilma não fará a profissão de profetisa, visto que esta já está ocupada por Lula, o maior guia do paraíso da história brasileira. Dilma será uma apóstola, aquela que perpetuará a crença do pobrismo e do igualitarismo.

Só espero que não criem livros oficiais para funcionarem como manual... Porque as atas do PT não tem nenhuma parábola confusa...

ntsr disse...

E a Dilma é uma idiota, não precisa ser um gênio pra notar isso nem pra saber que o brasil não tem jeito

Unknown disse...

Rodrigo,

Se a perfeição é incognoscível, como dizer que exige inação? Pelo fato da ação humana necessitar da imperfeição, podemos afirmar o contrário, penetrando, assim, no domínio do que não podemos compreender?

ntsr disse...

E outra coisa, agora saindo da ação e indo pra perfeição, mesmo que na perfeição ninguém precise fazer nada, em base em que da pra afirmar que isso não existe e que os seres humanos não chegarão ali nunca?
Os budistas falam que é possivel sim, que isso é só um estado mental e chamam esse estado mental de nirvana.Vc tem que ser meio Deus, meio onisciente tanto pra afirmar com certeza absoluta que isso existe ou que nao existe

Sergio Oliveira Jr. disse...

"Se a perfeição é incognoscível, como dizer que exige inação? Pelo fato da ação humana necessitar da imperfeição, podemos afirmar o contrário, penetrando, assim, no domínio do que não podemos compreender?"

Qual é o seu ponto? Existe ou não existe perfeição? Existe melhor ou pior, mas não perfeição.

Dilma vai levar o Brasil para o PIOR, isso é fato. O paraíso dela é o inferno. Vide cuba, venezuela, etc. Mais sobre isso no meu blog: http://www.opoderprimario.com.br/etica-x-dignidade/

ntsr disse...

O ponto é que, se vc nem sabe direito o que é X, como vc afirma que o ser humano nunca vai chegar lá?
Ninguém sabe direito como seria a cura do cancer, significa que o ser humano nunca vai chegar lá?
'Ah mas enquanto agir nao vai ser perfeito' E quem disse que vai precisar agir?Pode ser que os robôs façam tudo, pode ser que vc possa passar o tempo todo meditando no nirvana, pra afirmar com certeza que nada disso vai jamais existir vc tem que ser um deus onisciente vendo o futuro

Sergio Oliveira Jr. disse...

"Pode ser que os robôs façam tudo, pode ser que vc possa passar o tempo todo meditando no nirvana"

Isso seria um inferno. O ser humano precisa PRODUZIR alguma coisa. Até os vegetais produzem algo via fotossíntese. Esse mundo onde o ser humano vive num nirvana é torturante.

Sem auto-estima o ser humano não é nada. E como se adquire auto-estima? Fazendo alguma coisa que vc possa se orgulhar. E sendo ético. Mais sobre isso: (http://www.opoderprimario.com.br/o-poder-primario/)

ntsr disse...

'Isso seria um inferno. O ser humano precisa PRODUZIR alguma coisa.'

Só que estamos falando da perfeição.A gente tem que produzir hoje,mas quem garante que na perfeição nós precisaríamos? Só quem foi lá pra ver.

Everardo disse...

Para os católicos, o homem é a imagem de deus. Como pode ser imperfeito? Racionalmente, muitas ações são na direção oposta ao conforto. Buscam o dsconforto, com objetivos futuros. Você está distribuindo "fogo amigo",Rodrigo.

fejuncor disse...

Figuras como Dilma Roussef, Aldo Rebello e ACM Neto são interessantes porque representam uma espécie de proterozóico da política. Eles são de um passado que insiste em atavisar, em importunar. São curiosos do ponto de vista científico e servem para mostrar às novas gerações no que se pode transformar a política quando fica a cargo de grandes ambições em contextos de pequenos intelectos.

Vergilio disse...

Vamos olhar a coisa pelo lado religioso e científico:
Onde se lê na lê traduzido para o pobre português: “Sede perfeitos como é perfeito seu pai que estás no céu” leia-se no original grego, que tem as palavras com os significados corretos: Sede íntegros como é integro o seu Pai que estás no céu”.
Ciência: Paraíso ( conservação de energia ou primeira lei da termodinâmica), já foi revogada por Deus quando expulsou Adão e Eva do Paraíso e disse: “Ganharás o teu pão de cada dia com o suor do teu rosto”, ou seja, estava decretada a entropia ou segunda lei da termodinâmica. Captaram?

fejuncor disse...

Na real ela era ladra fuleira, mas no governo aprendeu a roubar bonito, roubar na esfera federal. Seria dizer que o governo é uma universidade do roubo.

Fora cambada. Chega. Deu.

fejuncor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fejuncor disse...

Bem preciso Digão em interpretar a fala metafórica da Ministra: sintomas da mesma doença político-social.

Unknown disse...

Sergio Oliveira,

Meu ponto foi fazer aquela pergunta, sobre o assunto que "brotou" aqui nos comments. Ainda não foi respondida.

A respeito de eternizações e naturalizações, não discuto o que, para mim, é apenas uma justificativa para perpetuar um estado de dominação.

Abs

Unknown disse...

Nossa, a cara da Dilma me dá medo!

Mas o fato de o PT ter escolhido essa megera pra sucessão pelo menos tem um lado bom: mostra que o PT não tem novas lideranças de apelo, não tem gente nova, não tem gente que ainda não foi queimada.

Porque só em último caso mesmo se escolheria alguém como Dilma.

Mais un 5 anos e o PT já era...

Nilo disse...

Esse foi um dos melhores posts que ja lí!!!!

ntsr disse...

Sobre a Dilma, nao adianta estar com a razao pq que a parte do brasil que apoia o pt é a massa de analfabetos, ignorantes, n tem internet, n tem escola, e quando tem ela é entupida com as mentiras socialistas

Por ex
Seis canais de tv censurados na venezuela, vice renuncia, tv a cabo forçada a transmitir os discursos de chavez,falta de agua, de energia,inflação a caminho...


Não acredito, não é possível que o povo não entenda...ou será que é?

O Escriba disse...

Nossa Rodrigo!

Que foto que você escolheu para ilustrar o post! Com uma cara assustadora dessa, nem é preciso escrever mais nada para que qualquer um fuja dela.

Parece uma besta-fera!
Eu tiraria, é assustador demais!

fejuncor disse...

É uma opinião pessoal, baseada em observação: Dilma Roussef não tem nível nem para a Câmara de Deputados. Vejo-a mais ou menos como aquela deputada da dança da impunidade. Oportunista, leviana, irresponsável e sem nenhum fundamento cívico. Só a contemplação do próprio umbigo, ou da própria pança.

No meu entender, é um subproduto do lixo da corrupção.

Tiu disse...

A cara de "maldade encarnada" dessa sujeita não engana nem ela mesma. Com todas as plásticas e reparos que podem ser comprados, o que não pode ser reparada é a alma.