quarta-feira, julho 17, 2013

O que sobrou do socialismo

Fonte: EXAME
Rodrigo Constantino

Deu na EXAME: Panamá retém navio da Coreia do Norte que levava material bélico de Cuba.

As autoridades panamenhas retiveram em Colón, no litoral do Caribe, um navio de bandeira norte-coreana com uma carga de açúcar procedente de Cuba, na qual armas de guerra foram encontradas, anunciou o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli.

"O navio vinha de Cuba com destino à Coreia do Norte", afirmou Martinelli, que indicou que, "ao tirar a primeira camada" de açúcar da carga, as armas foram encontradas em dois contêineres.
O presidente panamenho, que pediu às autoridades do porto de Manzanillo averiguarem o fato, confirmou que se trata de "material bélico e balístico". Perguntado sobre a possibilidade de mísseis fazerem parte deste carregamento, Martinelli afirmou desconhecer o tema.
As imagens reproduzidas na televisão local mostraram parte das armas achadas, uns artefatos grandes e alongados de cor verde, arrematados com uma ponta cônica, que estavam ocultos sob as lonas.
"Que o mundo saiba que material bélico não declarado não pode passar pelo Canal do Panamá", afirmou Martinelli, que também ressaltou que tanto o capitão do navio como os 35 tripulantes, que se encontram detidos, travaram uma forte resistência.
É realmente lamentável ver no que os dois últimos países mais fiéis ao regime socialista se transformaram. Não foi por falta de alertas por parte dos liberais, desde o começo, enquanto muitos "intelectuais" sonhavam com as maravilhas do igualitarismo. Os economistas austríacos Mises e Hayek, por exemplo, mostraram como o modelo socialista levaria ao totalitarismo e ao caos econômico. Não deu outra.

Hoje, ambos são países criminosos, mafiosos, que mantêm o povo inteiro refém, como gado bovino, enquanto seus governantes praticam todo tipo de ato ilícito, como exportação de drogas, foco de prostituição infantil, venda de armas ilegais etc. E pensar que Cuba chegou a ter mísseis poderosos apontados para a Flórida! Fidel e Raúl desejavam usá-los, o que seria, sem dúvida, o começo da Terceira Guerra Mundial.

O socialismo foi, sem dúvida, o maior equívoco da história. Quantas vidas destruídas em nome dessa utopia! O mais triste, além do sofrimento de todos que vivem sob esses regimes anacrônicos remanescentes, é o fato de que muitos ainda não abandonaram suas ilusões, seus sonhos, esta utopia assassina. Isso é ao mesmo tempo espantoso e assustador.

3 comentários:

Tálib (talib_moussallem@hotmail.com) disse...

O socialismo é um retrocesso. Cuba só é bom para quem mora fora de lá. A Coreia do Norte, então, nem se fala.
Só lamento que muitos pensem que cubanos são sinal de socialismo.
É preciso retirar esta ideia de quem é cubano apoia o regime assassino dos irmãos Castro.
Há uma grande parcela (senão a maioria) da população que é contra o regime tirano que se instalou na ilha caribenha, mas que fica calada diante dos riscos que isto pode representar.
Nada mais odioso que alguém usar a camisa de Che Guevara, sobretudo jovens iludidos, como se fosse símbolo de liberdade. É justamente o oposto.

Anônimo disse...

Olá Rodrigo,

Vivo em um país que esteve durante anos sob o jugo do totalitarismo (assim mesmo o dizem por aqui)socialista, a República Tcheca. Às vezes penso como seria bom se essas pessoas aí no Brasil, que ainda se iludem com este engano, viessem para cá e conversassem um pouco com quem sentiu na pele o peso deste engano.luizgustavo@gmail.com

Josué Ramon disse...

Engraçado que sua revolta por questões humanitárias seja exclusivo contra o socialismo. Nunca vi você condenar Guantanamo, as guerras do Iraque, Afeganistão, mortes sumárias por drones, embargo econômico criminoso e ilegal contra Cuba (que belo liberal hein?)

Fala de censura e liberdade, mas não tem espaço no blog para o contraditório. Faça-me uma garapa Sr. Constantino...