quinta-feira, junho 17, 2010

O Demagogo Sortudo



Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

O presidente Lula, não satisfeito em aprovar o reajuste de 7,7% dos aposentados, sancionou aumentos que chegam a 38% para servidores da Câmara. Na reta final de seu segundo mandato, em ano eleitoral, o presidente abriu as torneiras da gastança pública. Seu principal objetivo, declarado pelo próprio, é eleger sua candidata, custe o que custar. E como custa caro para o povo brasileiro tanta demagogia!

"A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto aquele decide pensando nas próximas gerações", disse Winston Churchill. Lula passa mais longe de ser um estadista do que Fernandinho Beira-Mar de ser um respeitador das leis. O populismo de Lula, que já era enorme antes, alcançou níveis alarmantes no final de sua gestão, tudo para eleger seu “poste”.

Como admirador da capacidade de síntese, não posso deixar de mencionar o título da coluna de hoje de Carlos Alberto Sardenberg em O Globo: Lula = FHC + China. Como principal mérito, Lula não estragou as conquistas macroeconômicas de FHC. O restante veio com a sorte: a demanda chinesa fez o crescimento dos países emergentes, que exportam commodities, decolar. Aproveitando essa onda positiva, o presidente Lula tem expandido os gastos públicos de forma irresponsável e insustentável. A conta ele deixa para as próximas gerações, como fazem todos os demagogos.

7 comentários:

ntsr disse...

E por falar de hugo chavez, inflação de 40% por lá

Corruptocracia: Roubar é poder! disse...

Roubaram tanto que agora o dinheiro ficou curto para pagar a CORREÇÃO dos aposentados.

fejuncor disse...

Fritaram o Morumbi pra poder construir novo estádio com verba pública. Viram essa? Começa a roubalheira da FIFA. Há 4 anos da Copa do Mundo no Brasil, já vão aparecendo maracutaias por todos os lados. Furtarão, do povo brasileiro, uma obra no qual devem superfaturar, por baixo, uns 500 milhões. A FIFA é uma organização estabelecida num paraíso fiscal e sabe muito bem como dar o golpe. Tem do lado de cá as costas "delle" cujo time sonha com essa trampolinada. Uma coisa é certa, nem todo corinthiano é petista, mas todo petista é corinthiano.

winter disse...

e a política fiscal atual no país...

Anônimo disse...

Política fiscal no Brasil? Roubar o máximo. O povo sonega o máximo e o governo rouba tudo o que pode.

serjão77 disse...

O que será que a esquerda em geral e o demagogo sortudo em particular tão achando da 'socialista' Coréia do Norte não deixar o povo ver a Copa né, fico me perguntando.

fejuncor disse...

É porque o povo não deve ser influenciado pela decadência ocidental das vuvuzelas, dos cabelos colridos, da pintura FABulosa com La mano, digo, el brazo de Dios cumpanhero!!!! Rsrsrsrsrsrsrsrrr. Não sei, pode ser porque estou, tipo assim, meio “borracho” no momento, mas não vejo no Brasil algo muito diferente. Há muitas coisas que não podem ser vistas na televisão.

Vou colar um compêndio que fiz num outro site certa vez acerca delas:

NCOMPETÊNCIA E PREGUIÇA

O programa Fome Zero não deu certo e costuma ser citado como um dos principais fracassos da administração Lula.

..............................

DESVIO DE OBJETIVO

O PROUNI virou um mecanismo de distribuição de recursos públicos a instituições de ensino privado de baixa qualidade, geralmente ligadas a estruturas político eleitorais.

..................................

A ROUBALHEIRA DO PAC

Embora não exista na atualidade um balanço totalmente confiável da execução do PAC, os diversos números apontam a mesma situação de atraso, visto que em 2010 todas as obras deveriam estar prontas.

...................................

BUROCRATOPARASITISMO

Houve, na gestão Lula, a recriação de alguns órgãos extintos no governo anterior, por excesso de fraudes e desvios de verbas, como a SUDENE, que até hoje não obtiveram os resultados desejados e a criação de novas empresas estatais de menor porte.

......................................

ASSASSINATO DE AMBIENTALISTA

No dia 22 de maio de 2009, o pescador Paulo César Santos de Sousa, tesoureiro da Associação dos Homens do Mar (AHOMAR), do Rio de Janeiro, foi assassinado com três tiros no rosto e dois na nuca. Sua casa foi invadida e revirada à procura de documentos. Que documentos seriam esses que resultariam nesse brutal assassinato?

Paulo se afastou das funções por problemas de saúde e por medo das ameaças de morte que membros da entidade vinham sofrendo. Paulo dizia que corria risco de vida porque estava atrapalhando a obra da Petrobrás. Ele era um dos líderes da entidade Ahomar que luta contra o projeto da Petrobrás, consórcios Oceânica e GDK, de instalação de dutos para transporte de gás da Petrobrás. O projeto implicaria na mortandade de peixes, prejudicando pescadores que há anos sobrevivem da pesca.

Por conta das denúncias sistematicamente feitas pelos pescadores, as secretarias municipais de Meio Ambiente e da Fazenda, a Prefeitura de Magé e o Conselho Municipal de Meio Ambiente vistoriaram o canteiro de obras do GLP e interditaram o mesmo: havia mais de 42 irregularidades.

Nesse mesmo dia Paulo foi assassinado.