quarta-feira, outubro 31, 2012

Joguem uma bomba atômica logo!

Rodrigo Constantino

Sempre que uma desgraça natural se abate sobre um país, logo aparecem "especialistas" para apontar o lado bom da coisa: a reconstrução vai permitir uma expansão no PIB. A falácia da janela quebrada já foi derrubada por Bastiat no século 19, mas vários são os que nunca aprendem com a História. 

Entre vários exemplos, inclusive entre os nossos "especialistas", esse na CNBC se sobressai pela empolgação. Ele estima em cinco vezes o "multiplicador" dos gastos públicos com a reconstrução:


The positive multiplier effect of reconstruction after Sandy could be as much as five times, according to Frank Holmes, CEO and CIO of money manager U.S. Global Investors. If the cost of the damages comes up to $20 billion, the economic boost in terms of spending and activity could be $100 billion, he said.

Diante de tanta sapiência, resta-nos apenas divagar sobre o quão fantástico seria para a economia americana se alguém jogasse logo uma bomba atômica em Nova York. Deixando as perdas humanas de lado por um momento, e focando somente no aspecto econômico, quantos trilhões de dólares não seriam gerados no PIB se a cidade inteira fosse toda devastada?

É triste viver em um mundo em que este tipo de estupidez econômica, lastreada por muitos neokeynesianos, ainda encontra eco nas cabeças ocas dos nossos "especialistas", inclusive alguns com Prêmio Nobel na área. Não é verdade, Paul Krugman? 

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que o comentário nao defende que se joguem bombas ou destruam cidades para ter um crescimento economico maior, apenas que os gastos fiscais podem estimular mais a economia em momentos como esses do que o normal;

Rodrigo Constantino disse...

Não é a mesma coisa, anônimo? Se a desgraça natural permite gastos públicos estimulando a economia (tais recursos devem vir de Marte?), então dá no mesmo destruir por conta própria (bomba), não?

Anônimo disse...

O Peter Schiff falou sobre isso no canal dele no youtube. Tendo a concordar quando ele diz que isso pode ser muito útil para o Obama posar como salvador (talvez até melhorando seu desempengo na eleição), ganhando poderes para ferrar ainda mais os americanos. http://www.youtube.com/watch?v=dR6ExBQ4ASo