sexta-feira, junho 14, 2013

Protesto legítimo ou risco de anomia?

Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Sabemos ao menos duas coisas sobre os “protestos” recentes: eles não são realmente motivados pelos centavos extras na tarifa de ônibus, e eles não são espontâneos. Basta ver as pessoas por trás, suas roupas de grife, as bandeiras partidárias, os gritos de guerra, e a organização claramente centralizada dessas manifestações repletas de vandalismo.

Portanto, estamos lidando com algo maior e mais perigoso, e não com gente insatisfeita reclamando do preço maior do transporte. Se fosse esse o caso, eles estariam mais abertos ao diálogo, e os liberais poderiam mostrar que os problemas no transporte público têm forte ligação com a grande presença estatal no setor e seu elevado grau de intervenção e controle.

Como não é esse o caso, acredito que a reação das autoridades deve ser muito rigorosa, impedindo que o caos se instaure como resultado da baderna, alimentada pela psicologia das massas. A anomia é "uma condição em que tanto a eficácia social como a moralidade cultural das normas tendem a zero", como disse o sociólogo alemão Ralf Dahrendorf em “A Lei e a Ordem”.


O "contrato social", entendido aqui como as normas aceitas e mantidas através de sanções impostas pelas autoridades concernentes, é rasgado, restando o vácuo em seu lugar. Tudo passa a ser visto como permitido, já que nada mais parece ser punido. Essa impunidade produz o clima anárquico que leva, por sua vez, a uma tirania. Não podemos tolerar isso. Ninguém deseja reviver os nefastos anos de Maio de 68...  

6 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo...
olha só quem está por trás dos protestos em Porto Alegre, onde a onda começou...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=577569622264833&set=a.169682136386919.33031.100000354003167&type=1&theater

Anônimo disse...

Se este protesto fosse em favor de penas mais duras para crimes hediondos, bem como para meter em cana os assassinos menorzinhos de idade, teria meu total apôio, alias torceria pra que tivese mais de 100 mil nas rua e me incluo, mas realmente por causa de alguns centavos so pode ser orquestrado. Dane-se um Estado que protege bandido e tem um ministro da justiça leniente com tudo isso.

Anônimo disse...

20 centavos da uma aliviada no IPCA, né?

Será esse o X da questão?

JOÃO disse...

Isso porque foi um reajuste abaixo do IPCA mascarado, queria ver se eles usassem o IGP

Diogo R Santos disse...

Anonymous das 11:19AM

Não apenas ser contrário a complacencia devido aos crimes hediondos - basta ver a situação do Genoino e de João Paulo Cunha são agravantes piores, além do PEC 37

Anônimo disse...

O livre direito do exercício de manifestação não se confunde com o cometimento de crime premeditado e previamente orquestrado !!

Trecho da Carta de Princípios do Movimento Passe Livre :

O MPL deve ter como perspectiva a mobilização dos jovens e trabalhadores pela expropriação do transporte coletivo, retirando-o da iniciativa privada, sem indenização, colocando-o sob o controle dos trabalhadores e da população. Assim, deve-se construir o MPL com reivindicações que ultrapassem os limites do capitalismo, vindo a se somar a movimentos revolucionários que contestam a ordem vigente.

http://mpl.org.br/node/1