sexta-feira, maio 10, 2013

O ideológico pragmático


Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

A cena marcante dessa sexta-feira é de embrulhar o estômago, e demanda fortes doses de Plasil. Falo, naturalmente, do “beija-mão” patético de Guilherme Afif Domingos na presidente Dilma. Afif já foi um ícone da oposição de viés liberal no Brasil, e um duro crítico da própria Dilma. É uma afronta ele abandonar isso tudo e mergulhar no governo.

É verdade que ele tentou se justificar. Disse que não serve a dois mestres, e sim a uma única causa, compartilhada por dois mestres. Como disse o jornalista Reinaldo Azevedo, Afif é um “ideológico, mas pragmático”. Ora bolas, pragmatismo tem limites! Não dá para posar de ideológico do liberalismo que, por pragmatismo, debanda para o PT! Isso é desmoralizante, enfraquece a democracia, que vive de uma oposição forte e organizada. Algo que, claramente, nos falta por aqui.

O PT já havia utilizado a mesma tática com Mangabeira Unger. Ele era um crítico do governo, foi convidado para assumir uma pasta criada ad hoc para ele, e aceitou. Esse tipo de atitude é humilhante, desmascara um fisiologismo ridículo, uma falta de compromisso com as próprias convicções. Estão todos à venda? O PT compra! Faz como Lênin ensinou: compra da burguesia a corda que será usada para enforcá-la.

Precisamos de uma visão menos “pragmática”, que aceita tudo em nome da “governabilidade”. Precisamos de uma oposição com fortes crenças e convicções, que não esteja à venda, que não abandone seus ideais e saia correndo pelas migalhas ofertadas pelo poder. Onde está essa direita?   

13 comentários:

Leandro Steele disse...

Prezado Rodrigo Constantino,

Essa direita que procuras, embora não seja liberal como gostarias, mas conservadora e, como diria o grande Nelson Rodrigues, "reacionária com muito orgulho!", está em https://www.facebook.com/aliancarenovadoranacional.

Será um privilégio receber a visita de um verdadeiro intelectual que sabe, exatamente, onde se encontram o conservadorismo e o liberalismo.

Bruno disse...

"Off-topic": Ouça a entrevista do Lobão ao site do IMB.

Tiago Leitão disse...

Olá Constantino, parabéns pelo texto.

Comentando um pouco, nem acho que seja pragmatismo do sr. Afif. É interesse pessoal mesmo, quis fazer parte do governo por algum motivo.

Seria pragmatismo se ele achasse que com essa atitude (aceitando a pasta da Dilma), estaria implementando políticas liberais no país, o que claramente não me parece o caso.

Ou seja, acho a atitude desse sr. ainda pior que o chamado pragmatismo.

No mais, realmente nojenta essa foto do beijo.

Tiago

Renan disse...

O PORQUE DE O COMUNISMO ADENTRAR O MUNDO E NA AMÉRICA LATRINA TUDO PASSAR COMO CERTO PRÓ COMUNISTAS!OS REPUBLICANOS DOS EUA: POTENCIAIS ANTICOMUNISTAS!
"DEMOCRATAS": PRÓ COMUNISTAS OU CONIVENTES?
INCLUSIVE CENAS "AFIFENSES"!
A explicação seria que, quando os EUA eram governados pelo partido Republicano havia de fato um enfrentamento dos comunistas destemidamente, mas ao cair nas mãos dos "democratas", frouxos ou coniventes, o 2º mais provável, havia um possível conluio, taí o "democrata" Obama que não deixa mentir, mesmo assim voltou um pouco trás agora no 2º mandato por causa de ameaças de separação dos sulistas por o tacharem de frente de COMUNISTA, com toda razão.
Daí nos lembrarmos que as afinidades do foi morto "talvez pelos seus amigos Chávez" ser fã de Obama e dizer que votaria nele.
O mundo em grande parte foi submetido aos comunistas por forças ocultas demoníacas, por insurgirem contra tudo, sem exceção, que é Deus, seus membros são seus agentes ou elas encarnadas neles, a ponto de surgirem movimentos aparentemente católicos, como a esquerdista Teologia da Libertação, agora revelada como obra prima da KGB para subverter os engajados na Igreja católica, em particular.
Observem como lutam por seus ideais como os demônios para tentarem as pessoas e as subverterem ao mal!
Pior que há muitos religiosos disfarçados em tal mas que são comunistas religiosos defendendo a religião ateísta, o marxismo, entre católicos e, de igual forma entre os supostos evangélicos "progressistas".
Acho que a CNBB age muito pouco para barrar o comunismo no Brasil, inclusive ela sob as botas dos marxistas, e a CBJP da CNBB recentemente foi contra a menoridade para 16 anos, parecendo alinhada com o PT, a favor da ala jovem do PCC, como sugeriria, já que pequena parte da CNBB em 2010 apoiou Dilma do PT-aborto! Que vexame total! Que vendilhões!
O que se deve fazer urgentemente é todos se unirem contra o PT e, 2014 para tentar salvar o barco.
VEJA AGORA SOBRE A ESQUERDISTA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO PARCEIRA DO PT, DO BOFF/BETTO & CIA:
Ex-general soviético revelou ao mundo: Teologia da Libertação foi uma falaciosa cruzada de dominação ideológica criada pela KGB, sob forma religiosa para facilitar sua penetração entre os católicos e outros cristãos sem resistência.
:http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/14089-a-cruzada-religiosa-do-kremlin.html e original em inglês http://archive.frontpagemag.com/readArticle.aspx?ARTID=35388.
Sabíamos há muito disso dado as afinidades da TL-PT, múltis denuncias de liames com o PCC-FARCs etc., mas podendo demonstrá-lo via documental, tanto melhor para se desfazerem eventuais dúvidas sobre ela e os farsantes que a apoiam!

Anônimo disse...

Ele disse que a proposta dele é diminuir a burocracia e reduzir o tempo de abertura das pequenas e médias empresas. Se ele conseguir isso, está ótimo !!! Pouco importa se foi no governo Dilma

Anônimo disse...

Impossível ver essa cena e não relembrar das cenas dO Poderoso Chefão, dos capangas no beija-mão com o chefão Don Corleone.

Anônimo disse...

Revelador o fato de, no mesmo dia da foto beija-mão, A Dilma ter aparecido junta do ursupador da Venezuela segurando um quadro do Chávez... didático.

Anônimo disse...

Fala-se muito que a oposição é omissa, é submissa.
Não há oposição porque todos partidos são farinhas do mesmo saco, isto é, defensores da social-democracia.
A verdadeira oposição – a Liberal-democracia – é inexistente entre nós.
Ainda vivemos sob a ‘cultura estatocratica’.

Vânia Luz disse...

Infelizmente o dinheiro ainda compra o mau caratismo de muita

Anônimo disse...

Fazer oposição com rancor né Rodrigo, não nos leva a lugar nenhum.
Não suporto Dilma, mas devo admitir que ela está se saindo melhor que o sapo barbudo, como dizia Brizola. Tornou-se rapidinho uma raposa velha e treiteira, o Afif é um oportunista todos sabem. Para mim não é novidade.
Otário somos nós que ainda se descabela com isso! Não existe oposição no Brasil - todos são iguais - as siglas partidárias perdem para o interesse pessoal. É a realidade, infelizmente.

Anônimo disse...

Um governo de esquerda com membros da direita não é nenhuma novidade. Na Itália atual vemos uma aliança entre a direita e a esquerda. Grécia também tem um governo de coalizão e até a Alemanha já teve. Normal. Só não pode abandonar as convicções e pelo que li nas entrevistas não é o caso do Afif. Ele pretende implementar sua ideias no ministério. Se for bem sucedido, quem seria pragmático e abriria mão de sua convicções seria o governo Dilma. Temos que olhar por outro ângulo. Prefiro um Afif como ministro do que um político da base governista. Deveria ser comemorado e não criticado.

Anônimo disse...

Além do mais, Afif é um otário que se julga esperto. O governo federal está matando as micros e pequenas empresas, financiando grandes grupos via BNDES, e esse idiota oportunista servindo a essse governo. Só quem ganha com esse adesismo ridículo é a Dilma, que fica com mais tempo na propaganda eleitoral da tv.

Daniel Gandalf disse...

Certos símbolos são muito fortes!!!
BEIJOU A MÃO DA DAMA DE VERMELHO