segunda-feira, junho 10, 2013

Avaaz ser comuna assim em Cuba!

Rodrigo Constantino

A Avaaz, ONG petista que faz petições bem seletivas, atacou novamente. Dessa vez ela quer "justiça social" por mais impostos, de forma bem sensacionalista. Eis o que diz a propaganda da nova petição:

Neste final de semana, os governos do mundo vão discutir sobre a possibilidade de tapar um buraco gigantesco de 1 trilhão de dólares anuais em evasão de impostos por grandes empresas. É dinheiro suficiente para acabar com a pobreza, colocar todas as crianças do mundo em escolas e duplicar os investimentos em tecnologias verdes! A maioria dos governos quer que as multinacionais poderosas paguem estes impostos, mas os EUA e o Canadá estão em cima do muro. Para conseguirmos um acordo, precisamos garantir que eles sintam a nossa pressão.

1 trilhão de dólares é mais do que todos os países do mundo gastam com forças armadas. É um valor maior que o orçamento de 176 nações. São 1.000 dólares para cada família que habita neste planeta. E, acreditem ou não, é a quantidade de dinheiro que as maiores empresas e as pessoas mais ricas do mundo sonegam anualmente.

Não há o que discutir! Para aumentar nossas finanças públicas em uma era de cortes dolorosos e dívidas, tudo o que precisamos fazer é garantir que todos paguem seus devidos impostos. Mas grandes empresas dos EUA estão fazendo um forte lobby para proteger suas práticas suspeitas. Uma enorme campanha pública vai ajudar a identificar e responsabilizar Obama e Harper, primeiro ministro canadense, que consideram se aliar com a corrupção ao invés de dar esse gigante passo para o avanço do planeta. Vamos unir 1 milhão de vozes -- então a Avaaz entregará nosso apelo aos líderes de governo e à imprensa presente no local das negociações

Em seguida, o caso da Apple é trazido à tona para convencer o desavisado leitor: "A Apple, uma das empresas mais ricas do mundo, pagou basicamente 0 de imposto, dos 78 bilhões de dólares que eles ganharam nos últimos anos, por meio da criação de empresas de fachada em países com uma carga de imposto leve e enviando os lucros para o exterior. Esse tipo de sonegação de impostos em escala global dá às firmas multinacionais uma grande vantagem sobre as empresas nacionais. Isso é ruim para a saúde do mercado econômico, para a democracia e para a estabilidade financeira mundial."  Depois vem mais desinformação, nutrida pela ideologia de esquerda da turma:

Mas, em questão de dias, os governos vão considerar um plano que poderá tornar mais difícil para empresas e indivíduos sonegarem impostos usando paraísos fiscais ou "abrigos fiscais", onde a carga de impostos é mais baixa. O plano exigiria que países compartilhassem informações para expor onde o dinheiro está escondido e que as empresas "falsas" revelassem quem realmente está por trás delas. Se as negociações correrem bem nesta semana, o G8 pode chegar a um acordo sobre o tema até o final do mês.

Em tempos difíceis, quando governos de todas as partes do mundo estão cortando os gastos com prioridades sociais vitais, é bastante revoltante que os mais ricos tenham passe livre para não pagar os seus impostos. (Ainda mais quando os tempos difíceis foram causados por enormes repasses financeiros para resgatar os bancos, cujos donos são essas mesmas pessoas que sonegam impostos). Os governos finalmente estão levando a sério a opção de tapar esses buracos existentes em nossas finanças, mas os EUA e o Canadá estão caindo nas mãos dos poderosos lobistas do mundo dos negócios.

Uma petição pública com uma cobertura gigante da mídia vai ajudar a dar destaque aos países que estão bloqueando o acordo, e transformar isso em uma questão política para Obama e Harper. Um forte clamor de pessoas de todos os cantos do mundo em busca de melhores condições de vida em nosso planeta, ao invés da manutenção de brechas de corrupção, também vai ajudar estes líderes a consultar suas consciências e chegar ao bom senso. Não podemos deixar que os lobistas nos derrotem! Vamos chamar a atenção da opinião pública para essa decisão que pode mudar o rumo do nosso planeta.

Não! Não se trata de sonegação fiscal ou corrupção coisa alguma! O que a Apple fez chama-se "planejamento tributário" dentro da legalidade. Sim, é verdade que as grandes empresas se beneficiam mais dessas brechas, pois podem pagar pelos melhores tributaristas e possuem escala global. Mas isso é justamente um dos efeitos nefastos do "welfare state": ele pune as menores empresas e favorece a vida dos grandes grupos.

O problema está, como o senador Rand Paul disse, na magnitude desses impostos. Claro que as empresas vão fazer de tudo para pagar menos impostos. Isso é absolutamente legítimo! Os políticos fazem o mesmo, os artistas e intelectuais da esquerda caviar idem. Ninguém gosta de pagar mais impostos! Isso é balela de esquerdista, essa coisa de "comprar cidadania", de "contribuinte", como se pagar impostos fosse a coisa mais linda do mundo. 

O imposto é um mal necessário para manter a própria liberdade e garantir a proteção da propriedade privada, ou seja, para o governo executar suas funções precípuas. A carga tributária já está em patamares muito acima desse limite razoável há décadas, no mundo todo, especialmente nos países com pesado estado de bem-estar social. Aí os governos resolvem atacar o sintoma, quando as empresas buscam se proteger dessa sanha arrecadatória em paraísos fiscais. Errado!

É preciso atacar a raiz do problema, qual seja, a elevadíssima tributação, muitas vezes complexa, o que novamente prejudica ainda mais as menores empresas. Precisamos de menos impostos, e impostos mais simples, como o "flat tax". Dessa forma, ninguém precisaria partir em busca de paraísos fiscais. Mas não esperem esta bandeira sendo defendida em alguma petição da Avaaz. Fosse por essa ONG, o mundo todo seria uma enorme Cuba!

4 comentários:

Anônimo disse...

ONG petista??
Falso! Visite o site e se informe.

Diogo R Santos disse...

Anônimo das 6:28PM

Não tenha tanta certeza - Pedro Abramovay, diretor de campanhas do site Avaaz foi secretário nacional de Justiça na gestão petista. Só foi demitido pela Dilma porque defendeu a não prisão de "pequenos traficantes".

A ONG pode não ser petista, mas duvido muito que seja apartidária...

IvanFR disse...

"O imposto é um mal necessário para manter a própria liberdade e garantir a proteção da propriedade privada, ou seja, para o governo executar suas funções precípuas. A carga tributária já está em patamares muito acima desse limite razoável há décadas, no mundo todo, especialmente nos países com pesado estado de bem-estar social."

Concordo que a carga tributária muito alta traz graves consequências para a economia.

Mas qual seria o limite razoável, na sua opinião, Constantino, considerando que você mesmo admite que o imposto é "um mal necessário"? Uma carga de 25%, 20% ou 15%? Ou menos ainda?

Unknown disse...

Acabei de ler "A Revolta de Atlas" e assusta ler na tal petição constante no site em comento várias similitudes com a ficção em questão: "Em tempos difíceis, quando governos de todas as partes do mundo estão cortando os gastos com prioridades sociais vitais, é bastante revoltante que os mais ricos tenham passe livre para não pagar os seus impostos." ... "Um forte clamor de pessoas de todos os cantos do mundo em busca de melhores condições de vida em nosso planeta" ...
Alguém tem o contato do John Galt?