sexta-feira, março 05, 2010

Moderação nos comentários

Prezados leitores do blog, o petralha venceu a batalha (mas não a guerra). Um tal de Everardo, que ou tem claros problemas mentais, ou recebe mesada do PT para poluir meu blog e prejudicar nossos debates, conseguiu o que queria: vou ter que colocar moderação nos comentários, como faz Reinaldo Azevedo (provavelmente pelo mesmo motivo). O caso é sintomático sobre a falta de educação e respeito de alguns esquerdistas. Essa gente nem sequer consegue compreender que blog é uma propriedade privada, ou seja, segue as regras do seu dono! Eles confundem autoritarismo com direito de propriedade, e acham que têm o direito de usar o seu veículo para espalhar ideologias autoritárias e repetir chavões idiotas.

Vamos ter que dar uma aula prática a eles, ainda que isso possa prejudicar o dinamismo dos nossos debates. A partir de hoje, volto a adotar o filtro nos comentários. O pobre coitado do Everardo conseguiu seu momento de "glória": um tópico inteiro em sua homenagem, ainda que para mostrar como o cara é chato e sem um pingo de educação e respeito (um típico petralha).

Prometo tentar aprovar os comentários o mais rápido possível. O critério será sempre o mesmo: foco nos argumentos. Alguns critérios subjetivos serão usados, naturalmente. Não quero que meu blog vire espaço para debater coisas tão estúpidas quando o comunismo. Nazistas e comunistas não são bem-vindos! Acho que perder tempo com essa gente apenas desvaloriza o bom debate.

Obrigado a todos.

Rodrigo Constantino

38 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem ! Lugar de petralha e demais canalhas é em blog comunista ! Abraço. seu leitor Edmilson

ntsr disse...

'nazistas e comunistas não são bem vindos'...
Quem era o nazista?

Anônimo disse...

Boa decisão Rodrigo. Para mim, meu blog é como a minha casa: se o palhaço não sabe se comportar, então mostro o caminho da rua. Se eles quiserem, que escrevam seus próprios blogs!

Jurema Cappelletti disse...

Lamento que precise usar um filtro para limpar (literalmente)seu blog.

Controle de comentários faz sentido em casos como esse, mas aceitar idéias contrárias äs nossas dá chance a um possível debate. O problema é a tipicidade petista que, na falta de argumentos (porque nao tëm, mesmo), usam o mau gosto e a baixaria).

Rodrigo Constantino disse...

Jurema, argumentos contrários aos meus serão aceitos. Eu defendo um debate aberto.

Entretanto, acho perda de tempo aturar a poluição deliberada de socialistas, com frases sensacionalistas de efeito, chavões vazios e coisas do tipo. Isso apenas desvia do foco.

Alguém perderia tempo com um tipo de defende o nazismo? Pois é. Os socialistas não entendem que dá no mesmo aturar gente que defende Fidel Castro e o comunismo.

Há tanta coisa importante para se debater... e vamos ficar perdendo tempo para rebater um cara que diz que a educação e a saúde em Cuba é uma maravilha? Eis o ponto.

Anônimo disse...

Chamo isso de dedetização !

Parabens, Rodrigo !

Flavio Faria disse...

Dona Jurena disse algo importante. Acho uma boa ideia filtrar os idiotas e sem educação, mas não devemos confundir com ideias contrárias. Pessoas com diferentes opiniões só vão enriquecer nosso debate e consolidar nosso pensamento liberal.

Vinícius Portella disse...

Caro Rodrigo Constantino,

Infelizmente, tens razão quanto a falta de educação de certos indivíduos a poluir a "blogsfera". Eles são das mais variadas colorações políticas, mas comungam da falta de respeito.
No entanto, penso que te precipites quanto a teu julgamento. Salvo engano, certos textos teus se referem ao comunismo... seriam textos estúpidos a se acercar sobre algo estúpido? Penso que não, que não seja por aí...
O perigo de tua posição é atrair somente pessoas alinhadas a teu pensamento. Se tua intenção é fomentar um debate qualificado, o máximo que conseguirás são pessoas a dizer amém. Ademais, são opiniões divergentes e bem fundamentadas que nutrem um bom debate.
Creio que o mais acertado seria rejeitar todos aqueles que te dirijam comentários desrespeitosos, independente de suas concepções políticas.

Abraços,

Rodrigo Constantino disse...

"são opiniões divergentes e bem fundamentadas que nutrem um bom debate."

Vinícius, não há como alguém defender o regime cubano de forma "bem fundamentada". Eis o ponto!

Sim, eu escrevo sobre o comunismo, como um desabafo. Não tenho interesse em debater SE o comunismo é bom ou ruim. Já sei o veredicto, tal como o do nazismo. Lixo é lixo!

Repito: todos os argumentos contrários serão aceitos, se embasados, educados, razoáveis. Tolerar os intolerantes, que defendem um Paredón para pessoas como eu, aí já é demais.

Eu não concordo com um monte de coisas dos conservadores, dos social-democratas, até dos anarco-capitalistas. Mas, com argumentos, todos eles podem debater à vontade aqui.

ntsr disse...

Eu n duvido nada o Everardo continuar postando mesmo assim, achando que só o Rodrigo vai ler
E depois, o estatuto do liber ainda fala em soltar os doidos do hospício.

Joel Castro disse...

A coerência deve dominar a pauta, comentários que visam denegrir e não agregam valor as ideias liberais devem ser moderadas.
Ao Senhor Evandro recomendo postar seus ideais no blog ou site do Lula. Quem sabe ele não aumenta seu salário!

Collovini disse...

Rodrigo, apóio a tua decisão. Estava até desestimulado a comentar teus posts ultimamente, pois sempre haveriam idiotas completos colocando 20, 30 comentários sem fundamento algum, antes e após os comentários embasados (os quais para eles não importam mesmo, analfabetos funcionais e crentes não aceitam argumentos). Aceite os comentários que possuam um mínimo de argumentação lógica. O blog é seu, e você mantém o nível da troca de idéias da maneira que achar apropriado. Lembre-se que você não é candidato a nada, não tem que seguir a democracia ao pé da letra, passe a sua mensagem da maneira que achar mais conveniente. O teu blog deve ser um espaço para troca de idéias a respeito das idéias libertárias, da redução do tamanho do governo, da liberdade religiosa e defesa do pensamento cético (temas que aliás andam meio sumidos do blog), e não um campo de batalha onde a cada post se tem que refutar os mesmos chavões imbecis de animais com um QI de dois dígitos. Abraços.

Anônimo disse...

Senhores,
Com todo o respeito a opinião de vocês (haja vista estarmos numa democracia). Creio que os que defendem o liberalismo com tanta efusividade são tão perniciosos quanto os que defendem o fanatismo socialista. Então, ao ver todo esse ódio contra o PT deduzo que são tão semelhantes quanto os indivíduos que são condenados por vocês. Temos que buscar uma alternativa imparcial para o Brasil e não votar em um político por ele seguir ideologia oposta ao político que odeio. Isso não é questão de escolher um por não gostar do outro. Isso é questão do nosso futuro. Não podemos deixar nosso futuro ser guiado por pessoas as quais não temos afinidade. Então, fica aí a reflexão: Pq tragar um político com ENGOV? Vamos escolher aquele que reflete os nossos ideais e o que poderá nos proporcionar um BRASIL digno.

Vinícius Portella disse...

Rodrigo,

Eu concordo contigo que não há como se defender, por exemplo, o regime castrista de maneira fundamentada, principalmente em bases econômicas e políticas (quanto a liberdades, etc). No entanto, podemos tomar, grosseiramente, duas posturas ante ele: a de escândalo, que pouco ou nada serve para compreendê-lo, i.e., pouco ou nada nos possibilita saber que causas conformaram aquela realidade, fazendo um juízo moral negativo a seu respeito; e uma que, pela investigação racional, busca lançar lume sobre o mundo, minimizando o peso das pré-noções e avessa a dogmas. Assim reza a tradição iluminista liberal.
Também há que se diferir entre o que é corpo teórico e o que é sua implementação prática, sem confundi-los e analisando-os em seus termos, em sua estrutura. Embora falhos, o comunismo é uma coisa, o governo de Fidel foi outra.
Encerro por aqui. Convém também ressaltar que considerações desse tipo só fazem sentido se motivadas e de acordo com os temas aqui abordados em tuas postagens. Se foge ao tema, tens mais é de apagar o comentário.

Abraços.

Unknown disse...

É Rodrigo, é a melhor opção mesmo, senão vira o caos! E pior, perda de tempo, e desgaste dispensando atenção que poderia ser empregada em debates proveitosos!

Anônimo disse...

Não concordo com os teus termos. Nada contra catapultar grosserias e ofensas. Se qualquer um puder expressar suas idéias sem agressões, temos de suportá-lo, não importando se é um frila ignorante ou mercenário. Aos poucos dá para saber quem é quem e chegamos até aprender com as intenções da cada um. O comunismo perfeito é o capitalismo liberal. A teoria comunista é uma bosta, não existe perfeição nela. Se algum dia as hostes socialistas impuserem esse sistema, haverá um colapso geral cuja solução será a volta ao capitalismo, talvez renomeado como "socialismo alguma coisa", mas com uma nova elite controlando tudo. Haverá apenas uma mudança no controle do mundo. Novos porcos para um mundo velho.

fejuncor disse...

De tempos em tempos tem de dar uma dedetizada no espaço, não adianta, deixado "ao léo" mais cedo ou mais tarde acaba infestando. Esses incetos que voltem pra colônia deles.

Tens uma ferramenta simples para isso mesmo. O Serra é que quando assumir a presidência terá muito trabalho para desinfetar (ou “despetizar”) todo o aparato público brasileiro. Até porque o petismo é como barata; se voce não esmagar convenientemente ela sobrevive, prolifera e novamente infesta o ambiente.

Isabel disse...

Sem dúvida foi a melhor opção não apenas para não perder tempo como para evitar exposição de baixarias e falta de educação. No entanto faço um apelo à boa educação aos que frequentamos este blog e discordamos do governo atual, do modelo comunista etc, pois ironizar, xingar, comparar seres humanos com animais é sempre falta de respeito e educação, por mais que sejam pessoas com postura política e social bastante reprováveis. Este tipo de atitude compromete a qualidade do nosso argumento.

Antonio Radi disse...

Difícil encontrar por aí blogs onde os comentários são tão bons quanto os artigos que os originaram. . . parabéns! Vou começar a segui-lo já! Ah, em tempo; não sou nazista e nem comunista, ok?

Amplexo

ntsr disse...

bel, n era animal, era jaba the hut, do star wars
Mas concordo c vc.

samuel disse...

Faço minhas as palavras de Collovini: "Rodrigo, apóio a tua decisão. Estava até DESESTIMULADO a comentar teus posts ultimamente, pois sempre haveriam idiotas completos colocando 20, 30 comentários sem fundamento algum".
Com V experiencia sabes quando o comentarista está de má fé. Quer apenas introduzir uma cunha entre seu pensamento e seus leitores honestos, os que vem aqui discutir a verdade como V a vê. Seu Blog volta a ficar mais interessante, quando a ele se agrega o de V leitores honestos, estes sim merecedores do seu espaço.
OBRIGADO POR NOS DEVOLVER SEU BLOG!

José Carneiro da Cunha disse...

Infelizmente essa gente não sabe viver em democracia e nem conviver com o debate livre, provavelmente pelo fato do debate livre evidenciar que eles são bem menos espertos do que julgam.

Se auto-intitulam defensores da liberdade de expressão, mas no fundo seguem de perto o Capítulo 1 de “O Que Fazer?” do Lênin. Ou seja, abominam de fato a livre discordância e manifestação do pensamento.

Como diria o Reinaldo Azevedo, e disse o anônimo 2, isso é simplesmente detetização.

Abs

José Carneiro

Anônimo disse...

Demoro meu caro,
Isso se chama abordagem da patrulha vermelha...
Eles sao verdadeiros animais cegos e estupidos como todo comunista.

E nao desanime Constantino seu trabalho e' muito rico .

Um abraco
God Bless you
Doc
US ARMY

OJ disse...

Bel
O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado dá-nos a seguinte definição de respeito: tomar em consideração e preocupar-se com. Vem do latim respectare, que significa olhar para trás e estar à espera. É uma atitude que consiste em não prejudicar alguém ou uma coisa. Por exemplo, respeitar o bem dos outros, a liberdade alheia, as tradições e as crenças. O contrário do respeito é o desprezo, a impertinência e a insolência.

"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito." ( Georg Christoph Lichtenberg )

O desrespeito à honestidade, transparência, liberdade e à todo um povo geram o desrespeito bem merecido. Chama-los de animais é desrespeito com a fauna não com os títeres que assim agem.

Anônimo disse...

Eu gostaria que você não pegasse pesado na moderação. Alguns comentários são apenas idiotas e com tempo passamos a identificar o usuário e ignorar suas mensagens. Outros fornecem informação relevante, como afiliações, agenda e perfil moral do postador. Outra vez, com o tempo, pintamos a foto completa do camarada.

MARCELO WERLANG DE ASSIS disse...

É verdade...
Discutir se o comunismo é bom ou ruim é sinônimo de discutir se o nazismo foi bom ou ruim para a humanidade. Os dois regimes são idênticos. Só variam quanto às justificativas ideológicas.
Rodrigo, fizeste o correto ao retomares o filtro. Afinal, caso não fiquemos constantemente de olho em nossa propriedade, os outros, mais cedo ou mais tarde, tratarão de destruí-la: pois ela, claro, não é deles, e, portanto, não haverá prejuízos. Ao usares o filtro, estás retirando do teu blog o elemento socialista de que "tudo é de todos".
Huuuuuuuuuuuuuuuuugs!!!

Giullia disse...

Esquerda em frangalhos;off post, mas imperdível: Os Vargas Llosa, no Estadão de hoje, põem de joelhos os mantenedores do Foro São Paulo. Mario Vargas Llosa passa uma senhora descompostura em Lulla por sua ida à ilha dos Tiranocastros, e sua omissão em salvar os dissidentes da morte e das das fétidas masmorras políticas cubanas (fl. A23).Já Àlvaro Vargas Llosa põe a nu, e sob luzes do governo Espanhol (diga-se, de esquerda), as ligações do Tiranochavez com as FARC e o ETA, e não dá para deixar de dizer, os fatos vieram à lume com o material apreendido nos computadores da FARC que estavam no campo do Equardor, aqueles mesmos dados que Chavez teve chiliques para dizer que eram falsos (fl. A22).

O Escriba disse...

Eu acho ruim moderação. Esse problema poderia ser resolvido se ninguém respondesse a aqueles que apenas ofendem ou usam de retórica vazia e informações falsas ou distorcidas. Poderia demorar um pouco, mas duvido que qualquer um que fosse continuaria deixando comentários sem absolutamente nenhum retorno ou qualquer sinal de que sequer estivesse sendo lido. Mas é compreensível que muitos não aguentem ler besteiras sem revidar.

Agora para ficar acabando em tiroteio, então que nos sujeitamos à moderação: ruim com ela, pior sem ela.

ntsr disse...

offtopic:
E só concluindo sobre cotas, se o negócio é a cor da pele (já que raça n existe) então estudar é pra otários, bastar passar uns três meses torrando na praia e pronto.

Pedro Nunes disse...

Parabéns Constantino! Eu acompanho seu blog há 2 anos, mas nunca fui de comentar. Mas aprecio seu esforço em realizar bons debates e promover a economia de mercado e as liberdades. A moderação, por pior que seja, às vezes é a única forma de tornar o debate educado e com foco nas idéias possível.

Unknown disse...

Acho que dessa vez vc errou Rodrigo.

Deixa ele falar mesmo, quando mais vemos a educação de gente assim, mais sabemos sobre eles.

Os argumentos então....

Anônimo disse...

Extra, extra: apartamentos do PAC, inaugurados por lulla e dillma, no Rio de Janeiro em dezembro de 2009, literalmente fazem água (infiltrações, rechaduras, contrução de péssima qualidade). O coronel estava alerta, e pegou mais esta: http://coturnonoturno.blogspot.com/

Felipe Santos disse...

Eu, particularmente, apoio a iniciativa... não tenho paciência pra ler os meeeeesssmos comentários de sempre, os messssssmos argumentos batidos de sempre, por mais "polidos" que sejam, que dirá quando não o são!!!

Conselho aos que não entendem o que o Constantino escreve HOJE e nem o PORQUE do tom, pra alguns, agressivo... leiam desde o PRIMEIRO post, como eu fiz... no caminho estão todas as refutações, razões e explicações necessárias... fizessem isso, acredito que muitos PeTralhas até enriqueceriam esse espaço mostrando (se fosse possível) novos argumentos, mas... parece que leitura, pesquisa e, principalmente, um olhar mais crítico sobre as próprias idéias (talvez dogmas) carece em muito nesse pessoal!!!

Atualmente apenas vemos os (maus) exemplos da mídia nos artigos por aqui... o que me entristece um tanto, mas sempre tem algo pra me animar, como a passeata e o artigo "Filhos do Iluminismo", mais recentemente...

No mais, blog excelente, como sempre... e agora sem Trolls!!!

Luiz disse...

Não tem nada a ver com este post mas é o único canal que encontrei. Não precisa aceitar este comentário. Eu apenas gostaria de pedir que você comentasse algo a respeito da supervalorização das ações da Eletronet após os estranhos boatos do governo sobre a reativação da Telebrás para o Plano Nacional de Banda Larga. O Lula ataca os investidores do mercado financeiro sempre que tem oportunidade. Lembra que ele já chegou a chamar investidores de "trambiqueiros"? Pois então: existe algo muito errado aí, não acha? Eu agradeceria muito um comentário sobre este importante tema. Obrigado

fejuncor disse...

Descobri o que estava por trás disto...

"500 mil petralhas na Net"

O Correio Braziliense noticiou que o PT prepara uma operação de guerra na internet a fim de dar fôlego à campanha presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A ideia é inundar a rede com material de propaganda em blogs e redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, Google Buzz e montar estruturas físicas que seriam usadas pelos filiados para inundar as redes sociais de elogios a Dilma e críticas ao concorrente da oposição na disputa pela Presidência da República — provavelmente, o governador de São Paulo, José Serra. "A guerra de guerrilha na internet é a informação e a contrainformação”, afirma o deputado federal André Vargas (PR).

Pois é.

ntsr disse...

Blogs podem ser moderados, redes sociais = coisa pra quem n tem o que fazer
Essa é uma estratégia muito tosca, mas mesmo assim o pt vai ganhar APESAR do pt

ntsr disse...

E além disso quem vota no pt são os analfabetos da bolsa esmola que nem internet tem

Jurema Cappelletti disse...

Gente, há um recurso - maldosamente feminino - para casos `de anonimos` que sujam o espaco de comentarios dos blogs:
Pegar o que seria um texto - grosseiro, sem lógica, sem nome e sem sobrenome - editar numa pagina especial e, no final, perguntar: `Anömino, qual é mesmo o seu nome?`

Mesmo no anonimato, eles nao se sentem muito ä vontade de se ver tao expostos.