segunda-feira, julho 01, 2013

Imagina se fosse com Bush...

Rodrigo Constantino

A crise gerada pelo vazamento de informações sigilosas de espionagem do governo americano se internacionalizou. O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha convocou o embaixador norte-americano no país, Philip Murphy, para pedir esclarecimentos sobre alegações de que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos EUA espionou instituições da União Europeia.

Abro aqui um parêntese: não vejo Edward Snowden, o ex-técnico da CIA responsável pelos vazamentos, como um herói libertário, ao contrário de muitos colegas. Claro que há efeitos positivos no que ele fez, mas nem por isso seus atos são defensáveis, já que, para liberais como eu, os fins nobres não justificam quaisquer meios. Isso sem falar que não costumo ter muita simpatia por "heróis da liberdade" cujo alvo prioritário é sempre o governo americano, e que depois ainda buscam refúgio nas piores ditaduras mundo afora. Fecho o parêntese.

O que eu queria falar aqui pode ser resumido em uma perguntinha básica: alguém consegue imaginar qual seria a reação em geral caso essas denúncias todas ocorressem durante o governo Bush? O governo americano usando os drones de forma compulsiva e sem controle ou transparência, a Associated Press sendo monitorada pelo governo, a Receita Federal (IRS) investigando opositores políticos com mais afinco, e espionagem envolvendo até a Europa? Sério, qual seria a reação das pessoas, da grande imprensa?

Posso imaginar Michael Moore com sua corpulenta presença diária na imprensa, alegando que vive sob a pior ditadura do mundo. Noam Chomsky diria que nem Hitler chegou tão longe. A CNN não falaria de outra coisa. Sean Penn viajaria até Cuba para abraçar Fidel Castro e apontar como deveria ser um regime verdadeiramente livre. Oliver Stone diria que a América tinha que ter perdido a Guerra Fria para o mundo poder viver com liberdade sob a União Soviética. 

E não só por lá. Aqui, Arnaldo Jabor daria ataques histéricos semanalmente em suas colunas de jornal, e faria acusações terríveis na televisão. Todos ficariam chocados e não falariam de outra coisa: o governo americano sob Bush com esse histórico seria visto como a mais cruel e nefasta ditadura que o mundo já viu! Ninguém pode duvidar disso...

O fato de não ser nada parecida a reação quando é Obama no poder diz muito sobre a esquerda. Mostra como ela parte de um duplo padrão de julgamento, como ela apela para um salvo-conduto quando quem abusa do poder é "um dos seus". Sim, há críticas aqui e acolá, sem dúvida. Até porque Obama não pode mais ser reeleito, e a esquerda já prepara o terreno para outro - ou outra - messias, que virá "salvar a Pátria" e quiçá a humanidade. 

A esquerda monopoliza os fins nobres, as virtudes, e quando alguém se mostra autoritário, corrupto, vendido ou incompetente, então ela ou fecha os olhos, ou pior!, diz que o governante em questão "aderiu à direita". A esquerda precisa permanecer pura. É uma tática pérfida, nojenta, asquerosa, mas que infelizmente ainda engana muitos inocentes úteis.

Observar a reação dessa gente diante dos escândalos do governo Obama é bastante instrutivo. Trata-se de um silêncio constrangedor se comparado ao que seriam os ataques raivosos no caso de um governo Republicano. Um peso, duas medidas. Essa é a marca registrada da esquerda. É lamentável...

10 comentários:

Full disse...

Tem certeza que não é do Brasil que está falando...

Governo de esquerda...
Suspeita de crimes e trapaças...
Corrupção generalizada...
Silêncio constrangedor da oposição...
Preparando algum Salvador da da pátria ou da humanidade...


Lição importante para os brasileiros:

A esquerda é assim em todo lugar!

FRANCISCO ANTONIO MENEZES ALENCAR disse...

É PREOCUPANTE A SENSAÇÃO ATUAL QUANTO AS ESTRUTURAS DE PODER. PARECE QUE QUEM DOMINA ATUALMENTE O MUNDO É A MÍDIA CONTROLADA POR GRUPOS QUE TRANSCENDEM AS NAÇÕES. TUDO É FORMULADO POR MENTES BRILHANTES E PENSANTES, MAS QUE SÃO SUBSIADIADAS POR GRUPOS TRANSNACIONAIS .... E AÍ ESTÁ O EMBRÓGLIO .... COMO ENTENDER OS LIMITES DOS INTERESSES ..... ENTENDER O CERTO E O ERRADO.

Manuel Flores disse...

http://www.alternet.org/civil-liberties/noam-chomsky-obamas-attack-civil-liberties-has-gone-way-beyond-imagination

o chonsky falou mau do obama, só que ninguém ouviu

Anônimo disse...

Deixou de usar a expressão "dois pesos, duas medidas", Rodrigo? Abs

Teo O disse...

E desde quando o Democratic Party eh de esquerda?

Rodrigo Constantino disse...

desde Roosevelt pelo menos...

Anônimo disse...

Não é só ser de esquerda, o Obama pode fazer o que quiser porque é negro.Existe uma lei não escrita na mídia americana, que é muito fácil de notar, de achar bonito e de proteger e de sempre ser parcial pro lado dos negros americanos, não importa o que eles façam.
Já o homem branco é sempre o burro, o fraco, o incompetente, ou quando não é nada disse é sempre mostrado como o ser cruel, culpado de tudo de ruim no mundo
Mais um motivo pro Obama poder fazer tudo isso, e o Bush não.

Teo O disse...

Kennedy e LBJ eram de esquerda? Plantando golpes e apoiando ditaduras? Carter talvez centro esquerda, mas Bill Clinton? NAFTA eh uma proposta de esquerda? DOMA? Dont ask don't tell?

Os EUA tem um partido de extrema direita e um de centro-direita... E soh.

Rodrigo Constantino disse...

Oh God... melhor ler isso que ser cego!

Você deve achar que o PSDB é ultra-liberal, né?

Manuel Flores disse...

Tu realmente acha que os democratas seriam chamados de "esquerda" em qualquer pais que não fosse os EUA, na verdade, a base do neoconservadorismo de reagan e bush, os EUA como os exportadores da democracia e capitalismo surgiu com Wilson e Roosevelt, vide primeira e segunda guerra.