terça-feira, agosto 10, 2010

Cenário econômico mundial

Vídeo onde comento o cenário da economia mundial, com foco maior na americana. O Fed afirmou que deve manter a taxa de juros extremamente baixa por longo período de tempo; seria a "era do gelo" americana, como ocorreu com o Japão após o estouro de sua bolha? Quais os efeitos disso para o Brasil?

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Rodrigo.
Já que você citou o Japão, segundo o economista do Instituto Mises Brasil, LEANDRO ROQUE, esse é o país que mais se aproximou da Escola Austríaca em termos monetários, cujo Banco Central tem tido um "comportamento decente". Então, como se explica que a Economia que mais se aproximou da Escola Austriaca esteja em recesão por durante há décadas???

Anônimo disse...

Rodrig, seria possível comprar o citado livro do Mises, em Português?

ntsr disse...

Essa é a falta que faz um botão de pesquisa, o Rodrigo já falou mil vezes, o ranking da heritage foundation é que mostra quais paises são os mais liberais, o japão não tá nem entre os 20 primeiros

Anônimo disse...

O Japão está em 19° em tal ranking citado, portato está entre os 20 primeiros.

Mas o defeito da metodologia da Heritage Foundation está na definição de liberdade monetária (que a do Japão é a maior). Ele só leva em conta na sua metodologia, os índice de preços e o controle de preços. Não leva em conta a questão da manipulação monetária. Mas, mesmo segundo o Heritage, o Leandro não deixa de estar correto, pois ee se refere a EXCLUSIVAMENTE a TERMOS MONETÁRIOS, e segundo a Heritage, o Japão apresenta a maior liberdade monetária do mundo.