quarta-feira, março 24, 2010

Prisão política na terra de Chávez



Ex-governador e candidato presidencial é preso na Venezuela acusado de 'conspiração' contra Chávez

Publicada em 23/03/2010 às 11h39m

Reuters

CARACAS - O ex-governador e candidato presidencial Oswaldo Álvarez Paz foi preso na Venezuela depois de ter acusado o presidente Hugo Chávez de ter ligações com grupos subversivos na América Latina, afirmaram nesta terça-feira autoridades judiciais.

Álvarez Paz foi acusado de conspiração, divulgação de informação falsa e incitação ao ódio. O opositor direitista, detido em sua própria casa na noite de segunda-feira, foi governador de Zulia, importante polo de extração de petróleo, nos anos 90. Em 1993, ele concorreu à Presidência pelo partido da oposição COPEI.

Uma investigação federal foi lançada no início deste mês depois que Álvarez Paz acusou, em entrevista ao canal pró-oposição Globovision, Chávez se estar envolvido com organizações ilegais.

"O regime venezuelano tem relações com estruturas que servem ao narcotráfico, como as Farc (grupo rebelde colombiano) e outros que existem no continente e no mundo", afirmou à época.

As acusações podem levar o político a cumprir pena de dois a 16 anos de prisão. Omar Estancio, advogado de Álvarez Paz, declarou que a detenção do ex-governador é "desproporcional e politizada".

A prisão de Álvarez Paz dará mais combustível à oposição, que acusa Chávez de conduzir a Venezuela de modo ditatorial. Vários oponentes do presidente estão presos, vivendo no exílio ou enfrentando processos. Chávez afirma que os seus opositores estão ferindo as leis na tentativa de tirá-lo do poder.

Comentário: Como acontece em todo regime autoritário, calar os opositores é uma prioridade no governo Chávez. Existem vários métodos disponíveis para isso, e Chávez usa e abusa de todos eles. No Brasil, o PT demonstra carregar este DNA autoritário, típico de todo partido socialista. O presidente Lula quis expulsar um jornalista estrangeiro apenas porque esse constatou um fato: a queda do presidente pela cachaça. Essa gente é assim mesmo: odeia crítica, e pretende calar o mensageiro que traz a notícia ruim, que mostra os fatos incômodos. A imprensa deve ser censurada, submetida ao "controle social", para que esses ditadores em potencial possam reinar absolutos. Chávez já tem uma escolha nas eleições brasileiras deste ano: Dilma, o "poste" do presidente Lula. Os semelhantes regozijam-se entre si. O PT representa o projeto "bolivariano" no Brasil. A todos aqueles que prezam a liberdade, cabe barrar esta corja nas urnas!

10 comentários:

Talina disse...

Rodrigo, adorei o e-mail que recebi "Serra ou Lula". Eu e minha familia iamos votar nulo mesmo para livrar nossas consciencias, mas voce tem toda razao. Temos que tirar essa quadrilha. Qualquer coisa, e ate o Serra eh melhor que isso. Obrigada pelas palavras!

fejuncor disse...

Corruptocracia: Mentir é o dever, roubar é poder.

E já percebeu que a América do Sul está infestada destas figuras medíocres? Só dá esse tipo de caricatura. Não tem um que seja técnico ou pelo menos sensato. É só demagogia, autoritarismo, corrupção e bandidagem.

Não me iludo, com mais Dilma, PT, etc aprofundará-se o processo de cubanização do Brasil - a exemplo do que faz o bufão.

Na Venezuela já estão racionando até água. Bife, não tem faz tempo.

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

Esse cara é um Idi Amim. Megalomaníaco. Um otário útil.

ntsr disse...

Como disse antes, e os EUA fazendo uma guerra inútil contra o Iraque tendo esse projeto de Hitler bem aqui

Titina ;* disse...

Qual deve ser o futuro desse nosso continente enquanto Hugo Chaves estiver no poder?

fejuncor disse...

Futrica, instabilidade, militarização.

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

Viram essa, do sócio do nosso presidente?

Chávez pede regulação de Internet, diz que não pode ser livre

Dom, 14 Mar, 10h51

CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse no sábado que a Internet precisa ser regulada, quando criticou um site local de notícias que dias atrás difundiu a informação sobre o falso assassinato de um de seus ministros.
PUBLICIDADE

Chávez ainda questionou a televisão por assinatura pedindo também que se iniciem processos normativos para sua difusão.

"Li uma declaração da chanceler alemã, Angela Merkel. Ela disse algo muito correto, que a Internet não pode ser uma coisa livre onde se faça e se diga o que seja, cada país tem que aplicar suas regras", disse o militar aposentado em um ato do partido oficial, o PSUV.

O mandatário, acusado por organizações de direitos humanos de ser um detrator da liberdade de expressão, agregou que "os canais que entram na Venezuela por satélite não podem transmitir o que quiserem, envenenando a mente de muita gente, precisamos de regulação, de leis".

fejuncor disse...

Viriato,

A internet é o túmulo das canalhocracias.

ntsr disse...

É um sem noção mesmo, a internet foi PROJETADA pra ser livre, qualquer hacker de 12 anos de idade sabe disso.

lingvo-shatanto disse...

Já que se fala tanto nas FARC e em Chávez aqui, e, no passado, falou-se até de uma obscura contribuição das FARC para a campanha do PT, qual será a contribuição do Chávez? Será que vai ficar restrita aos investimentos na Refinaria "Abreu e Lima", onde parece que o TCU anda farejando superfaturamento?