quarta-feira, abril 04, 2012

Chega de pacotes! - vídeo

Vídeo onde comento mais este pacote econômico do governo petista, um governo que precisa melhorar muito para ser "apenas" medíocre. Trata-se de um modelo fadado ao fracasso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi seu argumento: O BNDES subsidia juros, logo os outros banqueiros têm que aumentar a taxa de juros para a inflação não disparar?

Rodrigo Constantino disse...

A taxa de juros depende da oferta e demanda por capital. A oferta é limitada pela poupança doméstica e externa disposta a vir para cá. O crédito sem lastro, ou seja, sem respaldo em poupança efetiva, é inflacionário. Se os bancos expandem demais o crédito, sem aumento de poupança, isso vai gerar cedo ou tarde inflação. Logo, se o BNDES expande o crédito na economia, e pior, faz isso cobrando juros bem abaixo do mercado, a taxa de juros vigente no restante da economia tende a ser maior, caso contrário haveria forte inflação.

O Alexandre Schwartsman escreveu um belo artigo no Valor explicando isso com mais detalhes.

Espero ter ajudado.

samuel disse...

Na verdade o pacotaço vai apenas aumentar os preços internos via aumento de impostos para importados. Fará nossa vida mais miserável e os cofres de Brasília mais cheios. SOMENTE ISSO!
Ou V acha que a Indústria local pode competir com importados?... bagulhinhos chineses, por exemplo?
Comprei um barbeador na Rua 25 de Março por .... R$ 20,00 Veio dentro de um estojo de capa dura e embalado em caixa de papelão com lindas impressões e envolto por celofane. Dentro do estojo havia DUAS máquinas: 1. A máquina para barbear e 2. A máquina para cortar os pelos do nariz e partes internas. Escovinhas, tampas (2), cordoalha de alimentação.
Quanto V acha que custaram este item com duas máquinas na fábrica em Shenzu?
Antes de chegar ao balcão da loja na 25 de Março, atravessaram o oceano pacífico em containeres gastando taxas, Canal do Panamá, combustível e manipulação?
Procuro estimar: NO MÁXIMO R$2,00 Quanto de imposto "ad valorem" pode-se imputar sobre este produto para que a indústria local possa competir?