quinta-feira, julho 11, 2013

Escutem o bilionário sueco!

Rodrigo Constantino

Deu no Valor: Bilionário sueco ataca protecionismo e cobra liberalização do Brasil

Marcus Wallenberg, presidente da holding familiar sueca Investor AB, que controla multinacionais como ABB, Atlas Copco, Electrolux, Ericsson e Saab, engrossou ontem o coro dos que pedem mais comprometimento do Brasil com abertura da economia.

Em entrevista ao Valor, o bilionário sueco disse que o Brasil tem uma "oportunidade fantástica" de levar adiante uma agenda de liberalização com a posse do brasileiro Roberto Azevêdo na Organização Mundial do Comércio (OMC) em setembro.

"Aguardamos um engajamento muito firme do Brasil [na liberalização]", acrescentou Wallenberg. Ele basicamente reforça o que vários executivos e diplomatas têm repetido, de passagem por Genebra: se o Brasil brigou para comandar o órgão que liberaliza o comércio mundial, deve então dar exemplo a partir de agora também nesse sentido.

O bilionário sueco é um dos empresários mais ativos na Câmara de Comércio Internacional (CCI), órgão que recentemente voltou a apontar o Brasil como a economia mais fechada entre as do G-20, grupo que reúne os principais países desenvolvidos e emergentes.
[...]

O bilionário sueco está certo, naturalmente. O Brasil ainda é uma economia muito fechada, protecionista, e isso nos prejudica. Há inclusive formas indiretas, além das simples tarifas, que o governo usa para impedir a livre concorrência com produtos importados. O sueco, que também é banqueiro (o que ele não é?), defendeu ainda o livre fluxo de capitais. Sem dúvida são bandeiras liberais, que devemos endossar. 

O povo brasileiro, especialmente a parte dos mais pobres, só tem a ganhar com a maior abertura comercial. Isso reduziria o preço dos produtos no país, colocaria maior pressão na busca de eficiência por parte de nossas empresas, e traria um dinamismo econômico muito maior. O Brasil precisa parar de temer a concorrência global. Ela só tem a nos favorecer. Escutem o sueco!  

Nenhum comentário: