quarta-feira, março 07, 2012

Salários iguais para as mulheres?

Rodrigo Constantino

A lei que obriga a equalização de salário entre homens e mulheres para o mesmo cargo (e a produtividade e eficiência, quem mede?) vai agora para a sanção da presidente. Na prática, mais poder arbitrário para fiscais e burocratas. Mais dificuldades criadas para a venda de facilidade ilegal depois. Mais um exemplo de boa intenção pavimentando as ruas do inferno.

Quando as benesses estatais extras para a licença de maternidade foram aprovadas, escrevi o seguinte artigo, alegando que as mulheres não precisam da tutela estatal. Os argumentos servem para o caso atual também.

Como perguntou um colega do Facebook: os top models masculinos vão ganhar o mesmo que a Gisele Bundchen?

Mas calma que o governo sempre tem uma nova medida intervencionista para resolver os problemas causados pela outra. Mulheres serão menos contratadas agora? Então basta impor uma COTA para mulheres nas empresas! Toda empresa tem que ter no mínimo 45% de mulher no quadro de pessoal. Melhor não dar idéia, nem de brincadeira...

9 comentários:

Silas disse...

Caro Rodrigo,
tarde demais... já deu a idéia!

Felipe disse...

Só discordo da parte da boa intenção. A intenção não é boa; é simplesmente parecer muito bonzinho e preocupado com o povo. Mas só parecer, porque se estivessem realmente preocupados, as atitudes seriam bem outras, em outra direção bem diferente.

Cristiano disse...

Provavelmente, o resultado dessa lei absurda será o aumento do desemprego femenino!
Com a equalização dos salários dos homens e das mulheres, o empresário terá que escolher o mais produtivo, se for a mulher nada se alterá mas se for o homem aumentará o desemprego femenino.
No final das contas, quem acaba sendo prejudicado é exatamente o foco da lei, as mulheres.
Os nossos parlamentares estão precisando urgentemete de uma consultoria em Economia Austríaca para entender como funciona uma Economia de Mercado.

Felipe disse...

[off]

Mais roubalheira:

http://blogs.estadao.com.br/link/blogs-sao-cobrados-por-incorporar-videos-do-youtube/

[/off]

Anônimo disse...

Nem precisa falar, claro que eles vão querer cotas.Eles já pensam em cotas o tempo todo.
Quero é ver 45% de mulheres na construção civil haha

Anônimo disse...

Wagner
E mais uma vez o governo quer inteferir na economia escolhendo os vencedores.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-03-07/governo-ouve-demandas-do-setor-agropecuario-para-elaborar-plano-que-garanta-crescimento

samuel disse...

More of the same ... Qual o limite das dificuldades a serem criadas para produzir? Não querem compreender as causas e querem compreender os resultados! Depois vem ahi o economista Levy explicar porque o crescimento está micho ...

Anônimo disse...

pq 45% ? elas são mais de 50% da população , não importa o serviço tem que refletir a proporção da população

Anônimo disse...

Olha... sou mulher e nem por isso quero cotas. Quero ser selecionada pela minha competência e não pelo cromossomo sexual que carrego.

Isso pra mim desvaloriza todo o esforço que fiz durante toda minha vida. O que tem no Brasil é muita gente folgada (homens e mulheres) e ficam choramingando porque querem tudo de bandeja... triste demais.