sexta-feira, janeiro 08, 2010

Programa Nacional Bolivariano



Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

O presidente Lula assinou o decreto que criou o “Programa Nacional de Direitos Humanos”, apenas uma fachada para a “revolução bolivariana” em marcha no continente. O programa avança de forma escancarada sobre as mais básicas liberdades individuais, incluindo a propriedade privada. O governo está sugerindo quase trinta novas leis, assim como a criação de mais de dez mil novas instâncias burocráticas para empregar os camaradas. Os parasitas têm fome de recursos e poder!

Entre outras barbaridades, o governo tenta avançar rumo à “democracia” plebiscitária da Venezuela, um eufemismo para a velha ditadura da “maioria” – na verdade, uma minoria organizada que fala em nome do “povo”. Faz parte da agenda dos “direitos humanos” instituir o financiamento público de campanhas eleitorais também, para criar o “caixa três” dos grandes partidos. Resgatar a censura na imprensa é outra meta do programa. Rever a Lei de Anistia é outro objetivo, partindo para um “revanchismo” que ignora o papel dos guerrilheiros comunistas na escalada opressora da década de 1960. Os atuais “heróis” da democracia lutavam, na verdade, para instaurar no país uma ditadura como a cubana. Por fim, o programa pretende regulamentar a taxação das grandes fortunas, medida extremamente populista – e estúpida do ponto de vista econômico – que representa apenas a idealização da inveja, sentimento mesquinho típico dos socialistas.

Em suma, trata-se da aceleração do projeto “bolivariano” em curso no continente, cujo ícone máximo está na figura pitoresca de Hugo Chávez. A turma dos “direitos humanos” é assim mesmo: defende tudo aquilo que existe de mais abjeto no mundo. A cara-de-pau dessa gente não encontra limites: eles são capazes de falar em “direitos humanos” abraçando o ditador mais cruel do continente, o decrépito “El Coma Andante” de Cuba, ou então o louco Ahmadinejad do Irã. Para alguns defensores dos “direitos humanos”, Guantánamo parece um lugar mais apropriado...

42 comentários:

Beto disse...

Eu sempre me pergunto: com as coisas foram parar nesse estado?

Como é possível chegarem a esse patamar de descaramento em pleno século 21?

Muito triste isso tudo...

Antonio Abreu disse...

Como dizia Valéry, o poder sem abuso perde o encanto...

Everardo disse...

A democracia direta (que você chama plebiscitária) é a forma original da democracia, surgida na Grécia e foi substituída pela sofrível democracia indireta (via representantes) pela impossibilidade técnica da prática da direta em sociedades complexas e populações elevadas. Mas, com os meios eletrônicos, vislumbra-se a democracia em sua forma original, "on line", o que nada tem a ver com o que deseja o Hugo Chávez.
Quanto à questão dos direitos humanos, é de se esperar que pessoas torturadas, uma vez no poder, busquem a punição dos seus torturadores. Mas essa não é uma política do governo Lula. São pressões legítimas que poderão prevalecer, ou não, a depender do Congresso. Pessoalmente, acho que a questão foi sepultada com a Lei da Anistia.

Rodrigo Constantino disse...

Everardo, Everardo...

Na Grécia antiga, estima-se que menos de 10% do povo votava!!! Eram debates sobre as coisas PÚBLICAS, por parte de pessoas esclarecidas, resolvendo sobre alguns itens relevantes. Não tem NADA a ver com o modelo venezuelano de hoje. Tal comparação poderia ser fruto somente de uma dessas opções: ignorância ou má-fé. Qual o seu caso?

Anônimo disse...

Rodrigo, o Everardo não disse que o que ocorria na Grécia tem relação com o que ocorre hoje na Venezuela. Ele disse outras bobagens mas não essa.

Iconoclasta disse...

RC, surreal é q o decreto foi publicado no DO em 21/12, há mais de duas semanas, e até então, na imprensa, só se tratva da questão da anistia. mesmo hoje, após a fanfarronice q foi aquela cerimõnia de ontem, O Globo é o único grande jornal q divulga outras partes do documento. inclusive eu não duvido q só tenha feito pq o RA fez um post ontem sobre o assunto.

ta td dominado!

jsaraujo disse...

Everardo Said , você não passa de
um PETRALHA infiltrado... Caro Rodrigo não de espaço para estes vagabundos, pois eles já tem a imprensa a soldo.

Everardo disse...

jsaraujo, a menos que você desconheça o papel da internet e a crescente força da interatividade nas decisões do governo e das empresas, dá para entender o que eu disse. A opinião pública está a cada dia mais presente em todas as decisões. A sua reação de ódio não se encaixa em nenhum blog sério. Não tente transformar esse aquí num panfleto em que idiotas com interesses pessoais contrariados desabafam suas frustrações.

fejuncor disse...

Ôrra meu, essa corja não desiste.

fejuncor disse...

O MST livre e solto com direito ao estrelato em audiências públicas é o pavil que falta para crise anunciada.

robesa disse...

Posições políticas eu compreendo.......... mas este decreto não é visão política, sim, uma tomada de poder a lúz do dia, com nosso dinheiro, por meia dúzia de ex-criminosos que nós colocamos no poder! Onde está a OAB? Onde está o MPF? E a oposição?........? Onde estão os responsáveis por manter a ordem constitucional do país?

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

A opiniao do articulista é bem compativel com a linha conservadora direitista: nada de reforma agraria, nada de punicao a torturadores, nada de casamento gay, porque o Lula nao fez antes nao deveria se fazer nunca, etc.
O 1o mandato foi p/ acalmar os golpistas.
O 2o p/ consolidar as politicas de combate a pobreza e de crescimento sustentado da economia.
Com Dilma, sera' a vez da reforma dos direitos civis, gostem ou nao..

fejuncor disse...

Existem limites para a dissensão democrática de idéias.

Existem princípios que devem ser respeitados numa democracia para a exposição de idéias e para que se ouça o contraditório.

E existe a canalhice, o mau caratismo e a tentativa canhestra de usar defesa de "Direitos Humanos" para a imposição dessa agenda perversa e mau intencionada que no fundo quer transferir poder ilimitado e acima da Justiça para pelegos de sindicatos e militantes de ONG petistas sustentadas por dinheiro público.

Unknown disse...

E por falar em bolivarianismo...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u676797.shtml

Chávez anuncia desvalorização e cria duas taxas para moeda venezuelana

"Chávez disse que o bolívar agora terá duas taxas estabelecidas pelo governo, dependendo do uso. Para transações consideradas prioritárias pelo governo, a taxa de câmbio será de 2,60 bolívares por dólar, e para outras transações um dólar valerá 4,30 bolívares. "

Sem comentários...

Aprendiz disse...

A questão pior nesse decreto é que ele institui a censura à imprensa, sob o comando do MST e outros "movimentos sociais".

Lembram-se daquelas imagens mostradas na tv, onde os sem terra destruiam um laranjal? Ninguém mais teria coragem de expor nada, eles poderiam cometer as violências que quisessem, e nenhum jornalista teria coragem de mostrar. Hoje, sem censura oficial, todo mundo já se cala ante os inúmeros assassinatos cometidos pelo PT, MST, etc.

E o próprio nome nome "comissão da verdade" é coisa típica de ditadura comunista, com cheiro inequívoco de "1984".

Mas o pior mesmo são as tentativas do governo de normalizar a pedofilia, sob o manto de uma falsa proteção aos gays. A idéia central é tirar o pátrio poder de qualquer pai que queira evitar o abuso de seu filho ou filha. Que a verdade seja mostrada, os fatos como realmente aconteceram. E não essa falsa verdade, a mentira construída pelo marxismo.

Unknown disse...

Este PLANO é uma descarada tentativa de
implantar o comuno-socialismo no Brasil, por
meio de decreto, aliás, decreto inconstitucional.

Faço votos que ele sirva para mostrar para os
brasileiros, especialmente os militares, a
verdadeira cara de Lula, Dilma e sua quadrilha.

E, afrontados por esta tentativa, os Militares
acordem e repitam 1964, impondo a estes cães
comunistas e vontade democrática dos verdadeiros
brasileiros.

Titina ;* disse...

Na verdade, como não há tempo para implementar o Decreto nos próximos 11 meses, pode-se entendê-lo como Programa de Governo da Candidata Dilma.

Col. Hans Landa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Col. Hans Landa disse...

Trata-se de um CAVALO DE TRÓIA. Por fora, belo e atraente; por dentro, embute (mas não oculta) uma série de anomalias institucionais que conspiram CONTRA A DEMOCRACIA.

Col. Hans Landa disse...

Pelo jeito NINGUÉM foi consultado. A elaboração ficou por conta do secretário de direitos humanos e o ministro da injustiça com o aval da Dilma. Eles são os autores deste VERDADEIRO AI-6.

Anônimo de todo dia disse...

A pessoa que comenta sob a denominação de Everado me parece um comuna com discurso light para permitir que seus comentários sejam postados nos blogs liberais. Ele também deixou besteira escrita no blog do Reinaldo Azevedo.

Aprendiz disse...

A pessoa que comenta sob a denominação de Evarardo é um stalinista bem conhecido aqui. Só defende a barbárie e os genocidas, inverte tudo, distorce a história. Esi aqui um pequeno resumo de seus ídolos:

http://www.youtube.com/watch?v=ewY_k-jFlvk&feature=player_embedded#

fejuncor disse...

Hoje tive a oportunidade de ler um editorial com alguns trechos dessa "encrenca". Não tem muito o que dizer e nem espaço para divagar como tentou o Everardo, simples, é isso mesmo: pura sede de mais controle do burocrato parasitismo. Será que este esquemão de corrupção tem por meta deixar que os problemas cresçam para poder roubar mais, antes de solucioná-los? É um mar de corrupção inédito, babilônico.

Outra. Meses de exaustivos testes em vôo com criteriosas análises tecnológicas dos caças Rafale, F-18 e Gripen da Suécia, os militares decidiram-se pelo último. Sai uma matéria sobre o tema esta semana. E Lula? Não, ele quer os franceses. A Aeronáutica, que entende do assunto, prefere os aviões suecos. O presidente, que só sabe porque o cabrito caga redondinho, tá disposto a desobedecer regras comerciais e critérios militares por uma preferência política obscura. Alguma dúvida de que nesse mato tem coelho?

Eu estou perplexo. Alguém já tinha visto tanta roubalheira?

SOCIEDADE EM GUERRA disse...

Uma coisa posso lhe garantir amigo:
Se há um coelho, lhe arranjo uma cartola!
Veja bem! Não há o que se discutir e choramingar quando se tem razão sobre certas questões.É preciso ação! Discussões não levam a nada.
Só trazem obstáculos.
Caminhamos para uma "Revolução á moda Chavez"? Não seria uma má idéia não...Quem sabe assim não nos destacamos no cenário mundial como uma grande potência...
Deseja uma realidade mais lógica e de acordo com os padrões da evolução humana e tecnológica de uma futura e não tão distante utopia? Lhe enviarei um convite:

http://www.sociedadeemguerra.com.brQuestionar e Determinar! Eis a Solução!

Everardo disse...

Aprendiz, quem se der ao trabalho de ler meus comentários vai ver quem é que distorce e mente. Não sou "ista" de coisa nenhuma. Agora, começo a me preocupar com a infiltração de pessoas que utilizam blogs como panfletos de suas revoltas pessoais. Se você defende o nazi-facismo e vê em todos um "comunista", digo que, para mim, você e eles são iguaizinhos.

Rodrigo Constantino disse...

Everardo, fascista é Chávez! Quando vc vai entender que o público desse blog não cai nessas mentiras ensinadas por Stalin? Comunistas e fascistas não são opostos, mas dois lados da MESMA moeda, competindo pelo MESMO tipo de idiota útil.

Cada nova medida de Chávez na Venezuela mostra como ele se parece com outros ditadores, fascistas ou comunistas.

Acorda, rapaz! É constrangedor ver esse papelão aqui...

Everardo disse...

Rodrigo, você menospreza o Brasil e o próprio Lula, ao pensar que precisamos ser caudatários da política de um louco. Somos muito maiores e mais influentes. Chávez não é líder na AL, você sabe disso. Mas a lderança brasileira não se pretende impor através de conjunturas anacrônicas, mas naturalmente pelas discussões sobre o desenvolvimento sustentável e a democracia pós-guerra fria. O Brasil possui potencial e reservas em energia, água, solo fértil, minérios, etc. É, portanto, estrategicamente, de grande importância, o que dá visibilidade ao seu Chefe de Estado, seja Lula, Dilma ou Serra.

ewertonalipio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ewertonalipio disse...

Prezado Rodrigo,

Chávez acabou de afirmar que o Exército entregará o controle das "empresas especuladoras" aos trabalhadores. Essa brutal medida expropriadora serve para as empresas que aumentarem seus preços como resposta à desvalorização da moeda determinada pelo governo.

(http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2010/01/11/chavez+ameaca+por+o+exercito+em+empresas+que+aumentem+precos+9268673.html)

Bem, saindo de foco, gostaria de ler uma avaliação libertária e politicamente incorreta da proibição dos minaretes na tolerante e frágil Suíça.

Grato pela atenção

Ewerton Alípio

3:29 PM

J. Veríssimo disse...

A situção do Brasil é alarmante!!

Ha um tempo não entro no blog, ficou ótimo o novo modelo.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Cara, eu nunca li tanta baboseira na minha vida.Procure ler o Decreto que voce vai ver que não há nada disso que você afirma.É muita desonestidade intelectual sua.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Everardo disse...

A utilização indiscriminada do rótulo de comunista a todos os que contrariam idéias nazi-fascistas é injusta. Eu, por exemplo, não sou comunista, embora discorde da homofobia, do esgotamento dos recursos naturais pela ganancia cosumista, da miséria, do racismo, da pedofilia, do genocídio, etc. E quem defende isso não poderá olhar nos olhos dos seus filhos, que estão em contato com um mundo muito mais bem informado e humano.

Rodrigo Constantino disse...

Everardo, evite TANTO constrangimento! Essa patética tentativa de MONOPOLIZAR OS FINS é típica de comunistas (e fascistas). Vcs são primos de sangue! Quem disse que quem é contra o nazismo é comunista? Nazistas e comunistas são muito parecidos. Aliás, o comuna Oliver Stone, defensor de Chávez, vai fazer um filme agora mostrando o lado bom (???)... de Hitler!

E sim, vc É comunista. Mas envergonhado.

Everardo disse...

De fato, Rodrigo, se você consultar os sites comunistas verá que eles dizem que o ambientalismo é um plano dos ricos para impedir o desenvolvimento dos pobres. E nós vemos, nos links indicados pelos liberais uma rota segura da mais radical escória nazi-fascista, como um tal de "Coturno Noturno", um tal Reinaldo Azevedo, um tal Olavo de Carvalho, e outros. Nota-se o esforço que fazem para se mostrar "neutros" quando se percebe claramente o material exclusivamente extremo-direitista.

Rodrigo Constantino disse...

Everardo, mostra ALGUMA evidência de que Reinaldo Azevedo defende algo parecido com o nazismo, ou será vetado no meu blog a partir de agora.

Estou cansado de sua perfídia e poluição. Vc é um comunista dos mais safados, aquele que FINGE ser "social-democrata" mas usa todas as táticas stalinistas.

O Reinaldo Azevedo abomina tanto o nazismo como o comunismo. Aliás, todos os liberais fazem isso.

Lembre-se: alguma evidência de que RA defende o nazismo, ou será apagado a partir de agora desse blog.

Everardo disse...

Pois, não, Rodrigo, afora a coerência do que escreve, está aí uma das pérolas postadas pelo Sr. Reinaldo:
"No dia 7 de janeiro deste ano, escrevi no meu blog um pequeno artigo em que indagava: "Que diabo se passa com o Partido Democrata americano, que tem como favoritos uma mulher e um negro com sobrenome islâmico e nenhum homem branco para enfrentá-los?". Em tempos em que as pessoas preferem parecer justas a ser inteligentes, fui alvo de uma saraivada: "Machista!". "Racista!". "Machista e racista!".

Eu apenas tomava o par "homem branco" como "um apelo simbólico à tradição, à conservação de um modelo que, inegavelmente, deu certo e fez a maior, mais importante e mais rica democracia do mundo; que venceu, por exemplo, o embate civilizatório com o comunismo".
Algo muito parecido com o "arianismo" ou seria a minha imaginação comunista?

Rodrigo Constantino disse...

Everardo, se vc acha que isso é defender o nazismo, das duas uma: ou vc é muito imbecil, ou muito safado. Em qualquer caso, não seria bem-vindo no meu blog, por puxar para baixo o nível dos debates.

Procure outro lugar para repetir chavões idiotas.

Rodrigo

fejuncor disse...

Aforismo, já ouviu falar? Por que no mesmo texto ele diz (a parte da cola apagada de propósito) que seu político predileto da metade do séc 20 é M.Thatcher uma mulher? Homem branco está entre aspas porque será? Há de se aprender primeiro a entender o que é um instrumento de linguagem.

DEMA disse...

DILMA a ministra terrorista nem sob tortura

Aprendiz disse...

Everado

Mentiroso. Você chama todo mundo que não é socialista de nazista. Você agora chama o Chavez de louco, Mas há pouco tempo atrás dizia que o que estava acontecendo na Venezuela era "interessante", e tentava jogar água fria em qualquer crítica contra ele (leiam as mensagens antigas do Constantino sobre Chavez). Você tem sempre procurado minimizar os crimes de Chavez, tanto aqui quanto no blog do Bruno Pontes (verifiquem lá). Como você vê tenho memória suficiente para não cair nos seus truques. Você considerou verdadeiras todas as afirmações de Chavez contra Uribe, mas, na verdade, é Chavez que busca o confronto externo para manter o poder interno. Você tentou anular todas as críticas contra o opressivo regime da Alemanha Oriental, afirmando que ele era "apenas diferente" do da Alemanha acidental (leiam o post do Constantino sobre a queda do Muro, o comentário "controle de danos" do Everado está lá). Você sempre trabalha, sim, a favor dos stalinistas, quando minimiza os crimes que cometeram. Como todo esquerdista, você considera irrelevantes todas as mortes causadas por esquerdistas. Tenho nojo de você. Se finge de defensor dos direitos humanos, da ecologia, o exemplo de bom-mocismo. Mas já não sou adolescente, já ví muitos do seu tipo, e não caio mais nessas armações.

fejuncor disse...

Criar uma legislação que dá o direito de invadir a casa alheia, pra depois "negociar" a desocupação, é tão preocupante quanto dar asilo político ao autor de vários homicídios por pura identidade política.