quinta-feira, maio 26, 2011

Palestra do Zingales


Acabei de chegar da palestra do professor Luigi Zingales, de Chicago. Muito boa! O evento foi realizado pela Vale, com o apoio do Instituto Millenium. Zingales defende o livre mercado com regras claras e isonômicas. "O livre mercado não é uma selva". Sua defesa de instituições sólidas para preservar o jogo é muito bem-vinda neste momento, onde a arbitrariedade de governos atinge níveis alarmantes. O economista chegou a fazer uma analogia com o jogo Monopólio, que jogava com seus filhos: quando o garoto resolvia ser seletivo nas regras, ou mudá-las no meio do jogo, a menina mais nova chorava e desestia de jogar. É natural quando as pessoas se recusam a "jogar o jogo" do capitalismo, se ele não está dentro das regras pré-estabelecidas, respeitando a meritocracia.

Zingales frisa também a diferença entre a agenda "pró-mercado", que ele defende, e a agenda "pró-negócios", que nem sempre é aliada do livre mercado. Grandes empresas não necessariamente são defensoras do livre mercado. Raramente são. Preferem a arena política, via lobby, para conquistar privilégios e criar barreiras à livre competição. Concentração demasiada de poder econômico, como ocorreu nos EUA no setor bancário (Wall Street), pode ser prejudicial ao livre mercado.

Escrevi uma resenha de seu ótimo livro, que recomendo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seria bom que esquerdistas lessem esse livro, e parassem de xingar o que não entendem.

Anônimo disse...

Essas pessoas são os chamados meta-capitalistas. São caras que ganharam tanto dinheiro com o livre mercado que agora buscam através de lobbys e negociações manter seu mercado, já que temem a livre concorrência.