quarta-feira, julho 21, 2010

A Juventude Utópica



Rodrigo Constantino

“A coisa mais rara de se encontrar é o fato de existir quem alie a razão ao entusiasmo.” (Voltaire)

Costumam dizer que quem não é socialista na juventude não tem coração, e que quem é socialista na idade adulta não tem cabeça. Exageros à parte – até porque eu teria que assumir não ter tido coração – acredito que a frase captura bem uma regra, qual seja, que os mais jovens tendem a abraçar utopias, enquanto os mais velhos acabam mais céticos. Os jovens são aqueles que vão revolucionar o mundo!

Existem várias possíveis explicações para este fenômeno. Os mais jovens estão numa fase de busca por identificação, separação dos pais, da autoridade, e precisam questionar tudo e todos. Além disso, a visão de mundo costuma ser mais simplista, e a crença em panacéias, em soluções “mágicas”, mais comum. Com o passar do tempo – e com as diversas experiências na vida – a tendência é substituir esta fé mais ingênua por “soluções” imperfeitas.

O furo, entretanto, permanece. Não há explicação para tudo, tampouco um modelo único e simples de justiça ou sociedade, que vai trazer o “paraíso perdido” à Terra. Os mais velhos normalmente ficam mais céticos, mais desconfiados em relação às respostas prontas, simples. Passam a crer em “trade-offs”, sabendo que cada escolha pressupõe alguma possível perda de outro lado. Em suma, começam a enxergar um mundo bem mais complexo do que aquele da visão infantil.

Quem conseguiu expressar com maestria esta característica foi o escritor Oscar Wilde, quando disse: “Não sou jovem o suficiente para saber tudo”. Bingo! Os mais jovens quase sempre acham que sabem “tudo”, que compreenderam o mundo, a sociedade, e que sabem as respostas para as perguntas mais complicadas, aquelas que angustiaram os principais pensadores desde sempre, incluindo os mais sábios dos sábios. A juventude não gosta de conviver com as faltas. Aliás, ninguém gosta! Mas quanto mais jovem, maior a probabilidade de essa angústia levar ao desespero. O tempo acaba ajudando a aceitar certos buracos – ou seriam crateras? – em nossas vidas.

Claro que estou falando sempre em termos gerais, numa possível regra que necessita de exceções para ser validada. Além disso, não se trata da idade apenas cronológica, pois todos estão cansados de conhecer adultos que mais parecem crianças crescidas. As rugas nem sempre trazem consigo a maturidade. Também não pretendo falar desse ímpeto juvenil na busca pelas “verdades absolutas” com um tom totalmente negativo. Acredito que os questionamentos ousados, os desafios às tradições mais estabelecidas, esse espírito revolucionário até, possuem suas vantagens. Diria mais: eles podem ser fundamentais para o contínuo progresso da civilização.

São os jovens que, com suas perguntas incômodas e seu ponto de vista mais fresco, forçam novas reflexões sobre o mundo. Aplaudo esta postura, mas não posso ignorar seus riscos. E estes surgem justamente quando as utopias simplistas viram crenças fanáticas, quando os jovens acabam vítimas de oportunistas de plantão, que utilizam o romantismo típico da juventude como massa de manobra para seus objetivos pérfidos. Tanto é assim que os demagogos são os primeiros a defender o direito de voto dos mais jovens, que são inimputáveis para certos crimes, mas “responsáveis” na hora de escolher o governante.

O simplismo pode ser útil para a retórica ideológica, mas os debates sérios exigem mais humildade, item escasso quando se trata da juventude. O pensador libertário H. L. Mencken colocou de forma precisa: “Para cada problema complexo, existe uma resposta que é clara, simples e errada”. Carl Jung também atacou o simplismo: “Os maiores e mais importantes problemas na vida são, num certo sentido, insolúveis; eles nunca podem ser resolvidos, mas apenas superados”. Eis algo que os mais jovens não costumam apreciar muito. Eles querem as soluções, e querem logo!

O curioso é que, apesar do maior tempo de expectativa de vida, são justamente os jovens os mais impacientes. E como os erros cometidos em vida ainda não foram grandes o suficiente para forçar mais humildade, cautela e sabedoria, eles realmente acham que sabem tudo. Darwin constatou que “a ignorância traz muito mais certezas que o conhecimento”. O jovem, geralmente, possui muitas certezas.

Dito tudo isso, fica a questão: como conciliar as vantagens do idealismo juvenil com as vantagens da experiência e ceticismo dos mais velhos? Ou, dito de outra maneira: como evitar que as desvantagens do simplismo romântico dos jovens estraguem suas qualidades essenciais? Essa é a pergunta do milhão, e longe de mim!, eu pensar que sei a resposta. A frase da epígrafe, de Voltaire, demonstra que o filósofo francês também gostaria de saber a resposta. Mas ele foi realista o suficiente para reconhecer que era muito raro encontrar num mesmo indivíduo a razão e o entusiasmo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu era jovem, de direita e queria salvar o mundo.
Será que Hayek tb não queria salvar o mundo? Aliás, eu ainda quero.
Os jovens de esquerda que querem salvar o mundo estão contribuindo com a ampliação dos problemas do planeta.

Acho que não existe forma nenhuma de aliar o entusiasmo inocente dos jovens "com as vantagens da experiência e ceticismo dos mais velhos". Como fazer um bebê entender que deve esperar a mamadeira sem chorar?

Talvez daqui a 2000 anos quando possuírmos um sistema educacional muito diferente do que temos hoje.

Anônimo disse...

Caro Rodrigo
Eis aqui uma de minhas raridades.
Com meu empirismo e entusiasmo, afirmo que algumas simples regras podem mudar para melhor uma sociedade que ainda não as tenha, sem com isso ter que sofrer "trade offs".
Demos ao Brasil por exemplo, apenas algumas simples regras de alteração do sistema representativo e tudo vai sendo resolvido rapidamente, basta, a exemplo do "Ficha Limpa" adotarmos o voto facultativo e distrital puro até para vereadores, fidelidade partidária (já existe), cláusula de barreiras (assassinada ao nascer), fim das reeleições para cargos executivos e nomeações, e que vereadores possam ser eleitos sem obrigação de filiação partidária, até que as cláusulas de barreiras surtam seus efeitos como ocorreu antes de sua revogação pelo supremo em 2006, até serem tristemente revogadas por iniciativa de maus políticos detentores de projetos pessoais e culto a personalidade.
Com meus respeitos ao ilustre e jovem mestre Constantino.
Beto Monteiro

Anônimo disse...

E assim, voltaremos à idade pedra...

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

O BEBÊ NASCE DEVENDO A FRALDA

A dívida pública brasileira cresce 1 bilhão de reais por dia. Ela cresceu 30 bilhões de reais entre o último dia útil de abril e o último dia útil de maio - a mais recenta amostragem do desastre.

Se dividirmos 1 bilhão de reais por 200 milhões de brasileiros, o resultado é 5 reais por cabeça, ou 150 reais por mês. Isso equivale dizer que uma família de 4 pessoas, que aparece na propaganda do governo fazendo o papel de que foi salva da miséria pelos 120 reais do bolsa-família, é avalista de uma dívida que aumenta 600 reais por mês, só de juros. Ou o cahê dos pentacampeões que vão fazer a copa de 2014 está baixo, ou tem gato demais.

Não vamos esquecer que, quando o beneficiário do bolsa-família, ou do "bolsa-sobra-da-festa", vai na venda comprar arroz e sabonete, ele deposita 40% de imposto na conta do governo corrupto. São 48 reais. Destes 48 reais que os figurantes da propaganda mentirosa do "Brasil distribuidor de renda" pagam de impostos quando compram arroz e sabonete. retornam, para os anfitriões da Copa de 14, uns 5 reias, que ele vai ter como serviço público, caso não morra na fila.

O Brasil está feio. O Brasil tornou-se, além do país que tem o governo mais corrupto do mundo, também o maior foco de concentração de renda do mundo.

O Brasil é a vergonha da república.

Bruno disse...

Rodrigo, é facil entender.
Os jovens nessa idedade moram com os pais, vivendo num sistema socialista familiar, onde os pais fazem o papel do Estado, provendo casa, comida, vestimenta, saúde e birita. Nessa fase, o jovem não tem experiencia profissional nenhuma e acha que o Estado tem que continuar provendo suas benesses, já que provavelmente seus professores são comunistas e ficam enfiando merda na cabeça deles de que ser humano é igual e tal.
Quando partem para a vida adulta, veem que as pessoas não são tão iguais quanto parecem ser e que o Estado não provem de forma satisfatória suas necessidades, mudando o conceito ideológico da pessoa. TRabalham para pagar plano de saude, ter carro, tomar birita etc... E ficam incomodados com aqueles que mamam nas tetas.
Em suma, tudo parte da educação familiar que o sujeito recebe, os pais tem que ensinar aos filhos desde cedo o valor das coisas para não cairem na falácia comunista dos professores de cursinho.
Qdo cursei administração de empresas, a professora de sociologia passou o filme Alem do Cidadao KAne, que metia o pau na globo... Eu era inocente, não percebi que ela estava tentando mudar a cabeça do povo com conceitos socialistas e tal. Se fosse hoje, teria levantado e quebrado a TV na cabeça dela e acusaria ela de comunista...

ntsr disse...

Isso me lembra aqueles filmes americanos onde o moleque mal aprende a ler e escrever e bota uma barraquinha na frente da casa pra vender limonada.Aqui no braslixo um moleque desses seria crucificado pelos professores esquerdinhas.

Bruno Leão disse...

Mais um belo artigo.

Quinta da Canoa disse...

Governo Lula: "Um pavoroso assalto aos cofres do Tesouro", segundo Delfim Neto. Mas o que significa isso?

Anônimo disse...

Quinta da Canoa, não é por acaso que o Defim integra o Conselho de Administração das empresas do Maluf, juntamente com Heitor Aquino Ferreira, o Secretário de Golbery que mandou na Petrobrás, no Jari na Vale e na Bolsa de Valores do Rio de Jeniro, num esquema bilionário que começa a aparecer. Já temos pelo menos três condenações nos EUA e duas devoluções de dinheiro. Se rastrear chegaremos a um "assalto aos cofres do tesouro"

Alcindo disse...

Mas, o Delfim Netto não é um entusiasmado lulista? Ele não disse isso!

Alex disse...

Você não entendeu, Alcindo. A turma que está contra o Lula está aliada à que mamava nos "ideais" da revolução democrática de 1964. São os colegas de Pinochet, da TFP, do Bolsanaro. E aquela dinheirada ia para contas no exterior mas parte voltava para financiar o combate aos "comunistas".

José Carneiro da Cunha disse...

"Você não entendeu, Alcindo. A turma que está contra o Lula está aliada à que mamava nos "ideais" da revolução democrática de 1964."

Alex, quem não entendeu fui eu. Até hoje a família Sarney que "mamava nos "ideais" da revolução democrática de 1964" estava entre os principais aliados do Lula. O próprio Delfim foi por muito tempo um dos favoritos do atual governo.
Boa parte daqueles que ajudaram e muito a ditadura, e ainda estão vivos e são relevantes, apoiam Lula, e muitos daques que lutaram contra ela, também são contra ele. Cito alguns que são contra ele, e foram contra o governo militar: Serra, FHC, Roberto Freire, Raul Jungmann etc.
Agora, alguns que apoiaram a ditadura e, agora, são grandes amigos do Lula: Sarney, Delfim Netto (um link que deixa isso claro: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2008/04/delfim-netto-lula-salvou-o-capitalismo.html), o PP etc. Não podemos esquecer, é claro, do novo amigo de Lula, o ex-presidente Fernando Collor.

abs

JC