sexta-feira, junho 14, 2013

A escolha pela negação

Rodrigo Constantino

A presidente Dilma está de mãos atadas. Os problemas de seu modelo econômico ficam cada vez mais evidentes, mas ela não acusa o golpe. O mercado, constituído por milhares de investidores brasileiros e estrangeiros, coloca seu governo contra a parede, devido aos frágeis fundamentos, mas ela prefere partir para o ataque, como se este fosse sempre a melhor defesa.

O grande problema, naturalmente, é que os males econômicos possuem causas estruturais, altamente ligadas ao “desenvolvimentismo” que a presidente tanto defende. Para mudar o curso, ela teria que reconhecer tal erro publicamente. Cabeças teriam que rolar. Além disso, as duas principais medidas que ela deveria tomar – subir os juros para conter a inflação e reduzir os gastos públicos – representariam um duro golpe em sua imagem popular, sem falar do custo de curto prazo.

Sem convicção ideológica adequada e sem coragem para assumir as péssimas escolhas passadas, a presidente optou pela covardia dos demagogos: negar que o problema existe. Ela se esconde atrás da vitimização, como se os críticos – cada vez mais numerosos – fossem antipatrióticos, torcedores do “quanto pior, melhor”, pessimistas crônicos, até mesmo “terroristas” (não, Wanda, terroristas são aqueles que explodem coisas e pessoas em nome da ideologia).

A ficha caiu para quase todos, menos para a presidente e sua equipe incompetente. Seu recado está claro: eles vão insistir no erro, pois negam o problema. Acham que a inflação está sob controle, que a economia vai retomar o acelerado crescimento, que todas as duras críticas não passam de jogo político. Enquanto insistirem nessa negação, mais nervosismo vão gerar nos agentes econômicos.

Basta pensar em um doente, cuja chaga está cada vez mais visível para todos, alegando que está ótimo de saúde e vai participar da próxima maratona. Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso iria se preparar para a desgraça iminente desse indivíduo. A postura de negação da realidade é a pior de todas. É uma fuga acovardada, que produz apenas um agravamento dos problemas.

Muitos já acordaram para os pilares de areia do modelo econômico do governo Dilma. Quanto mais tempo ela e sua equipe levarem para fazer o mesmo, mais grave será o problema e mais doloroso o ajuste necessário à frente. Acreditar que pode reverter o quadro no “gogó”, com discursos “firmes” produzidos por marqueteiros, ou pior, com o anúncio de novos programas que vão à contramão da austeridade demandada, tal como o populista “Minha Casa Melhor”, é acreditar em ilusões perigosas. 


Se Dilma insistir em sua negação, mais cedo ou mais tarde os brasileiros vão pagar um alto preço. Espera-se que eles se dêem conta disso até o dia das próximas eleições. O fisiológico PMDB, pelo visto, já começou a enxergar o tamanho do problema, e ensaia abandonar o barco furado enquanto há tempo... 

7 comentários:

Marcus Prado disse...

Boa tarde Rodrigo,

Sou aquele leitor do seu blog que trabalha na mesa de operações de uma Corretora de Valores em São Paulo, e que viu nessa semana que felizmente está acabando, a Bovespa despencar para 49.000 pontos, o dolar ir a R$2,16 e toda a curva de juros futuros sofrer um forte ajuste para cima. Todos esses fatos podem parecer não ter a menor importância para as pessoas, mas nós economistas sabemos muito bem que depois do Mercado Financeiro acusar os golpes, a Indústria, o Comércio e o Setor de Serviços também sofrem as consequências, no caso em questão, de uma administração totalmente ideológica e imcompetente, que está destruindo todos os pilares da economia(como você mesmo já alertou aqui em seu blog), que está acabando com a credibilidade do país no exterior, e o que é pior, é incapaz de reconhecer os erros e patrocinar uma mudança de rumo que pelo menos estaque a sangria e reverta as expectativas que no momento são as piores possíveis.

Será que para o fisiológico PMDB, o partido da bocona, e os PTralhas corruPTos incomPTentes deixarem o poder, o país vai ter que quebrar ???

Um abraço e bom fim de semana.

Unknown disse...

Rodrigo,

A presidente está num dos Estágios do Luto

Os estágios são:

Negação e Isolamento: "Isso não pode estar acontecendo."

Raiva: "Por que eu? Não é justo."

Negociação e diálogo: "Me deixe viver apenas até meus filhos crescerem."

Depressão: "Estou tão triste. Por que me preocupar com qualquer coisa?"

Aceitação: "Tudo vai acabar bem."

Ele deve estar na fase 1 ou 2. Talvez até na 3, tentando achar uma forma de segurar o povão do seu lado com ladainha barata e pacotinhos mais do mesmo.

Infelizmente pra ela, se não mudar o rumo vai degringolar.

Unknown disse...

Rodrigo,

A presidente está num dos Estágios do Luto

Os estágios são:

Negação e Isolamento: "Isso não pode estar acontecendo."

Raiva: "Por que eu? Não é justo."

Negociação e diálogo: "Me deixe viver apenas até meus filhos crescerem."

Depressão: "Estou tão triste. Por que me preocupar com qualquer coisa?"

Aceitação: "Tudo vai acabar bem."

Ele deve estar na fase 1 ou 2. Talvez até na 3, tentando achar uma forma de segurar o povão do seu lado com ladainha barata e pacotinhos mais do mesmo.

Infelizmente pra ela, se não mudar o rumo vai degringolar.

Marcio disse...

6º mandamentos do DECÁLOGO DE LÊNIN, os 10 mandamentos dos comunistas: "Colabore para o esbanjamento do dinheiro público e ponha em descrédito a imagem do país, provocando pãnico e desassossego na população pela inflação".
8º mandamento: "Provoque distúrbios e colabore que as autoridades não as coíbam".
Em geral, isso costuma anteceder à implantação de um regime comunista, mostrando a que ponto chegou a gastança e com denuncias de largas gracinhas com nosso dinheiro para com ditadores doutros países!

rodrigo disse...

Se vc pega um sapo vivo, o coloca em uma panela, e coloca a panela no fogo, prá esquentar devagar, o sapo não pulará, morrerá cozido.

Moramos na sapolândia, e a cozinheira é a Dilma e cia.

Alberto Linhares disse...

Já que a PresidAnta anda dando lição de como conduzir a economia na Europa, por que, para o bem da humanidade, não exporta o Mantega para lá?

Anônimo disse...

Rodrigo, gostei do que li na apresentação do seu site - Idéias de um livre pensador sem medo da polêmica ou da patrulha dos "politicamente corretos". Essa patrulha está transformando o Brasil em um páis chato. O Danilo Gentili vem sendo perseguido por essa corja que o acusou de fazer “ bullying “ . Mas ele respondeu a altura no Youtube