terça-feira, julho 09, 2013

A queda

Rodrigo Constantino, O GLOBO

Eike Batista está para a economia como Lula está para a política. O “sucesso” de ambos, em suas respectivas áreas, tem a mesma origem. Trata-se de um fenômeno bem mais abrangente, que permitiu a ascensão meteórica de ambos como gurus: Eike virou o Midas dos negócios, enquanto Lula era o gênio da política. Tudo mentira.

Esse fenômeno pode ser resumido, basicamente, ao crescimento chinês somado ao baixo custo de capital nos países desenvolvidos. As reformas da era FHC, que criaram os pilares de uma macroeconomia mais sólida, também ajudaram. Mas o grosso veio de fora. Ventos externos impulsionaram nossa economia. Fomos uma cigarra que ganhou na loteria.

Leia mais aqui.

7 comentários:

Tony disse...

Esse negócio do Lula eleger seus postes é muito curioso.
Eu absolutamente não entendo o que eles esperavam. Que os postes ficassem lá parado segurando os fios, somente?
Não sabem que a outra função dos postos é ser mijado pelos cachorros?

Silvana disse...

É isso. Disse tudo.

Silvana disse...

Disse tudo.

Silvana disse...

Disse tudo.

Anônimo disse...

Sem delongas, perfeito!

Anônimo disse...

O APEDEUTA se promoveu através da mentira. Enganando as pessoas menos esclarecidas com mentiras e promessas absurdas. O interessante, é que ninguém aparece para cobrar estas promessas, não entendo o porque da oposição ter tanto medo deste BANDIDO.
PT, PARTIDO DA ÉTICA E DA MORAL.
FORA LULA, FORA DILMA, FORA PT.

Anônimo disse...

Bom, Rodrigo Constantino, talvez você tenha razao na sua avaliacao sobre o empresario Eike Batista, mas geralmente eu nao gosto dos tons abusivos como as pessoas gostam de escrever sobre os outros. Criticar é fácil, mostrar a solucao é que sao elas. Você acharia mesmo que a solucao seria FHC e sua trupe voltar ao governo? Eu nao. Se fosse Itamar Franco, aí sim, pois a estabilidade do Brasil comecou com ele. Nao vamos esquecer! FHC usou os planos de Itamar e engabelou 8 anos no governo e ainda privatizou e ninguém nunca viu o dinheiro das empresas vendidas com dinheiro emprestado do mesmo BNDES. Você se lembra?
Achei o seu texto meio abusado no que se refere a Dilma. Principalmente ao denominá-la de poste.
Mas se você for realmente competente na sua área profissional, deve já ter percebido que o problema econômico é mundial, meu caro. Há uma grande crise e o Brasil nao ficaria fora dela. Nao há milagres. Os países precisam apenas assumir que como está nao dá mais e devem procurar outros rumos econômicos. Todos os países ricos, que você admira, têm dívidas altíssimas. Sabia?
Entao, você tem solucoes a apresentar ou somente as críticas?