segunda-feira, junho 20, 2011

Nova prisão do ''companheiro''


Editorial do Estadão - Domingo

Quem conhece sua história não foi surpreendido pela notícia da nova prisão do líder sem-terra José Rainha, em operação deflagrada pela Polícia Federal para deter também outros nove suspeitos de integrar uma quadrilha formada para desviar dinheiro público. Rainha é velho conhecido da Polícia, e ele mesmo conhece bem diferentes estabelecimentos prisionais, pois os tem visitado com certa regularidade há muito tempo. O que causou estranheza nesse episódio foi a crítica de um ministro de Estado - no caso, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho - à ação policial, por considerar que ela "tumultua" o processo da reforma agrária.

O retorno de Rainha à prisão é consequência da Operação Desfalque, conduzida pela Polícia Federal para apurar o desvio de recursos do governo destinados a assentamentos na região do Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo, área em que o detido atua. Expulso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Rainha está à frente do que ele denominou MST de Base.

A investigação começou a partir de relatos dos próprios assentados do Pontal do Paranapanema, que, em depoimentos à Polícia Federal e ao Ministério Público, disseram não aguentar mais "ser espoliados e controlados pela organização criminosa", liderada por Rainha, como afirma a denúncia. Em abril, a Justiça Federal aceitou denúncia do Ministério Público contra ele e outras pessoas, por desvio de dinheiro que era repassado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para as entidades criadas pelos assentados.

O que há de novo nessa prisão temporária de Rainha é o motivo. Esta é a primeira vez que ele é suspeito de desvio de dinheiro público.

Rainha já foi acusado de outros crimes. Em 1997, por exemplo, foi a julgamento pela participação no assassinato de um fazendeiro e de um policial militar em Pedro Canário, no Espírito Santo. Condenado a 26 anos de prisão, recorreu e foi absolvido. Em 2002, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma no município de Euclides da Cunha, no Pontal do Paranapanema. Nos anos seguintes, até 2006, foi preso mais três vezes no Pontal, sob acusações variadas, como formação de quadrilha, incitação à violência, incêndio e furto.

É surpreendente que, tendo Rainha essa folha corrida, o ministro Gilberto Carvalho tenha se declarado "extremamente preocupado" com a prisão, que, no seu entender, tumultua o processo de reforma agrária e o relacionamento do governo com os movimentos sociais. Em nota divulgada após a publicação dessas declarações, Carvalho esclareceu que "em nenhum momento pretendi imiscuir-me no processo de investigação que levou às prisões" e observou que a lei assegura aos acusados o direito de defesa "e os preserva de condenações açodadas, antes do devido processo legal".

É uma observação desnecessária, pois não houve nem há nenhuma indicação de que, no caso da nova prisão de José Rainha, seus direitos não estejam sendo assegurados.

Com suas declarações, Carvalho não deixa nenhuma dúvida de que, também no que se refere a Rainha, sua posição é idêntica à de seu chefe Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2005, em pleno exercício de seu primeiro mandato presidencial, Lula fez uma clara homenagem a José Rainha, a quem trata familiarmente por Zé, mesmo tendo o líder rural já sido acusado, julgado, condenado e depois inocentado por participação em assassinatos e preso outras vezes sob diferentes acusações.

Para Lula, Rainha "é perseguido, de vez em quando preso", mas, acima de tudo, é "companheiro de primeira hora", "companheiro que conheço há muitos anos, há muitos e muitos anos". Na ocasião, Lula disse que, "quando eu deixar de ser presidente, muitos que hoje são meus companheiros não serão mais, mas você (dirigindo-se a Rainha) continuará sendo meu companheiro".

Além dos riscos à segurança pública que o levaram à prisão em outras ocasiões, agora o "companheiro" Rainha é preso por representar risco às finanças públicas.

8 comentários:

Razumikhin disse...

Um passarinho me contou que JR passou a ser persona non grata para a diretoria atual do MST, e que ele já teria até fundado um MST do B, todinho seu. Isso talvez explique o porquê da prisão "dusl cumpanhêro". A conferir.

Anônimo disse...

O pessoal aqui comenta sem ler o artigo

fernando c disse...

O MST não é um movimento agrário. É um movimento político. Não estou dizendo que seja vanguarda ou retrocesso. Só estou dizendo que é um movimento político. E não é ecológico, muito menos ambientalista ou sustentável. O MST não forma terra produtiva.

Anônimo disse...

O governo brasileiro é uma instituição criminosa.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?src=http://img.terra.com.br/i/2010/03/31/1485806-8850-atm14.jpg

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

...o maior mercado de drogas ilícitas da América Latina, um BNDES voltado para os saqueadores, nepotismo, criminosos bem armados, lictiações fraudulentas, evasão de divisas, crime organizado e desmoralização do Estado... é a Corruptocracia, um modelo em que a Constituição não é respeitada, no qual o crime tem regalias e onde todo poder emana de quem rouba e em seu nome é exercido.

BurocratoParasiTa da União disse...

INSS penhora cotas de patrocínio de clubes de futebol

R$ 6,58 mi é a dívida dos clubes de futebol para com o INSS - A Previdência Social está fechando o cerco aos clubes de futebol profissional e às federação estaduais de futebol.

Grupo de fiscais vai fazer diligências em todo o País - A partir deste mês, um Grupo Especial de Auditores Fiscais da Previdência Social inicia cuidadosa e permanente fiscalização junto às Federações e aos Clubes de Futebol Profissional de todo o País. A estimativa do INSS é de arrecadar R$ 50 milhões com essa operação fiscal.

Previdência vai à Justiça contra o Botafogo - Brasília - O Botafogo vai responder por crime de apropriação indébita. A Previdência Social lavrou, nesta quinta-feira, uma representação fiscal para fins penais contra o Botafogo por crime de apropriação indébita (retenção da contribuição recolhida para a Previdência Social e não repassada ao Instituto Nacional do Seguro Social).

Cruzeiro e São Paulo são os únicos grandes em dia com o INSS

fejuncor disse...

Eu ando desconfiado que aqueles sujeitos que invadiram a embaixada do Brasil em Honduras acabou sendo efetivado como funcionário público brasileiro. Tenho procurado algo sobre isso e ainda não achei nada.

A farra é grande. A farra é inédita. Nunca se roubou tanto!!!!

Anderson disse...

Que o PT é um governo de ladrões, todo mundo sabe, ninguém nega, e, esse José Rainha tem que ir pra cadeia por enganar o MST, que na sua maioria é formado por pessoas miseráveis e abandonadas a própria sorte.
Os miseráveis do sertão nordestino são vítimas de um processo que se perpetua a longo prazo: O uso do estado para a garantia dos grandes latifúndios, a concentração de terras. Os trabalhadores do campo são mau remunerados e certamente não tem direito a nada, vide os bóias fria. Eu conheço muita gente que menospreza os que trabalham com a enxada na lavoura, porém, esses idiotas não estariam vivos se não tivesse quem plantasse e colhesse para alimentar suas bocas podres. Os trabalhadores do campo estão jogados as traças, ou melhor, a Lei da Oferta e da Procura, são tratados como mercadoria.
Só não podemos nos esquecer que o PT não inventou o Brasil, então, não inventou a corrupção. Maracutaias de montão existem desde a chegada dos portugueses, só muita inocência pra achar que esse governo foi o que mais roubou. Os seus roubos foram os mais divulgados, os outros roubaram tanto quanto o PT.
Muitos funcionários públicos exercem sua função com dignidade e são tratados como vagabundos. Eu faço História, me esforço para aprender e ser um bom professor, sei bem como é. Não peço pena nem complacência, porém, um país que não leva a educação e a saúde a sério, não pode almejar nada. Nem tudo pode ser privatizado, existem coisas fundamentais para qualquer ser humano.
O problema não está no governo, mas, em quem governa. Com corruptos como os do PT, qualquer governo tende a absoluta imoralidade com o dinheiro público. Fora PT, PSDB, DEM, PCdoB. Sinceramente, o único partido que pelo menos tem o mínimo de respeito com o dinheiro público parece ser o PSOL, pelo menos por enquanto.