terça-feira, julho 16, 2013

A insustentável herança maldita

Rodrigo Constantino

Gosto quando Arnaldo Jabor faz um mergulho em seu passado de comunista, pois ele vai no cerne da questão, expor os motivadores emocionais que o levaram a esta utopia assassina. Como, infelizmente, ainda convivemos com comunistas em pleno século 21, muitos no poder, esses relatos se fazem importantes para sanar o país dessa praga de uma vez por todas.

No artigo de hoje, Jabor mete o dedo na ferida: 

O que aconteceu com esse governo foi mais um equívoco na história das trapalhadas que a esquerda leninista comete sempre, agora dentro do PT. O fracasso é o grande orgulho dos revolucionários masoquistas. Pelo fracasso constrói-se uma espécie de 'martírio enobrecedor', já que socialismo hoje é impossível. Erraram com tanta obviedade (no mensalão por exemplo ou no escândalo dos 'aloprados'), com tanto desprezo pelas evidências de perigo, tanta subestimação do inimigo, que a única explicação é o desejo de serem flagrados. Sem contar o sentimento de superioridade que se arrogaram sobre nós, os 'alienados burgueses neoliberais'.

Conheço a turminha que está no poder hoje, desde os idos de 1963, e adivinhava o que estava por vir. Conheci muitos, de perto.

Nos meus 20 anos, era impossível não ser 'de esquerda'. Nós queríamos ser como os homens heroicos que conquistaram Cuba, os longos cabelos de Camilo Cienfuegos, o charuto do Guevara, a 'pachanga' dançada na chuva linda do dia em que entraram em Havana, exaustos, barbados, com fuzis na mão e embriagados de vitória.

A genialidade de Marx me fascinava. Um companheiro me disse uma vez: "Marx estudou economia, história e filosofia e, um dia, sentou na mesa e escreveu um programa racional para reorganizar a humanidade". Era a invencível beleza da Razão, o poder das ideias 'justas', que me estimulava a largar qualquer profissão 'burguesa'. Meu avô dizia: "Cuidado, Arnaldinho, os comunistas se acham médiuns, aquilo parece tenda espírita...". Eu não liguei e fui para os 'aparelhos', as reuniões de 'base' e, para meu desespero, me decepcionei.

Essa passagem é de fundamental relevância, pois mostra como essas pessoas buscam monopolizar as virtudes, de forma maniqueísta, o que os livra de ter que debater meios:

É um ridículo silogismo: "Eu sou a favor do bem, logo não posso errar e, logo, não preciso estudar nem pesquisar".

Jabor conclui:

Quando comecei a criticar o PT e o Lula, 'petralhas' me acusaram de ser de direita, udenista contra operários. Não era nada disso; era o pavor, o medo de que a velha incompetência administrativa e política do 'janguismo' se repetisse no Brasil, que tinha sido saneado pelo governo de FHC. Não deu outra. O retrocesso foi terrível porque estava tudo pronto para a modernização do País; mas o avião foi detido na hora da decolagem. Hoje, vemos mais uma 'revolução' fracassada; não uma revolução com armas ou com o povo, mas uma revolução feita de malas pretas, de dinheiro subtraído de estatais, da desmoralização das instituições republicanas. Hoje, vemos o final dessa epopeia burra, vemos que a estratégia de Dirceu e seus comparsas era a tomada do poder pelo apodrecimento das instituições burguesas, uma espécie de 'gramscianismo pela corrupção' ou talvez um 'stalinismo de resultados'.

O perigo é que os intelectuais catequizados ainda pensam: "O PT desmoralizado ainda é um mal menor que o inimigo principal - os tucanos neoliberais".

Como escreveu minha filha Juliana Jabor, mestra em antropologia, "ajudado por intelectuais fiéis, Lula poderá se apropriar da situação com seu carisma inabalável, para ocupar a 'função paterna' que está vaga desde o fim do seu governo. Pode ser eleito de novo e a multidão se transformará, aí sim, em 'massa'. O 'movimento' perderá o seu caráter de produção de subjetividades e se transformará numa massa guiada por um líder populista".

Eis o grande risco dessas manifestações nas ruas: prepararem o terreno para o retorno do "messias" salvador da Pátria, do líder das massas. Há boatos fortes de que sua saúde não permitiria. Tampouco se sabe o quanto a impopularidade de Dilma pegaria nele. Mas há o risco. E todo cuidado é pouco...

12 comentários:

Anônimo disse...

E a doença dele voltou mesmo?
Qual a fonte desses boatos?

Anônimo disse...

Jabor, Jabor... nunca convivi com essa turma que está no poder, só com aqueles vagabundos que estão encastelados nos DCEs desde a minha época de faculdade. Nunca tive dúvidas de eles chegariam ao topo e transformariam esse pais numa imensa suruba.

Marcus Prado disse...

Boa tarde Rodrigo,

Muito oportuna e feliz a publicação de trechos da coluna do Arnaldo Jabor de hoje em seu blog - ele não só vai no cerne da questão ao elencar todas as mazelas dessa "esquerda" maldita, burrice, incompetência, populismo, etc., como ainda nos previne que o mal maior pode voltar, como diz outro grande colunista e blogueiro, Reinaldo Azevedo - o apedeuta Lulalau, com ou sem saúde...que Deus nos ajude !!!

Abçs !!!

Tálib (talib_moussallem@hotmail.com) disse...

O comunismo é um sistema fracassado desde a sua concepção. Já cheguei a me simpatizar com alguns comunistas levado pela história que são a favor do oprimido povo palestino.
Balela.
Apegam-se à causa palestina (que tem muitos erros, mas é brutal e desproporcionalmente agredida por Israel....isso é tema para outros tópicos) tão somente para combater o "mal capitalista", ou seja, Israel e, mais no fundo, quem eles mais gostam de achincalhar: os Estados Unidos - a nação mais próspera e livre da Terra.
Concordo plenamente com vc quanto a Chico Buarque, talvez o maior compositor da MPB, e também uma das maiores decepções como cidadão. Adora Cuba. Por que não vai morar lá, como um cubano comum, sem as regalias dos amigos de Fidel Castro? Negociando no "mercado negro" para ter um pouco mais de carne à mesa???
Senti vergonha de ser brasileiro quando um grupo de palhaços foi alfinetar Yoani Sanchez, a única voz daquele povo oprimido, ao chegar ao aeroporto no Brasil.
Cada gota de sangue de um cubano morto é derramada também por aqueles que apoiam aquele regime assassino, vergonhoso para a América Latina.
O Brasil, na contramão da evolução, se apega a Bolívia, Argentina e Venezuela, tão populistas quanto nós. Que inveja que tenho do Peru, do Chile e da Colômbia!!!!! Saíram fora do buraco em que nos afundamos cada vez mais:o comunismo foi e continua sendo o maior erro humano.

Anônimo disse...

Podem ficar tranquilos, o único lugar que o APEDEUTA vai é ao encontro do Hugo Chávez no INFERNO. E o capeta que se cuide.
PT, PARTIDO DA ÉTICA E DA MORAL.
FORA LULA, FORA DILMA, FORA PT.

Anônimo disse...

É preciso ter cuidado ao citar o Arnaldo Jabor, o cara é só um anti-petista, nem todo anti-petista é anti-socialista. Jabor é socialista até a medula até hoje.

Bruno Sampaio disse...

Admiro a coragem de Jabor e Ferreira Goulart que ousam contrariar a cartilha dos invejosos e fracassados que sço se dao bem quando estao no phoder. Devem ter perdido muitos *AMIGOS* ao começar a praticar o bom senso.

Anônimo disse...

http://www.sindipetro.org.br/w3/

kkkkkk

Anônimo disse...

http://www.sindipetro.org.br/w3/

kkkkk

Marcio disse...

JORNAIS, REVISTAS - MENOS A "VEJA" - PERDEM A OLHOS VISTOS A CREDIBILIDADE DO POVO!
PARECE QUE ALGUMAS ENSAIAM DEIXAR DE LADO O PT...
Despencando o nome da Dilma, do PT, mesmo de sua base alugada, o PMDB, um bom sinal, embora sejam diabólicos, bem sabemos, mas pelo menos mostra não estão com nada junto ao povo, cada vez mais retrátil a seus projetos e ideais; quanto mais cair, tanto melhor para todos!
Pelo menos de cara temos uma: só existe berreiro para Dilma/Lula/PT senão palavrões em toda a rede social, que hoje é o meio de comunicação das massas, tendo desaparecido o radio e quase ao todo os jornais-tv, por serem comprados para fazer propagandas do PT, e muito criticados nas redes, diálogo entre pessoas sem presença de manipuladores de opinião - e não montagens do experts em comunicação de massas nos jornais e tv, funcionarios dos laboratórios de engenharia social dos comunistas do PT, repassadores oficiais de mentiras sob forma de verdades!

Matheus disse...

Jabor, a mando dos tucanos e em rede nacional tentou desacreditar o movimento passe livre destilando seu veneno burguês e perdendo sua pouca (se é que ainda existia) credibilidade perante nós. Agora esse rato espreita ansioso pela saída da presidenta PTeca. Porquê será que ele só baba nos ovos tucanos e não evidencia Marina Silva ou outro candidato desvinculado deste circulo viciado? Jabor, infelizmente você também faz parte desta herança, maldita é esta mídia podre liderada pela sua global emissora, e insustentável são seus pseudo comentários. A temporada de caça aos “sabidis oportunistis” está aberta.

samuel disse...

socialismo é: mentir, mentir, mentir e se eleger, para depois roubar, roubar, roubar. Haja fundos...