segunda-feira, julho 08, 2013

De Cameron para Cabral

Rodrigo Constantino

O Primeiro-Ministro britânico, David Cameron, costuma pegar o metrô para ir de casa para o trabalho. Quando não há lugar disponível, resta ao poderoso governante ficar de pé mesmo, lendo seu jornal. Isso em um país rico. 


Enquanto isso, no Rio de Janeiro, a "cidade maravilhosa", mas cheia de favelas, o governador Sérgio Cabral utiliza o helicóptero do governo para passar o fim de semana em sua casa de praia em Mangaratiba, levando a família junto (isso inclui o cachorrinho). 


Será que o governador do Rio, Sérgio Cabral, poderia conversar um pouco com David Cameron para compreender a importância dos pequenos gestos? Quando será que teremos no Brasil um sentimento mais republicano, de que os governantes são nossos empregados, e não o contrário? 

O abuso de poder deve ser coibido a todo custo. E nada melhor para isso do que reduzir esse poder, descentralizá-lo, criar mecanismos eficientes de pesos e contrapesos e, finalmente, adotar severas punições para quem for pego, ainda assim, abusando deste poder. Decência Já!

6 comentários:

Anônimo disse...

Favelas não, Comunidades.

Anônimo disse...

EM PAÍSES RICOS CHAMA-SE COMUNIDADE, MAS NOS POBRES E SIM FAVELA E VAI SER FAVELA ATÉ QUE PROVEM O CONTRARIO!!!!!!!!!!! E E UMA VERGONHA AINDA VERMOS ISSO NUM PAÍS COM GRANDE POTENCIAL PARA SE TORNAR DE FATO UMA NAÇÃO DESENVOLVIDA E NÃO MASCARAR OS FATOS PARA CONTINUAR FAZENDO POLITICAGEM....

Anônimo disse...

Os favelados do Rio de Janeiro deveriam saber disso, pois são eles que colocaram este VAGABUNDO no governo.
PT, PARTIDO DA ÉTICA E DA MORAL.
FORA LULA, FORA DILMA, FORA PT.

Mateus Fontenelle disse...

O Brasil de hoje é a França antes de 1789:uma sociedade extremamente desigual e injusta em que certos grupos da sociedade como a nobreza e o clero(a classe política atual{petistas}) eram privilegiados.O cenário economico era controlado pelo cenário político(como hoje),o rei tinha o poder concentrado nas mãos(o estado atual tem muito poder concentrado).

Anônimo disse...

Acho que o comentador anterior quer fazer uma revolução pra acabar com a desigualdade e colocar um político democrático como Robespierre no poder.

Mateus Fontenelle disse...

Na verdade não,só estou simplesmente comparando nosso tempo com o deles.Se eu quisesse fazer uma revolução,não seria com a força das armas e sim no campo das idéias mesmo.