quinta-feira, julho 11, 2013

Protesto chapa-branca

Rodrigo Constantino

Vejam este rápido vídeo de Valter Pomar. Nele, vemos a imensa cara-de-pau de parte do PT ao tentar se apropriar das manifestações nas ruas. É uma medida ousada, pois claramente o tiro pode sair pela culatra. Mas a tentativa de se infiltrar em protestos que surgem de forma espontânea está evidente. O que não deixa de ser um paradoxo: o partido no governo chamando seus partidários para tomarem as ruas em protestos contra... o governo!

Sim, podem alegar que é para fazer "ainda mais", que a luta é contra "todos" e a "forma de se fazer política" no país, contra o PMDB, enfim, conforme Marcos Nobre afirmou em livro recente sobre as manifestações nas ruas. Mas é palhaçada achar que quem governa o país há mais de uma década poderia estar, de alguma forma, blindado, protegido ou acima de críticas gerais contra os serviços públicos e a corrupção. Sem falar que o próprio PMDB é da base aliada do governo!

As manifestações organizadas para hoje nasceram tortas: elas são obra de sindicatos que sempre mamaram nas tetas estatais. O depoimento de Valter Pomar, convocando os petistas às ruas, apenas comprova que os eventos marcados para hoje nada guardam em comum com o fenômeno que temos observado recentemente, quando milhares de pessoas da classe média saíram às ruas sem um chamado oficial desse tipo, sem partido, sem interesse eleitoreiro.

Protesto chapa-branca não está com nada! Essa tem sido a tática da esquerda desde sempre, especialmente do PT. Mas não cola mais. As pessoas saberão distinguir uma coisa da outra. Ficará claro que a esquerda organizada perdeu o monopólio das ruas. Assim se espera. Quem está nas ruas nesta quinta-feira é apenas massa de manobra de um partido político. Ainda que, como já disse, o tiro possa sair pela culatra.

5 comentários:

Bruno Sampaio disse...

Patética a "mobilização popular". Nenhuma. Só gente uniformizada, alimentada, transportada e ensaiada para fazer... fazer o quê mesmo? Nem eles sabem. Quanto a esse Pomar, pffff. Típico m%$#dinha que nunca trabalhou um dia sequer na vida. Tiro no pé, e de fuzil!

Anônimo disse...

Mais um golpe desse governo corporativista, golpista. Falta ideia, falta originalidade, falta espírito público, falta tudo ao governo brasileiro. Lamentável.

Regina Helene disse...

Rodrigo,
Oportunistas que tentam livrar a cara da consequência pelos malfeitos.
Aceite-me no face - não consigo comentar os seus posts

Regina Helene disse...

Rodrigo,
Oportunistas que tentam livrar a cara da consequência pelos malfeitos.
Aceite-me no face - não consigo comentar os seus posts

regina helene disse...

Rodrigo
Oportunistas que tentam sair ilesos dos malfeitos . "Malandro almoça ,mas não janta" o tempo agora é nosso ´.