sexta-feira, maio 06, 2011

Retaliação estatal

Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

O editorial de O Globo hoje fala do perigo de um presidente que “retalia”, mostrando como a sinceridade do ministro Guido Mantega expôs, provavelmente de maneira não intencional, a visão peculiar que a cúpula do PT tem da democracia. O então presidente Lula teria ficado irritado com a gestão da Vale durante a crise, e partiu para a pressão contra seu presidente, Roger Agneli. Segundo Mantega, Lula agiu de forma “democrática”, pois poderia ter “retaliado” a Vale com instrumentos estatais (nem vou perguntar quais).

Não vem ao caso defender as decisões estratégicas da Vale, que acaba de apresentar seu maior lucro trimestral da história (com o auxílio do elevado preço do minério de ferro, naturalmente). Poderia se argumentar que não faz sentido a Vale investir pesado no setor siderúrgico, pois entraria em conflito de interesses com seus maiores clientes. Poderia se dizer que é altamente possível uma empresa voltada para commodities ganhar rios de dinheiro e apresentar excelentes retornos para seus acionistas, como aliás tem ocorrido. E poderia se afirmar que na época da crise as demissões da Vale faziam todo sentido, até para proteger os demais milhares de empregados.

Mas nada disso é necessário para defender a gestão privada da Vale e repudiar a ingerência estatal. O fato é que o governo não deveria, em hipótese alguma, ditar os rumos da empresa, mesmo que considere sua estratégia absurda. Quem discorda ficou aprisionado no tempo, em uma ideologia tacanha que delega ao estado poderes tirânicos, com a crença ingênua de que políticos e burocratas são melhores gestores de empresas, com melhores intenções em prol do “bem-geral” e com maior capacidade de tomada de decisão. Em suma, são viúvas do socialismo soviético ou do fascismo italiano, que trouxeram apenas desgraça e miséria ao mundo.

Outro artigo também em O Globo, de Pedro Dutra, comenta justamente sobre as intervenções de alto risco do governo, que ignora a imensa complexidade de nossa economia maior e mais aberta. Fica cada vez mais evidente que o atual governo acredita no fracassado modelo “desenvolvimentista”, que parte de um capitalismo de estado onde o governo dá as cartas na economia. Quando o estado se arroga o direito de “retaliar” empresas por discordar de suas decisões estratégicas, então é porque já estamos muito perto daquilo que chamamos de fascismo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, não vai comentar a legalização do casamento gay não?
Porque tem muito mais coisa nessa história, o que vem por aí é transformar em crime a OPINIÃO de quem é contra, como a dona marta relaxaegoza suplicy mesmo já andou falando que o governo tem é que perseguir mesmo qualquer um que seja contra, religioso, etc,qualquer um
ntsr

Itamar Reis disse...

O problema é que a sede do PT não tem fim.Enquanto eles puderem usar do poder governamental para aumentar a sua "base corruptiva", ou seja,as estatais, irão fazê-lo. Vejam que cargos de alto escalão em estatais são banalizados pelo PT em troca de apoio dos partidos. É um absurdo o que estão fazendo. Eu fico sonhando, estudando muito, para um dia quem sabe poder ajudar a formular políticas públicas para melhorar a vida da população, e ao mesmo tempo me pergunto se vai adiantar, pois os bandidos que estão no poder serão os mesmos, ou então os filhos destes, usando a máquina pública em proveito próprio.

Anônimo disse...

'Eu fico sonhando, estudando muito, para um dia quem sabe poder ajudar a formular políticas públicas para melhorar a vida da população'

'políticas públicas' não melhoram a vida de ninguém.Tudo que torna a vida atual mais confortável do que há uns, sei la, cem anos atrás, veio do mercado.Governo só serve pra levar o crédito e sustentar os parasitas de impostos.

Anônimo disse...

Esquerdista é isso aí. E infelizmente parece que a maioria nem desconfia da real natureza dessa gente.

Itamar Reis disse...

Eu continuo acreditando que Política Públicas trazem sim benefício para população, desde que sejam utilizadas para este fim. E temos diversos exemplos de políticas públicas que trouxeram ganhos para sociedade. O problema é que a política é utilizada pelo governo, para o fim de manter no poder os que lá estão. Minha revolta com o PT é que eles enganam os menos favorecidos, se passando pelo partido que se preocupa com o "povão", enquanto o que fazem é, cada vez mais,utilizarem o poder público em proveito próprio.

Anônimo disse...

'E temos diversos exemplos de políticas públicas que trouxeram ganhos para sociedade.'

Tipo? Obrigar todo mundo a trocar a tomada?