sábado, junho 22, 2013

Qual é a pauta?

Rodrigo Constantino

Qual é a pauta? Qual é a demanda? Gritar contra "corrupção" ou contra "tudo isso que está aí" vai produzir exatamente o que, na cabeça dos manifestantes? Quais as exigências concretas, objetivas? É para retirar a Copa do país? Sim ou não? É pelo impeachment da presidente? Por incompetência? Ou por algo mais específico? É para antecipar as eleições e realizar mudanças democráticas? É por mais transparência nos gastos públicos? Ótimo, mas como exatamente? Há propostas? É para o governo vender as arenas e construir alguns hospitais? É para fazer um metrô novo?

Notem que ou isso tudo ganha uma direção mais clara, ou vira (já virou?) anomia, clima de anarquia, de revolução. E isso, meus caros, só interessa aos golpistas de plantão! Isso pode resultar até em mais estado e menos liberdade, transparência. O tiro pode sair pela culatra. Os protestos são apartidários e sem liderança? E quem vai canalizar isso para propostas concretas dentro do sistema democrático? Qual liderança, qual partido? Ou será que vocês pensam que é desejável abolir esse modelo (imperfeito) e partir para uma espécie de "democracia" direta das ruas? Sério? Onde foi que isso funcionou? Pois é...

Sem objetivos claros e bem definidos, que resultem em pressão legítima para mudanças específicas dentro da democracia representativa, sinto muito lhes dizer, mas o que será colhido dessas manifestações todas, que invariavelmente têm acabado em vandalismo e baderna, não será algo positivo como tantos esperam. Não será um "novo país" sem corrupção e mais próspero. De nada adiantará acordar o gigante se ele permanecer atordoado, confuso, errático, sem saber o que exatamente ele deseja. Pensem nisso...

Meu chute: 90% dos que protestam contra a PEC 37 não sabem o que é isso, e 99,9% não leram o projeto. Mas o gigante acordou! É só que ele é meio preguiçoso para estudar, preferindo partir logo de uma vez para a ação nas ruas. Depois ele entende melhor pelo que lutava...

Se você é um dos que está encantado com esse despertar do gigante e endossa as manifestações com a paixão de um adolescente sonhador, reflita diante do espelho sobre isso e faça uma análise crítica da situação. Qual é a pauta?

22 comentários:

russsian14 disse...

"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada" Ayn Rand

Fabio Ferrari disse...

Olá Rodrigo,
Entendo a sua impaciência para colocar o país num caminho que faça sentido, mas temos que dar tempo aos "adolescentes sonhadores".
Eles acabaram de descobrir que as falsas dicotomias apresentadas pelos partidos de hoje não representam os espectros políticos possíveis e eles realmente estão atordoados tentando construir a sua visão mais holística: http://revistanaipe.com/na-rua/explicando-pra-confundir/
Acredito que este momento é uma oportunidade única de ser compreensivo e tentar explicar por a+b as visões de mundo das várias correntes políticas, pois estes adolescentes estão desesperados para descobrir uma visão de mundo que faça sentido para eles.

Anônimo disse...

Alguns pedem o fim da tramitação da PEC 37, outros do fim da tramitação da PEC que tira os poderes do STF, outros pedem a prisão dos mensaleiros, outros o fim da tramitação da chamada "cura gay", a saída do Renan Calheiros da presidência do Senado, uma CPI pelo gastos da Copa. Vc é contra essa pauta ?

Sol disse...

Ok, que tal parar de cobrar a pauta. parar de avisar que a liderança será tomada pela esquerda e você mesmo não toma essa liderança com a pauta liberal? Por que falar aqui sobre a alienação sobre a PEC37 e não ir lá na frente dessas pessoas e explicar o que é?
Pô, passou uns 5 anos reclamando da falta de oposição, da submissão da classe média e agora que ela está nas ruas, você vem com essa?
Vai lá e assume essa liderança!

Unknown disse...

A todos os patriotas,
Para mudar essa situação cada vez pior do Brasil, só há um modo: mudar
as leis, inclusa a lei-mãe, a CONSTITUIÇÃO!!!
A nossa constituição foi escrita em 1987/88, numa era ainda da guerra
fria, com uma maioria de comunistas e sonhadores idealistas, muitos
deles ex-prisioneiros políticos, cheios de vontade de vingança...
Por isso foi incluída no Artigo 5o. da Constituição a Declaração dos
Direitos Humanos e muitos outros dispositivos que dão muitos direitos
aos prisioneiros políticos e.... hoje aproveitados pelos assassinos,
corruptos e bandidos!
Sem mudar essa constituição, cheia de direitos e poucos deveres, favorável aos bandidos, não vamos conseguir nada! Só conversa, poesia política e
nada de leis eficientes que façam o Brasil funcionar... A bagunça
social e institucional se alastra, a economia se retrai, o
custo-Brasil aumenta, a criminalidade cresce, o Brasil perde a
competitividade nos mercados mundiais...
Temos também que mudar o Código Penal que protege os bandidos, mudar o
Estatuto do desarmamento que facilita a vida dos assaltantes e
bandidos, o ECA que facilita a vida dos jovens malfeitores, a lei
eleitoral que permite a perpetuidade das máfias políticas, a educação
mais tecnológica, a saúde mais eficiente, uma justiça rápida, etc. E
rápido, pois o Brasil jé perdeu muito tempo com esses governantes
babacas, cheios de promessas, mas que não resolvem os problemas... cmvbessa@gmail.com

Anônimo disse...

Acho que o maior perigo é o que o Reinaldo vem alertando: que a política passe a ser pautada por gritaria na rua, o que pode ser muito ruim caso o PT "escute" aquilo que é bradado pelo Movimento Passe Livre (ignorando o resto) e fingindo que essas são as legítimas manifestações da população. Imagine: o PT poderia sair passando por cima de tudo com base na gritaria urbana. Até quando os manifestantes honestos conseguirão rechaçar os militantes de extrema esquerda?

Léo disse...

Pois é, muito fácil ficar ficar citando os problemas da manifestação e não trazer soluções, de que basta desanimar esses "revolucionários" e tudo seguir da mesma maneira que vem seguindo nos últimos 10 anos? Ah mas os liberais não pensam dessa maneira, OK, vc já disse como eles pensam, quero saber agora como eles agem! Por incrível que pareça os que vc julga ser idiotas úteis estão sendo muito mais úteis do que muita gente que fica sentado atrás da tela do computador diagnosticando atos e prognosticando absolutamente NADA.

Jorge Rodrigues disse...

Eu sei o que é a PEC 37 mas não li o projeto (estou entre os 99,9% citados pelo Rodrigo). Sou contra a PEC 37 pois acho que o Ministério Público deve ter a prerrogativa de conduzir investigações. Como se sabe, a PEC 37 é de interesse do PT e do governo federal pois não se conformam pelo fato do MP ter conduzido as investigações do mensalão do governo Lula. Eventuais ajustes na conduta do MP são inerentes aos existentes nos processos produtivos de toda e qualquer empresa e entidade pública.

Alexandre disse...

A minha pauta é muito simples, composta por um único item, mas extremamente importante e parece que NINGUÉM atentou para.

1. não quero ser xingado de fascista porque eu não sou de esquerda.

Infelizmente as pessoas já introjetaram este comportamento, o que só favorece, em nível mais amplo, uma mentalidade de esquerda (que é a marca da internet).

Anônimo disse...

Excelente texto!
A primeira grande passeata do Rio (Na av Rio branco que levou 100mil pessoas) nao foi pelos 20 centavos, porque este valor é irrisório para quem estava lá. E este foi o primeiro erro.
Não vi nenhum grupo organizado reinvidicando por apenas uma causa. Vi sim, diversos grupos, todos vazios de propostas concretas para melhorar o nosso país.
Todos reclamam do transporte, mas poucos sabem que falta pouquíssimo para ser aberta a CPI dos ônibus, no Rio de Janeiro. Apenas, 3 ou 4 assinaturas dos vereadores. Portanto, então por que nao pressionar o seu vereador?

Vi muitas entrevistas, todas ufanistas e vazias. E o pior, a maioria de universitários ou já graduados. Isso é assustador! pois quem davam as entrevistas eram universitários. Portanto, se não sabem o que protestar, imagina discutir a PEC 37.

O grande problema, como o texto cita, que a população tem preguiça de pensar. Melhor é pegar uma ideia pronta. De prefêrencia, àquela que a massa adere, assim, você nunca será o 'do contra'.

Um abraco
Eduardo Ferreira d Azambuja Ramos

Anônimo disse...

Sai de trás do computador e de sua biblioteca é vá colocar a sua pauta. se mexe meu caro em vez de só criticar os outros

Anônimo disse...

Nada de se mobilizar contra o que aí está, simplesmente por medo de que possa piorar. É isso? Se piorar, ótimo, porque haverá mais motivos para a mobilização. Se a maioria silenciosa não se conscientizar e se mobilizar, será sempre a minoria ruidosa que ditará a pauta. Ou a maioria silenciosa luta ou será devorada, enquanto seus pretensos sábios só estão preocupados com as letras e suas interpretações.

Tiagão disse...

Pois é, Constantino, no pronunciamento de ontem a Dilma já anunciou o plano nacional de mobilidade, o pacto com os governadores e etc...

Ou seja, essas manifestações já estão gerando MAIS gastos públicos do Governo Federal.

Anônimo disse...

Assina a Petição do Impeachment do Governador Tarso Genro


http://www.avaaz.org/po/petition/Peticao_para_o_Impeachment_do_Governador_do_Rio_Grande_do_Sul_Tarso_Genro/?twi

Anônimo disse...

Constantino,
O teu mundo idealizado não existe! As manifestações de massa são reativas, ponto.
No mundo real, os políticos profissionais perderam espaço.
A questão é: quem vai ocupar esse espaço? A esquerda mainstream do PT, que foi humilhada nas ruas?
Até isso é possível, pois parcela significativa do "outro lado" vai ficar queimando o filme, criticando as imperfeições dos manifestantes.
Olavão quase acerta quando diz que a "direita" é a primeira vítima das manifestações. De fato, é vítima da própria imaturidade.
Enfim, agradeço pelo espaço de debate e continuo na torcida.

Anônimo disse...

Rodrigo,
Concordo com você que as manifestações estão na contra mão do estado de direito, porém não seria um pecado aproveitar o momento.
Alguma coisa diferente esta acontecendo. Os militantes partidários estão sendo enxotados das passeatas. Isso é sintomático.
A esquerda é hábil em mobilizar as pessoas devido ao fato de conseguirem criar uma causa de fácil assimilação, uma causa clara, objetiva, com um nome de efeito e resultado no curto prazo.
Existe uma pauta que esta circulando nas redes sociais que é #5 causas. Não são as ideais, porém é um começo
Dessas #5 causas, no mínimo 2 exigem que o governo de uma resposta no curto prazo.
Se #5 causas pegar no gosto do pessoal, não terá sentido o governo chamar os lideres dos movimentos, por exemplo.
O difícil é dar velocidade na disseminação das #5 causas.
Podes ajudar?

Anônimo disse...

Rodrigo,
Concordo com você que as manifestações estão na contra mão do estado de direito, porém não seria um pecado aproveitar o momento.
Alguma coisa diferente esta acontecendo. Os militantes partidários estão sendo enxotados das passeatas. Isso é sintomático.
A esquerda é hábil em mobilizar as pessoas devido ao fato de conseguirem criar uma causa de fácil assimilação, uma causa clara, objetiva, com um nome de efeito e resultado no curto prazo.
Existe uma pauta que esta circulando nas redes sociais que é #5 causas. Não são as ideais, porém é um começo
Dessas #5 causas, no mínimo 2 exigem que o governo de uma resposta no curto prazo.
Se #5 causas pegar no gosto do pessoal, não terá sentido o governo chamar os lideres dos movimentos, por exemplo.
O difícil é dar velocidade na disseminação das #5 causas.
Podes ajudar?

http://youtu.be/v5iSn76I2xs

José Antonio

Hely disse...

Essa imensa maioria de brasileiros que está indo às ruas protestar pacificamente, com um rol de agendas aparentemente difusa, está dando um recado claro: "Estamos sufocados pela agenda petista/fascista(maquiada de socialismo) e queremos o restabelecimento da ordem, da justiça e da moralidade neste país!". Isto fica claro na intimidade das ruas, com a popularidade de Joaquim Barbosa e a mais recente pesquisa de confiança feita pela FGV, que apontou as Forças Armadas e a Igreja Católica como as instituições mais confiáveis.

O grande problema destipaiz é que não existe na politica, e na imprensa de modo geral, representantes que dê voz a esta maioria que agora grita por socorro. O povo está clamando em alto e bom som que quer alternativas e contrapontos para este Brasil monopolizado pela esquerda, pela patrulha do "Politicamente Correto". O povo tá enojado deste govêrno que transformou ignorância em virtude; bravatas em história e corrupçao em política. Cansado de esperar pelo Brasil Maravilha das propagandas oficiais. Vêr bandidos com mais direitos que o cidadão honesto. A água chegou ao pescoço e o perigo é ele se agarrar a primeira tábua de salvação que aparecer: Uma toga, uma espada ou uma cruz.


O problema agora é: Quem está capacitado para preencher este vazio, e como??

Anônimo disse...

Pois é, os protestos são muito vagos.
Algumas causas, muito 'maria-vai-com-as-outras', muita gente que está ali para ter a fotinha no instagram; o jovem está lá para botar na sua cabeça que é 'politicamente consciente', mesmo que alguns tenham sido mandados para lá por grupos políticos ou pelo diretório acadêmico do seu curso; ou, pior ainda, para não ser acusado de 'dorminhoco' ou coisa pior por algum outro que foi e que não respeita a sua decisão ficar em casa.


Algumas causas válidas, porém poucas ou nenhuma soluções foram propostas.
Estão todos sempre esperando o governo agir.

É impressionante. Querem combater problemas instrínsecos do governo com mais intervenção estatal.

Anos e anos de cultura premiando a estagnação e condenado o sucesso; da valorização do "funcionário público", que tem medo de concorrer no mercado; de dominação marxista na acadêmia e doutrinagem nas escolas e o resultado está aí.


Poderia completar o pessimismo dizendo que é só no Brasil, mas, infelizmente, não é. Se extende para toda a América Latina.

samuel disse...

Fiscal de rendas, de obras, de higiene da prefeitura, fiscal do IBAMA, fiscal da CETESB, fiscal da fazenda do Estado, Federal, fiscal do Min do Trabalho, fiscal do Min da Saúde, justiça do trabalho, promotoria do trabalho, Polícia federal, polícia federal para os crimes da previdência. Juiz estadual, Juiz federal, justiça do trabalho, promotoria TODO ESSE EXERCITO BUROCRÁTICO COM CONTAS NO EXTERIOR DESDE O MAIS SIMPLES FISCAL ALFANDEGÁRIO, em cima do cara que produz, lançando AUTOS DE INFRAÇÃO e esmerilhando o quanto pode àquele que come sanduíche de mortadela no almoço para poder pagar salários. Agora a melhor parte: OS ADVOGADOS. As ações levam 10 anos em média para se concluir. Por menor que sejam os honorários, vezes dez anos são uma pequena fortuna e ATENÇÃO: Mais de 70% das ações em curso no supremo são causadas pelo ESTADO BRASILEIRO.
Como diria Fernando Henrique Kerenski isso é necessário para manter a máquina de benesses do estado socialista brasileiro, com seus 40% de imposto por real produzido.
Burocracia é bom, burocracia produz manteiga e mel. Burocracia enche barriga.
Racionalidade? Como insiste o RODRIGO, neste país ela não logrou entrar. O que existe é uma IMENSA organização de roubalheira CONTRA o desgraçado que empreende e produz.
0,9% ao ano de crescimento? AINDA É UM MILAGRE.

Anônimo disse...

É dispensável dizer à maioria das pessoas que estão nas ruas que ocupá-las, como vem sendo feito, é um erro moral e jurídico. Apenas por abstração, chuto (bem chutado) que, pelo menos, 90% delas saibam disso, ainda de maneira rústica e empírica. Ainda, por abstração, posso imaginar uma manifestante, uma senhorinha viúva de 80 anos, respondendo ao interlocutor impertinente:
- Meu filho, eu tive um ótimo marido por 60 anos. Era um aristocrata nos modos. Ele odiava gritos, ou até mesmo risos exaltados. Julgava-os vulgares. Julgava que os excessos no comportamento representavam distúrbios do espírito. Uma vez, depois de 30 anos de casados, ele gritou comigo, gritou como um louco, para a vizinhança inteira ouvir, e eu, atônita, joguei na cara dele que ele era um hipócrita, que havia pregado a vida inteira o comedimento de modos e, então, agia como um grosso, um desequilibrado, um sem educação. Ele, então, me respondeu: “Desculpe, querida, mas, por mera questão de reserva pessoal, há 30 anos eu peço a você, gentilmente, que não diga às pessoas que eu ronco à noite. E você nunca parou de dizer. Eu gritei porque pensei que você fosse surda.”

Anônimo disse...

Rodrigo, se fizermos essas mesmas perguntas ao governo, do tipo, qual a pauta, acredito que ficaríamos sem resposta, também. Por isso, num governo que no tem projeto, nao sabe porque está aí, não deve cobrar do "movimento".

A 20 dias atrás, Dilma andava a passos largos para a reeleição, talvez em primeiro turno, hoje ela está nua. As propostas apresentadas por ela sao fracas e sem apoio, se quer, no comprado Congresso Nacional. Ela só decretou sua fraqueza.

Os movimentos não vão adiante e a coalizão do governo já está rachada. Esse foi o serviço feito, basta que a oposição aproveite mais essa oportunidade para eleger-se ano que vem e fazer as reformas, como voto distrital que reduziria os custos de campanha e diminuiria as possibilidades de corrupção eleitoral.

Mauricio