quarta-feira, fevereiro 24, 2010

O Cúmplice



O governo Lula tem sido um verdadeiro cúmplice

Autor(es): Agencia O Globo/Cristina Azevedo

O Globo - 24/02/2010

A voz de Oswaldo Payá era pesada ao atender o telefone.

Minutos antes ele fora informado da morte de Orlando Zapata Tamayo, companheiro de luta para impulsionar o Projeto Varella, uma iniciativa que reuniu assinaturas de cubanos defendendo um referendo sobre mudanças políticas em Cuba. A tristeza se misturava à indignação e Payá, um dos principais dissidentes do país, não poupou críticas aos governos cubano e brasileiro.

“O governo Lula não teve uma palavra de solidariedade com os direitos humanos em Cuba, tem sido um verdadeiro cúmplice”, disse ao GLOBO.

O GLOBO: O que significa a visita do presidente Lula neste momento e os investimentos brasileiros no país?

OSWALDO PAYÁ: Os projetos econômicos o Brasil pode levar de volta quando quiser. Respeitamos e amamos o povo brasileiro, mas o governo Lula não teve uma palavra de solidariedade com os direitos humanos em Cuba, tem sido um verdadeiro cúmplice com a violação dos direitos humanos em Cuba. Já não esperamos nem queremos esperar nada dele.

Sobre a carta que os presos políticos enviaram ao presidente Lula... O senhor apoia a iniciativa?

PAYÁ: Nossos amigos presos sempre tentam chamar a atenção dos visitantes. E Lula, que esteve preso, deveria ter coragem de encontrar pessoas que estão detidas por defenderem a liberdade sindical, por defenderem os direitos dos cubanos. Mas, sinceramente, não creio que valha a pena pedir (o encontro). Ele demonstrou que seu compromisso é com este governo. Se tem alguma explicação a dar, que dê ao povo brasileiro.

Como o Brasil poderia ajudar?

PAYÁ: Levantando a voz e com a solidariedade para libertar os presos políticos pacíficos, porque não colocaram bombas, não cometeram violência, só pediram respeito aos direitos. É só isso que o povo do Brasil deve fazer. Não se escuta essa voz. E agora, após uma cúpula que foi uma vergonha sobre a exclusão que o povo cubano sofre, sabemos que temos de lutar sozinhos.

Houve um encontro de dissidentes com uma delegação americana. Como esses encontros ajudam?

PAYÁ: Se aqui vem alguém do Brasil e quer se reunir, vamos e falamos. Se vem de Vaticano, Espanha, EUA, se querem ouvir nossas opiniões, vamos e falamos. Ninguém pode pôr limites de com quem podemos falar. Essa delegação veio falar com o governo cubano. O que ocorre é que o governo é excludente até nisso.

Está sendo preparado um funeral para Zapata?

PAYÁ: Não sabemos. Aqui há um regime totalitário onde as coisas mais elementares não são respeitadas. Assim, não sei o que vai ocorrer.

A oposição vai tentar uma aproximação com o Brasil?

PAYÁ: Não. Vamos tentar com o povo brasileiro, porque sua embaixada aqui sequer trata conosco. E, por questão de dignidade, não vamos tentar nada com um governo que nos despreza. Com o povo do Brasil sim. Tomara que nossa mensagem chegue ao povo brasileiro.

-
Comentário: Não é novidade alguma que o PT e o presidente Lula reverenciam o pior ditador de todos os tempos na América Latina, Fidel Castro. Amigos de longa data, parceiros no Foro de São Paulo, o PT e o regime cubano tem tudo a ver. Nada mais coerente, portanto, que o presidente Lula visitar novamente os irmãos Castro em seu feudo, enquanto ignora a morte do dissidente político, cujo "crime" havia sido discordar da ditadura comunista. É um espanto! Não a postura de Lula, altamente esperada. Mas o fato de que este senhor é o presidente do Brasil, com ampla aprovação popular. Onde vamos parar assim?

35 comentários:

ntsr disse...

Eu vou parar no chile.

Unknown disse...

''Eu vou parar no chile.''(2)

Coelho disse...

"Eu vou parar no chile."(3)

sol_moras_segabinaze disse...

"O governo Lula não teve uma palavra de solidariedade com os direitos humanos em Cuba, tem sido um verdadeiro cúmplice." Oswaldo Payá, dissidente cubano no O Globo de hoje. Sem ironia, não falou nada mais do que a verdade. Não há, podem procurar, um só pronunciamento de Lula e cia contra a masmorra cubana, onde as pessoas são presas por simplesmente criticarem o regime. A ilha-presídio povoa os sonhos dos socialistas brasileiros, com as imposturas de sempre sobre a sua suposta excelência na educação e saúde. É um negócio revoltante e esclarecedor saber quais são os aliados do governo "pragmático" do Brasil. Note que quando o ungido fala no assunto, é pra condenar o embargo americano, não diz um ai a respeito do que acontece na ilha. Além do mais, por que criticam o embargo? O comércio com os estadunidenses não seria uma exploração imperialista? O que esses caras querem afinal? Querem jogar uma cortina de fumaça no assunto culpando o bode expiatório de sempre enquanto aprofundam - aos poucos - o controle da sociedade, avançando e recuando de acordo com as circunstâncias do momento.

Felipe Santos disse...

Isso faz parte do Plano de Dominação Mundial!!!

Assistam o trailer... e chorem!!!

http://www.jesus-ofilme.com/ultimahora.htm

Um suposto documentário explicando como os políticos estão fazendo alianças pra alcançar a "New Order" (nem o Lula escapou), mas é mais uma mistura de Zeitgeist (famoso na Web) com panfletagem religiosa até não poder mais!!! =-P

Com gente conseguindo fazer dinheiro com uma coisa dessas, não é espanto ver tanta aprovação popular ao nosso atual presidente!!! o_O


Iluminismo JÁ!!!

MARCELO WERLANG DE ASSIS disse...

Fidel Castro, assim como Lula, é puro lixo humano. É impressionante que ainda seja reverenciado mundo afora. Pelo Bem Comum, tudo vale!

O. DAvid Olive disse...

Orlando Zapata.Mais uma vítima da cumplicidade de Lula com a tirania de Fidel Castro.
Os boxeadores Rigondeaux e Lara,foram tratados como escravos fugidos ,devolvidos ao seu dono ,Fidel Castro .Agora este homem,Orlando Zapata.Orlando Zapata é a mais nova vítima Cubana ,da subserviência de Lula para com ditadores comunistas e similares.
Peço perdão a você Orlando Zapata e desejo:R.I.P .Vaya con Dios!

Unknown disse...

Lula adora assasinos poderosos. Ele fica gamado. É uma honra pra ele ser ''irmão'' desse tipo de gente. É o alto escalão da companheirada.
E mudando de assunto: O Fidel agora só usa jaquetas da adidas ou da nike! Que beleza! Da vez passada ele usou um adidas e neste último encontro ele estava de nike! Ninguém é de ferro.

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=LnCsj9D1mu0

Berenice Ribeiro disse...

Lula consegue sempre se superar..
Quando acho que ele já não tem mais nada para fazer no sentido de me revoltar com suas atitudes, ele sai como uma nova.
Só não consigo entender é como a oposição, os líderes formadores de opinião não fazem nada para mudar este cenário.
Estamos caminhando para uma ditadura, que terá o apoio de mais de 80% da população, uma representação dos analfabetos funcionais, os dependentes da Bolsa Bsmola e dos pseudo-intelectuais que se revelaram fascistas no decorrer deste governo.
Vamos aproveitar para espernear enquanto podemos, pois a censura está vindo ai..

rogerio disse...

O que esperar de um cachaceiro que vive de porre!!Essa turma do PT deve ter vendido a alma para os Latifundiários irmãos Castro.

fejuncor disse...

Terminada essa decepção na presidência peço que o sucessor também vá tanto a Cuba quanto a Coréia do Norte, pedir para que sejam conservadas em formol e tombadas pela Unesco, como um patrimônio da estupidez humana. Um museu vivo-morto da exuberância do socialismo.

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

Já viram, que, ao se denuciar comunistas, aparecem os "modernos" dizendo não mais existirem.
Estudaram onde? Leram o que?
Tratam as denúncias contra a esquerda em geral e comunistas em particular, como se estivéssemos falando sobre fantasmas..

fejuncor disse...

Mudaram o discurso porque o bloco soviético se desfez e o comunismo não está com o cartaz muito bom, para não dizer péssimo. Mas o velho sonho de viver magnamicamente às custas de "coordenar" o esforço e a riqueza coletivos continua bem forte. O parasitismo burocrático jamais acabará. Quando o homem estiver montando uma civilização do outro lado da galáxia haverá sempre um parasita sabotando o empreendedorismo para se sustentar no parasitismo.

ntsr disse...

Agora pronto, quem comete o crime de querer democracia é herdeiro do Fulgêncio Batista

O. DAvid Olive disse...

Eu começo a entender a afinidade de Lula com Fidel Castro.Fidel, encarna o sonho absolutista de Lula,além de fornecer muito Rum para abastecer o sapo pinguço.
O Brasil ,alinhado com:Ahmadinejab,Chavez,Fidel ,Ditadores Africanos,não tem agenda.Tem arquivo policial.Ligação direta com o atraso e a tirania.
Os dissidentes Cubanos ,não são herdeiros de Fulgêncio Batista.São vítimas de um tirano.

OJ disse...

A anta companheira Estela teria orgasmos múltiplos ao apertar a mão do caudilho assassino que tem sido o ídolo dos PeTralhas em seu sonho de transformar o Brasil em subsidiária da ilhota presídio.
E ainda vem falar em direitos humanos com o tal de pndh.
Morte aos conspiradores contra a liberdade.

Titina ;* disse...

................ .. ... /´ /)
.............. .. ..,../¯../
................ ..../... ./
................ ..,/¯ ../
................. ./...../
............./´¯/' ..../´¯`\
........../'/.../... ./... /.\./¨¯\
........('(...´(... ....... ,~/'...')
.........\.......... ..... ..\/..../
...........\.... ..... . ......./
............\....... ..... ...(
..............\..... ..... .X\

Não entendo como o MULLA defende tanto a democracia, e tá babando no grão do Fidel, ditador e assassino??? O Brasil tem dois governos? FORA PTRALHAS QUE SÓ SABEM ROUBAR...

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

É devido essa relação do PT com Cuba que o Zé Dirceu continua mandando no Brasil até hoje e agora vão 'doar' pra ele a antinga Eletrobras como 'prêmio' pelo Mensalão do qual ele foi o chefe.

Isso é governo petista.

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

A pretexto de oferecer banda larga a população mais pobre, Petêno. Criou-se outro caixa dois. Ações dela sobem 35.000%, os petistas ficam bilionários da noite para o dia.

fejuncor disse...

O dito cujo tá levando 620 mil de "consultoria"! Esse aumento beneficia quem? Até aonde vai a sanha cobiçosa do PT?

O povão é que não se beneficia dessa maracutais. Por essas e outras pagamos essas taxas de telefones, água, luz? Ou vão dizer que, os gênios do mal, estão pensando na criação de uma nova estatal só para vender serviços de acesso à banda larga? Quando o governo Lulla prometeu criar 10 milhões de empregos eu nunca duvidei que pudessem ser em estatais e de um monte de parasitas sem concurso.

Taí, assim fica fácil.

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

A única coisa boa que fez esse velho, foi ter mandado matar Che Guevara. Senão a América toda estaria na m....

fejuncor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

COITADA DAQUELA GENTE, NÃO CHEGA UM TIRANO AGORA RECEBE UM BEBADO REPRESENTANTE DE UM PARTIDO QUE É MESTRE EM DENUNCIAR OS OUTROS ENQUANTO ROBA POR BAIXO DOS PANOS NA MAIOR CARA DE PAU

fejuncor disse...

Hilário mesmo é ser comunista como El Jefe usando jaqueta símbolo do capitalismo yankee:
virgilioneto.wordpress.com/2010/02/25/fidel-castro-e-nike

Por que não veste a de uma marca cubana? Eles fabricam alguma coisa? Que eu saiba, papel higiênico na ilha é lista telefônica. Para quem diz que sofrem sanções dos EUA, convém olhar o guarda-roupa dos Castro.

Pobre do POVO que vive lá.

ntsr disse...

'O Brasil é hoje uma democracia sólida e quem brigou por isso está hoje no poder.'

Everardo, vc repete tanto as mesmas mentiras que dá vontade até de fazer uma lista com cada uma refutada
Quem ta no poder hoje é uma quadrilha que admira os piores ditadores do mundo,pro brasil virar uma venezuela é uma mísera questão de tempo

ntsr disse...

'Rubens Toledo, por que você se apresenta adorando tal símbolo fálico? Você o usa diariamente?'

Meu deus do céu...todo mundo sabe que isso é o equivalente popular de 'vai pro inferno' ou coisa do tipo
Agora vc fingir que n sabe pra meter essa lorota de adoração a falo, só mostra alguma coisa SOBRE A SUA CABEÇA e mais nada

ntsr disse...

'convivência do capitalismo com justiça social, na medida do possível, é claro (pois esse convível é dificílimo)'

Então vc acha injusto um servente de pedreiro andar de carro,(em vez de bicicleta ou moto velha como é aqui) que é o que acontece nos paises mais capitalistas do que aqui

Rodrigo Constantino disse...

Eu peço que ignorem as postagens de um sujeito chamado Everardo, pois elas serão todas apagadas. Trata-se de um socialista, que acusa os demais de "fascistas" e não prova onde há fascismo em suas idéias LIBERAIS. Além disso é um cara MUITO chato, sem mais nada para fazer, que fica tentando poluir o blog com baboseiras socialistas o tempo todo, mesmo sabendo que será apagado. Não percam tempo com o pobre coitado, pois ele será sempre deletado aqui. O blog valoriza DEBATES sérios, com base em ARGUMENTOS, e não vou tolerar repetições cansativas de chavões socialistas.

ntsr disse...

'ntsr, compare Cuba com os países da América central'

E algum desses alguma vez na vida foi liberal?
Se o problema é o capitalismo então o que vc tem que ver é comparar os paises mais capitalistas com os menos.
E por sinal, tava nem falando de suécia mas sim de chile

ntsr disse...

Ops, só agora ví a mensagem editada, assim é melhor mesmo

Unknown disse...

O que o esquerdismo faz com a cabeça das pessoas não é MESMO brincadeira...

Unknown disse...

E o culpado pela morte do Zapata é... Os Estados Unidos!!!

Quanta cara de pau é preciso ter pra se prestar a um papel desses.
É preciso ser CANALHA MESMO!

fejuncor disse...

Fidel Castro e o regime cubano são um anacronismo. Tiveram uma razão de existir quando do conflito leste-oeste. Sobreviviam fechados, isolados, servindo como cabeça de ponte no litoral da Flórida, como local para estacionamento de submarino lançador de mísseis. E até que a mesada soviética era boa - não sei se dividida com justiça entre todos os cubanos, acredito que não.

Agora não tem mais a mesada, não tem mais União Soviética, e ficou o fóssil tirano, déspota, ultrapassado, envergonhando a América Latina.

Aprendiz disse...

Dividir com justiça entre todos os cubanos? Está brincando?

A famíglia Castro é cada vez mais rica, e o povo cubano cada vez mais pobre.