sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Hora de despertar

Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

“Quem espera que o diabo ande pelo mundo com chifres será sempre sua presa”, escreveu Schopenhauer. Nada mais verdadeiro. O caminho do inferno costuma ser pavimentado com boas intenções e belas embalagens. É justamente o caso do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos, o PNDH-3, que o governo Lula assinou na calada da noite no final do ano passado. Tal projeto tem caráter autoritário do começo ao fim, delegando ao governo um controle absurdo da sociedade. Trata-se de um projeto claramente inspirado no esquerdismo radical de Hugo Chávez, protegido sob um manto de eufemismos.

Por falar no caudilho venezuelano, hoje o jornal O Globo destaca que três mil policiais impediram uma passeata de estudantes em Caracas, enquanto chavistas podiam circular livremente. Eis o resultado prático do “controle social” dos meios de comunicação, meta também presente no PNDH-3: uma perseguição violenta contra todos os opositores e críticos do governo. Chávez acredita que ele é o povo, tal como Robespierre achava durante o Terror jacobino. Logo, o controle da imprensa pelo povo significa uma ditadura de um homem só. Quem está contra ele, está contra o povo. E por isso merece ser perseguido, ou barrado pela polícia, mesmo numa passeata pacífica.

“Tudo que é necessário para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam”, alertou Edmund Burke. Ele estava certo. Os cariocas vão encher as ruas da cidade neste fim de semana em blocos carnavalescos. Nada contra a diversão, claro. Mas devemos ter cuidado com a passividade, com a negligência diante do “pão e circo”, enquanto aqueles sedentos por poder se articulam para destruir nossas liberdades. Estou ajudando a organizar uma passeata apartidária no dia 28 de fevereiro, a partir das 10 horas, no começo da praia do Leblon. Vamos mostrar aos políticos de Brasília que existe reação popular contra este projeto totalitário. O momento histórico que vivemos é bastante preocupante. O caminho da servidão está em curso. Se nada for feito agora, poderá ser tarde demais. Está na hora de despertar!

20 comentários:

Unknown disse...

Mais do que tempo de agir. Estão ultrapassando o limite, usando a democracia como meio. Querem radicalizar sem perder as benesses do poder. Nosso presidente é de uma ambiguidade IMPRESSIONANTE! Boa iniciativa, a da passeata. Acho que estarei lá.

RFC disse...

Vamos protestar
e pedir não só que o caminho da servidão continue a ser trilhado, mas para tomarmos o rumo contrário, a Estrada para a LIBERDADE!

Unknown disse...

Um tempo atrás, quando se falava na tentativa de implementar o totalitarismo por aqui, alguns diziam ser loucura... Eles esperam que o diabo ande pelo mundo com chifres. Serão sempre as presas. Não há o que se surpreender com esse doente chamado Lula. Ele já nos mostrou tudo e mais um pouco.

Iniciativa importantíssima. Parabéns pra vocês.

Fabiano - Barricada Vermelha disse...

Pois é pessoal: Arrumem as gavetas, esvaziem as salas e apaguem as luzes ao sair. Acho que radicalizando a democracia, a classe privilegiada vai ter de encarar que não é mais ela que diz o que é ou não é verdade. Existe lugar para todos na democracia, e para consolida-la, deve existir direito de expressão total na mídia, tanto de patrões quanto de empregados (o que nunca aconteceu). É bom que entendam isso. Teremos de conviver - o que vocês nunca quiseram ou aceitaram.

Rodrigo Constantino disse...

Quanta besteira desse Fabiano. Minha nossa!

ntsr disse...

Esse povo é assim mesmo, eles vivem no mundo da lua.

ntsr disse...

Quero ver esse 'limpem as gavetas' quando o governo do hugo chavez afundar na desgraça que ele mesmo criou

samuel disse...

PNH3 é baseado na concepção de liberdades do intelectual esquerdista Vanuchi. Ele está todo prosa satisfeito de ver suas idéias, motivo de sua vida sendo expostas. Suas idéias libertárias ali expostas a serem obtidas na transversalidade dos direitos humanos, levam ao caminho da...eliminação das liberdades.
É PRECISO TER UMA IDEIA CLARA DO QUE SE DEFINE COMO LIBERDADES, para se evitar arapucas como estas construídas por estes intelectuais inimigos das liberdades. A melhor conceituação das liberdades que já li foram as do filósofo britânico Isaiah Berlin, sobre o confronto entre as chamadas liberdades negativas e as liberdades positivas, estas as que se baseia o PNH3.
“As liberdades negativas, garantidas constitucionalmente, dentro de uma ordem democrática representativa, é o ápice da civilização, na qual o ente Estatal aceita ficar de fora da vida prática, intervindo tão somente quando a ordem pública é ameaçada. Um sistema de liberdades positivas é negar a própria liberdade, na medida em que se passa a delegar ao governante a capacidade de garantir “direitos”, sempre em benefício de uns, mas em prejuízo de outros. Assassina-se a própria liberdade.”

RFC disse...

Samuel,
apenas cuidado ao usar a palavra "libertárias" já que o proprio dicionario destaca o termo como sendo "oque ou oque é partidario da liberdade" , as ideias de Vanucchi são tudo menos libertárias.

samuel disse...

RFC Que palavra usar? Tanto Vanuchi como Milton Friedman são partidários das Liberdades. Só que aquele é partidário das Liberdades Positivas e este das Negativas. A confusão criada pelo termo é que dá margem às armadilhas. Nos EEUU os Democratas se denominam “liberals” e não são partidários da liberdade econômica e são liberais no sentido da “liberdade positiva”: privilégios para minorias, gays, etc.. O uso do termo “liberals” precisaria vir acompanhado do adjetivo POSITIVAS ou NEGATIVAS para ser preciso.
Nenhum partido vai se definir como liberal “na medida em que defende a delegação ao governante a capacidade de garantir “direitos”, sempre em benefício de uns, mas em prejuízo de outros”. Seria mostrar que “o rei está nu”.
Usei a palavra “Libertários” para não confundir com “liberal” que aqui na página do Rodrigo tem uma definição MiltonFriedmaniana e para não confundir com os “liberals”dos EEUU.

fejuncor disse...

Função de Lula na história foi mostrar que a União é só um criadouro de burocratoparasitas, foco de corrupção.

A União não tem mais lógica de existir. Ela tornou-se um hipopótamo atolado. O valor de Lula é esse. Ele mostrou que a União é uma instituição inútil, maior do que a soma dos estados que a compõem, parasita do trabalho do povo e altamente prejudicial à formação cívica dos jovens.

Lula terá este mérito, históricamente. Sendo um inútil extremamente caro, demonstrou a inutilidade da União Federativa. Lula nos mostrou o quanto foi falso o processo decorrente do brado do Ypiranga, que manteve para interesses estrangeiros uma unidade territorial que não traz benefício algum que não seja criar um poder distante do cidadão - um antro corrupto que se vale de uma palavra que representa parasitismo: federal.

Anônimo disse...

Mais tragicômico foi, no canal de Rodrigo Constantino no YouTube, um com a bandeira integralista concordando a respeito do PNDH-3, como se fascista não fosse fazer algo semelhante hahaha.

rogerio disse...

Olá! Deu no site do terra- povo quer Governo mais a esquerda! Crise mostrou que só o mercado não pode mais reinar (quem disse foi a Dilma " a colchão dos companheiros"
Enfim, creio que realmente a melhor saída do Brasil seja realmente o aeroporto antes que tudo desabe. Abraços!

Menu del dia disse...

Concordo que este governo já deu sua contribuição, sendo positiva ou negativa, isso não vem ao caso, pois positivo ou negativo não dão conta da complexidade do tema. Fico me perguntando, se não é a federação a unidade de medida para onde convergem as coisas da nação, qual seria esta então? As regiões? os Estados? E como pensar num país sem governo? Inventaram alguma outra fórmula?

fejuncor disse...

Que "relativisada" foi essa, Menu del dia? Acorde. Deixe de ser hipócrita. O PT construiu a reputação em cima de uma proposta de representação popular e reformas. Deu num balaio de gatunos, o maior episódio de corrupção da história do Brasil, e só atende os interesses da macrocorrupção. O pacto federativo perdeu a função e não mais gera nada de bom para a Nação.

ntsr disse...

'Enfim, creio que realmente a melhor saída do Brasil seja realmente o aeroporto'
É o que eu venho falando há mto tempo

Everardo disse...

ntsr, realmente, os nossos aeroportos estão cheios de turistas. A rede hoteleira está com mais de 94% da sua capacidade ocupada. Os aeroportos militares estã lotados de gêneros alimentícios e medicamentos sendo enviados ao Haiti. Tudo isso só é possível com aeroportos.

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

O povo brasileiro está ciente das idiotalogias que nos querem aplicar?
6 dúzia de esquerdeopatas querem nos impor um regime totalitário: PNDH, Congresso de Cultura, enfim calar a nossa boca de uma forma geral.

fejuncor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fejuncor disse...

Vá cobrar de quem criou esta peste.

Isso que está aí é uma resposta à esculhambação e roubalheira que começou com Sarney, seguiu com Collor, não parou sua expanção com FHC e tomou conta do Brasil com Lula.

É a corruptocracia fazendo poses para parecer algo ideológico....