sábado, junho 12, 2010

O despertar de Ferreira Gullar



Tenho lido os últimos artigos do poeta Ferreira Gullar, ex-comunista típico, e reconheço que ele mudou muito. Seus lúcidos artigos têm batido forte na demagogia do governo Lula, e na esquerda de forma geral. Antes tarde do que nunca! Gullar é a prova viva de que todos podem acordar um dia!

Seguem trechos de sua entrevista para a revista Dicta&Contradicta:

Engajamento
Quando escrevi romances de cordel na época da ditadura, queria fazer mais subversão do que arte. Estava usando a minha poesia para fazer política. A preocupação principal era levar as pessoas a ter consciência dos problemas sociais, como a reforma agrária, as favelas, a desigualdade. Não havia uma preocupação estética. (...) Lembro-me de quando fomos, com o Centro Popular de Cultura, à favela da Praia do Pinto, para fazer um espetáculo, um auto antiamericano, anti-imperialista. Quando chegamos lá, todos os adultos foram embora, ficaram só as crianças ouvindo o Vianinha (o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho) berrar contra o imperialismo. Olhava aquilo e ficava pensando: "O que é isso? Pregando o anti-imperialismo para menino de 5 anos na favela da Praia do Pinto?". Isso foi a um mês do golpe de 1964. Comecei a perceber que a ideia de fazer arte com baixa qualidade só para atingir o povo era falsa.

Enganos da esquerda
Vivi a experiência da União Soviética, em Moscou, e depois vivi o drama e a derrota do (presidente) Allende no Chile – eu estava lá quando ele foi derrubado. Tudo isso me levou a ter uma visão crítica em relação à revolução, em relação às coisas em que nós acreditávamos, aos procedimentos que adotávamos. Aprendi que a coisa era muito mais complexa do que imaginávamos. Sonhávamos em chegar ao poder – e então chegamos ao poder no Chile, com Salvador Allende. E aí? O que aconteceu? Houve uma grande confusão: as esquerdas não se entendiam. Os radicais queriam obrigar Allende a fazer o que não podia ser feito – o que ele sabia que não podia fazer, porque seria derrubado. No fim, foi a própria esquerda que causou a queda de Allende. Aquilo me deixou arrasado. Sacrifiquei minha vida, meus filhos, para me meter numa confusão dessas.

Comunismo
Um professor meu de economia política marxista lá em Moscou me disse o seguinte: "Você sabe quanto tempo levou para que em Paris houvesse, todo dia, às 8 da manhã, croissant para todo mundo, leite para todo mundo, pão para todo mundo, café para todo mundo, e tudo saindo na hora? Alguns séculos". A revolução desmonta uma coisa que os séculos criaram. Agora, o Partido resolve, e não vai ter café, não vai ter pão, leite, nada. Resultado? Trinta anos de fome na União Soviética. Você desmonta a vida! E havia outra porção de erros: afirmavam que quem faz a riqueza é o trabalhador. Mentira! O trabalhador também faz isso, mas, se não existe um Henry Ford, não existe a fábrica de automóvel e não vai ter emprego para você. Nem todo mundo pode ser Bill Gates, nem todo mundo pode inventar uma coisa. Marx está correto quando critica o capitalismo selvagem do século XIX. Quando propõe a sociedade futura, está completamente errado.


Comparem esta mea culpa corajosa do Gullar com a postura de Dilma Rousseff, que afirmou no final da entrevista à Veja desta semana: "Eu mudei com o Brasil, mas jamais mudei de lado".

Pois é. Dilma jamais mudou de lado! Ou seja, ela continua lutando ao lado... dos comunistas! Fidel Castro continua sendo um ídolo para ela. E ainda tem gente que vai votar nisso...

11 comentários:

c.F.Junckes disse...

"Dilma com quem andas que eu te Dirceu quem és".

Vinícius Portella disse...

Rodrigo,

Caminhas em terreno pantanoso ao comentar sobre Ferreira Gullar. Mesmo que não tivesse se afastado tanto de suas posições de esquerda, ou que se tivesse mantido identificado com a esquerda por seu ideário de "justiça social", Gullar continuaria a ser o homem sensato que é. Sabe-se que as posições políticas de alguém, seus valores, fogem ao domínio racional; neste último, se dá a grandeza de certos homens a despeito de suas inclinações ideológicas. FG não é a prova de que todos podem acordar; antes é a prova da existência daqueles espíritos críticos e inquiridores que, rarefeitos ante o restante dos homens, põe tudo à prova. No fundo, ele não mudou: permaneceu autônomo intelectualmente. No mais, dogmatismos existem de maneira muito bem distribuída ao longo do espectro ideológico: contamina a esquerda e a direita; conservadores, progressistas, liberais, etc. (E todos aqueles que compram uma ideia sem seu devido e exaustivo exame...)

Abraços,

ntsr disse...

Como reagir ante a ameaça nazista?
Simples, como indivíduo n tem como.Vc n pode mudar as massas, muito menos se elas estiverem fascinadas por um lider populista.
Einstein estava certo, ele foi embora da alemanha assim que hitler chegou ao poder.

Já essa situação daqui é surreal pq é infinitamente mais óbvia, não precisa ser um Einstein pra notar que o pt é uma quadrilha que adora os piores ditadores da terra.Um ex comunista consegue ver isso, qualquer idiota consegue ver isso, até um macaco lobotomizado conseguiria ver isso.
E mesmo assim tai a dilma má quase lá.
E NÃO é uma questão de educação pq
inclusive um dos antros dos esquerdinhas é justamente nas universidades.
Vcs me acham pessimista e eu acho vcs ingênuos.Vou acompanhar esse blog até vcs admitirem que eu to certo e que o brasil n tem jeito.
Só que nesse dia vai ser tarde demais...pra vcs.

Abel Aquino disse...

Eu também havia percebido isso em artigo do Gullar no jornal e fiquei confuso, pois sempre soube que era um esquerdista daqueles históricos. Agora lendo seu artigo confirmo que não li mal: o homem evolui, para o bem do Brasil.

Anônimo disse...

Dilma nunca mudou de lado nem se arrependeu dos ataques e assassinatos que comandou. Tem orgulho disso. Não votem em Serra, pois com Serra ninguém terá saudades de Lula. Votando em Dilma, Lula ficará feliz porque todos terão saudades dele...
Dilma é Chávez de novo!

samuel disse...

todos podem acordar um dia? APENAS OS QUE TÊM CONTEÚDO, QUE RACIOCINAM...
RACIOCINAR vem de RACIONALIZAR...

tsuchihara disse...

“LULA É, DE FATO, UMA PESSOA DESONESTA, UM DEMAGOGO, E ISSO É PERIGOSO” (FERREIRA GULLAR)
Entrevista ao jornal O Tempo, de Minas.
O governo Lula não teve nenhum mérito?
(…)
Não é que não teve nenhum mérito. O principal problema do Lula é ele não reconhecer o que ele deve aos governos anteriores. Tudo dele é “Nunca na história deste país…”. Ele se faz dono de tudo o que ele combateu. Por que o Brasil passou pela crise da maneira que passou? Porque havia o Proer (programa de auxílio ao sistema financeiro). Mas o PT foi para a rua condenar o Proer dizendo que o governo FHC estava dando dinheiro para banqueiro. E a Lei de Responsabilidade Fiscal? O PT entrou no STF contra a lei. Ainda está lá o processo do PT para acabar com a Lei de Responsabilidade Fiscal. O PT era contra o superávit primário, era contra tudo. Quer dizer, tudo o que eles estão adotando e que se constitui a infraestrutura da política econômica eles combateram. Agora o cara não reconhece isso: ele diz que fez tudo. O Lula é, de fato, uma pessoa desonesta. Um demagogo. E isso é perigoso."

fejuncor disse...

Gullar tem sido vítima de ataques furiosos vindos das “esquerdas” por causa de seus comentários. É o fundamentalismo fazendo óic óinc e não permitindo que alguém pense com a própria cabeça. Terão pretensão de cercear o pensamento de quem viveu a vida toda a pensar? A propósito: quem é esquerda, ou, quem é direita? Como ele diz: Lula de esquerda? Não me faça rir.

Albion disse...

Enfim um intelectual que merece os parabéns da Nação Brasileira que prima pela ética, pela decência e pela democracia.

fejuncor disse...

Como disseram ai, realmente...

Estão induzindo o povo a pensar que terrorista é bom. Sem tereteté, o erro instrínseco da candidatura Dilma é sugerir que o terrorismo seja uma ferramenta de busca da democracia. Não é. O terrorismo é uma coisa terrível.

Terrorista. Terrorista derruba avião, mata tripulante, passageiro... Terrorista é rato.

ntsr disse...

Não lembro qual era o artigo que alguém comentava que 'aqui no exterior a imagem do brasil é só maravilha maravilha'
Como se internet nao existisse mas pra desgraça dos petralhas, existe.

http://online.wsj.com/article/SB10001424052748703509404575300694085699092.html

trechos:
'Em fevereiro, Cuba permitiu que o dissidente político Orlando Zapata morresse de fome, na mesma semana em que Lula chegou à ilha de escravos para puxar o saco dos irmãos Castro. Quando indagado pela imprensa sobre Zapata, Lula desqualificou sua morte como maius uma das muitas greves de fome que o mundo ignorou.'

'Lula também ficou ao lado de Hugo Chávez quando este destruiu as instituições democráticas em seu país e colaborou com o tráfico de drogas das Farc. '

Pois é companheirada, eu sei que vcs n vao mudar pq essa eh a natureza de vcs, mas na hora da próxima mentira nao se esqueçam de que algumas são mais fáceis de serem desmascaradas que outras.