sexta-feira, julho 09, 2010

Brecha na Ilha Presídio



Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

A ditadura cubana decidiu soltar 52 presos políticos, que serão exilados na Espanha. Trata-se de uma concessão pragmática às pressões da comunidade internacional, lembrando que ainda existem mais de 100 presos cujo “crime” foi discordar do regime ditatorial dos irmãos Castro. O papel da diplomacia brasileira não poderia ser mais vergonhoso neste episódio.

Poucos meses atrás, Orlando Zapata morreu enquanto fazia greve de fome, justamente no dia em que o presidente Lula chegou para uma visita oficial ao país. Na ocasião, o presidente tomou o partido da ditadura cubana, e ainda comparou os presos políticos de Cuba a bandidos comuns. O governo Lula, como se sabe, não se mete em questões de soberania de outros povos – ao menos quando é para falar de atrocidades praticadas por “companheiros”, pois no caso de Honduras essa máxima foi totalmente ignorada. São dois pesos e duas medidas, sempre favorecendo seus camaradas, ou sorrindo ao lado dos mais nefastos ditadores, porque “negócios são negócios”.

Guillermo Fariñas, outro dissidente político que estava em greve de fome há 135 dias, comemorou a libertação dos colegas, e acredita que os tempos mudaram. Mas será mesmo que sopram ventos de mudança na Alcatraz caribenha? Será que o “muro” que mantém prisioneira a própria população cubana será derrubado finalmente, colocando fim na mais cruel ditadura que o continente já viu? Todas as pessoas de bem esperam que sim. Mas é preciso cautela e realismo.

Guarione Diaz, presidente do Conselho Nacional Cubano-Americano, com sede em Miami, desconfia das intenções dos irmãos Castro. Para ela, o gesto não passa de uma estratégia leninista, de dar um passo atrás para dar dois adiante. A deputada republicana de origem cubana Ileana Ros-Lehtinen, também não parece iludida: “Até que sejam libertados todos os prisioneiros políticos, devemos exercer a máxima pressão sobre a tirania cubana”.

Se um dia a liberdade der o ar de sua graça em Cuba, uma coisa já é certa: a contribuição do governo Lula será nula, quando não negativa. Ele não acredita em pressão contra tiranos, ainda mais quando são tiranos “companheiros”. Ele prefere fazer “negócios” com esta turma, enquanto o povo... quem liga para o povo?

22 comentários:

Brian Monteiro disse...

OffTopic: Rodrigo, gostaria de saber onde posso comprar o seu livro: "Economia do Indivíduo: O Legado da Escola Austríaca". Já percorri sites como Mises Brasil, Ordem Livre, Instituto Liberal, Millenium... mas nada de encontrar o livro.

Rodrigo Constantino disse...

Brian, acho que vc tem que encomendar pelo site do IMB mesmo (www.mises.org.br). Se não coseguir, me fala.

samuel disse...

Lula > Ignorante, bonitinho, cínico, arrogante ... e um vazio no cérebro.

Rafael Gargalhão disse...

Celso Amorim é muito "pragmático", né? Só não entendo por que ele não põe esse pragmatismo todo a serviço das relações com Israel ou com os EUA, por exemplo. Aí os seus tortuosos "princípios" voltam à tona.

Eu já fui um esquerdista, Rodrigo. Jamais um esquerdista-padrão, mas um esquerdista. Foi preciso experiência de vida, para me livrar desse mal. Experiência para entender a superioridade das escolhas individuais sobre os ditames do Estado.

ntsr disse...

Quem nunca foi esquerdista? Vc pega um adolescente cheio de hormônios, procurando uma besteira qualquer pra se revoltar e bota numa sala de aula com um professor de história comunista...daí já viu

Rodrigo Constantino disse...

Quem nunca foi esquerdista?

Eu.

fejuncor disse...

Outro que nunca foi, prazer.

ntsr disse...

Tu nasceu conhecendo Mises, Friedman e sei la mais quem?
Sempre estudei em escola particular e sempre tive professores esquerdinhas

ntsr disse...

offtopic:
Lula solta mais uma pérola pra variar:
'(...)bla bla bla, a seleção da alemanha não presta,todo mundo é parecido (...)bla bla bla, a seleção do japão também não presta, todo mundo parecido, agora a do brasil vejam que bom, misturou branco negro e indio e deu nesse povo bonito que nem eu!!!!'

Agora esculhambou tudo de vez.Acabou de lascar o brasil mesmo.

samuel disse...

EU NÃO ESQUECI que Tarso Genro, Suplicy e Celso Amorim despacharam direto para Cuba, sem demora, rapidinho, os pugilistas que pediram asilo. Os espanhóis vão abrigar, na Espanha, os presos políticos Cubanos e suas famílias, além de terem negociado a sua soltura. Alguém, repito, ALGUÉM ainda acredita que o Megalonanico e o Molusco fizeram algo pela libertação dos presos políticos Cubanos de hoje? JAMAIS PERDOAREI...

Brian Monteiro disse...

OffTopic: Rodrigo, ainda não consegui nada quanto ao livro ("Economia do Indivíduo: O Legado da Escola Austríaca"). Tentei novamente pelo IMB, entre outros sites do gênero, mas nada consegui.

Rodrigo Constantino disse...

Brian, eis o link para o livro grátis em PDF:

http://www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=26

fejuncor disse...

O Lula é aquele cara que ficou tirando sarro da cara dos presos políticos de Cuba, que disse que "não pode todo mundo fazer greve de fome, porque imagina se todos os presos forem fazer greve de fome..."

Esse é o Lula. Um indivíduo que não vê direitos humanos, não vê necessidade de evolução. Um ignorante corrupto. Só isso. Andando por aí com um cartão corporativo no bolso do paletó que ganhou do gabinete da presidência da República.

Está sendo sustentado pela agiotagem internacional. O governo deste cara aumentou criminalidade, corrupção, evasão, tráfico. Os indicadores são claros: desenvolvimneto humano em queda, inovação tecnológica em queda, educação sem investimentos, saúde sem investimentos, segurança em caos.

As exportações brasileiras estão diminuindo e se concentrando em torno de açúcar em bruto, soja em grão e minério de ferro - consequência de estagnação tecnológica, sucateamento do parque industrial, falta de investimentos em ciência e tecnologia, corrupção generalizada, meretrização do ensino, ineficiência de portos e aeroportos, decadência ambiental.

E internacionalmente desmascarado como um pilantra metido a dar tapinhas nas costas. Sem orientação filosófica, só um tonto correndo atrás de ocasião para roubar.

ForaCOMUNISMO disse...

Viram o logo de 2014? Pq o símbolo da COPA de 2014 tem a COR VERMELHA? Tirando o PT, onde tem vermelho nas cores do Brasil?

fejuncor disse...

Piada pronta esse logotipo, meter mão na bola é transgressão, e as mãos verdes possuem 9 dedos! Sem mentira vejam http://www.vnews.com.br/imagem/201006/01085134.jpg

Fizeram um símbolo sem consultar a sociedade. Que antidemocrático. Não submeteram o logotipo a um processo criativo popular. E ainda dizem que investem em educação. Agora imagine se não foi contratada uma "empresa" para fazer o selo. Imagine...

Anti-PT disse...

Nas filas do SUS, onde tem bastante sangue de brasileiro morrendo por falta de atendimento.

Anônimo disse...

Existe ditadura boa do proletariado ou seja lá de quem for?
Creio que não,mas a melhorzinha que conheci foi a de Cingapura com Lee,mas Lee é uma raridade por ter sido simultaneamente brilhante e bem intencionado, portanto a exceção à regra.Pelo menos transformou um povo pobre em classe média com medidas draconianas.
Quem chegasse de avião com drogas, receberia a pena de morte e quem jogasse um papel na rua receberia um multa de desancar o orçamento do infrator.
Em livrarias, os livros mais subversivo eram Heidi e Polyana.
Não sei se ainda é assim hoje em dia.

Corruptocracia: Roubar é poder! disse...

Olha amigo, o Brasil atual está sob ditadura. É a ditadura do burocratoparasitismo corruptocrata, de matiz edonista. Quem manda no Brasil é o administrador do cartão de crédito - que para não se incomodar com possíveis insurgências, foi precavido e já deu um cartão de limite livre para o indivíduo que está na presidência. E para a choldra (como a define Elio Gaspari), vai dando cartões com limites ajustados pela relação entre o total da dívida pública e o total que o governo arrecada em impostos. Conseguindo tirar um retorno de 50%, e tendo razoáveis garantias de resgatar o resto, o negócio vai bem, obrigado. Pode até fazer uma Copa.

Reginaldo Macêdo de Almeida disse...

Ai que vergonha. Até a múmia de Havana desmente ao nosso déspota não-esclarecido. Um dia Lula diz que os que estavam em greve de fome e o que morreu eram presos comuns, e noutro dia Cuba exila seus presos comuns para a Espanha.

Bem que Lula poderia exilar o Fernandinho Beira-Mar e o Marcola para Cuba... Ou que sabe fazer um intercambio entre "presos comuns"...

Lídia disse...

Nosso Presidente é filantropo, megalomaníaco ou turista ??

Corruptocracia: Roubar é poder! disse...

Por que é que presos políticos ganham asilo na Espanha e para o Brasil só vem criminoso, terrorista e ladrão?

ntsr disse...

E agora um dos ex prisioneiros quer retratação do molusco por ter falado que eles eram presos comuns.
Mais um estrondoso sucesso petralha.