domingo, maio 15, 2011

Uma sociedade infantilizada



Rodrigo Constantino, para a revista Banco de Idéias - IL

“Se salvar vidas é o único motivo para termos leis, nunca teremos leis suficientes.” (David Harsanyi)

Quando perdemos nosso direito de sermos preguiçosos, não saudáveis ou politicamente incorretos? Essa é a pergunta que David Harsanyi faz em seu livro “O Estado Babá”, que mostra com inúmeros exemplos como os americanos estão cada vez mais trocando liberdade individual por controle estatal.
A tirania das boas intenções costuma ser a mais perigosa de todas, pois os “bons samaritanos” jamais descansam em sua nobre missão de cuidar dos outros. Liberdade pressupõe responsabilidade, assim como liberdade de escolher tolices. Imbuídos de uma arrogância paternalista, os babás não aceitam isso, e partem para suas ações salvadoras: “Algo deve ser feito”, eis a reação dos babás diante de atitudes que não aprovam, significando sempre mais intromissão estatal em nossas vidas.
O grau de chatice dos babás chegou a um patamar insuportável. Como bem coloca o autor: “Para esses intrometidos, a utopia é um mundo sem fumantes, sem gordura, onde o álcool é bebido apenas com moderação, o McDonald’s vende Mc Nuggets de tofu com molho de baixa caloria e os seios nus de uma estrela pop são dignos de uma sessão no Congresso e de histeria em massa”.
O estado babá ocorre quando “o governo assume um hiperinteresse em microadministrar o bem-estar dos cidadãos”. Mas o governo vai além de seu papel quando tenta nos proteger de nós mesmos. Uma vez que esta porteira é aberta, o céu é o limite para os babás, que pretendem eliminar todo comportamento “prejudicial” ou “irracional” da face da Terra. A imprensa, com inclinação para manchetes aterrorizantes, joga mais lenha na fogueira, ajudando a criar um ambiente de pânico propício às intervenções dos babás.
O dogma compartilhado pelos babás é que se meter na vida alheia por meio das leis é a forma mais rápida de criar uma sociedade superior. O bom senso para determinar a fronteira legítima desta intervenção se perdeu faz tempo. Os “guardiões do estômago”, por exemplo, criaram uma verdadeira “milícia alimentar” para tentar barrar do cardápio os itens prejudiciais à saúde. Mas, se podemos proibir um ingrediente que não é saudável, o que impede o governo de proibir muitos ou todos eles?
Para sustentar suas medidas estúpidas, os babás não se importam em apelar para a tortura dos números. Exames com ratos de laboratório “provam” que vários alimentos podem matar, ignorando apenas que a quantidade ingerida pelos ratinhos seria equivalente ao jantar que um gigante consideraria exagerado. Na verdade, até água pode matar, se consumida em quantidade excessiva. Entre o remédio e o veneno, muitas vezes está somente a dosagem.
Mas nada disso incomoda os babás. Eles precisam salvar vidas! O terrorismo é constante: o açúcar é um veneno, a gordura e a fritura são armas letais, o cigarro é morte certa, até para fumantes passivos. Não obstante as mentiras e exageros dessas pesquisas, resta perguntar: por que cada indivíduo não deve ser livre para escolher como viver, ainda que sua escolha nos pareça destrutiva? A busca pela “saúde perfeita” é algo que nos remete ao nazismo. Sociedades livres devem se preocupar em garantir a liberdade de escolha.
Babás são presunçosos, e acreditam que sabem melhor que os outros como a vida deve ser vivida. Eles partem da premissa arrogante de que conhecem as escolhas “certas”. São moralistas autoritários, que desejam impor seu estilo de vida aos demais. Viver é assumir riscos, mas os covardes babás querem uma vida totalmente segura (e sem graça), e pior, querem obrigar os outros a desejar o mesmo.
Tudo que os liberais pedem é: deixem-nos em paz! Que cada um possa viver de acordo com suas próprias escolhas. Afinal de contas, até o fumo é muito mais saudável que o fascismo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Fora que esses caras não se decidem
Comer ovo por ex, até ontem fazia mal, agora já é a nova comida saudável, vai ver amanha já é veneno de novo

Anônimo disse...

Detalhe é que tem gente que NÃO CONSEGUE cuidar da própria vida, e sabe disso

Anônimo disse...

Grato. Att Cidadão.

fejuncor disse...

Caramba, que artigasso, bem alá Constantino. Acho que o homem inventou essa historia de governo papai assim como inventou deus para se proteger de si mesmo. O problema é que a turma do outro bairro teve a mesma idéia.

Anônimo disse...

Há tempos vi uma entrevista com Ayn Rand, dizendo que se os EUA continuassem com as políticas de intervenção estatal, caminharíamos para um colapso...

A "Revolta de Atlas" nunca foi tão atual... O pior é que não temos um John Galt.

Anônimo disse...

Parabéns por ter citado tanto o livro quanto o autor.
Infelizmente, parece que a tendência ao totalitarismo faz parte da natureza da sociedade moderna, controlada pelo capital improdutivo (especulação financeira) e pelas indústrias destinadas à produtividade irracional.
Fonte(s):
Livros de Herbert Marcuse, Theodor Adorno e Robert Kurz.

Daniel disse...

Rodrigo, uma sugestão (caso concorde): coloque o "gadget" do blogger para compartilhar seus artigos em redes sociais. Assim teremos um botão do Facebook por exemplo e fica fácil compartilhar com amigos. Obrigado.

Rodrigo Constantino disse...

Eu quero, mas não sei fazer. Como é?

Najibox disse...

Rodrigo,

bacana sua postagem.

para adicionar a barra de compartilhamento, siga os passos abaixo.

-Entre no painel de configuração do blog.
-opção Design -> na área de postagens do blog, selecione editar.
-daí vai aparecer a opção Mostrar botões de compartilhamento
-Marca esse cara e salva. pronto

já vão aparecer os botões de compartilhamento.

abraço.